NIDD e curso de Medicina realizam I Encontro do Eixo de Saúde Mental e Autocuidado

Evento contou com a participação de docentes de diversos componentes curriculares.

O Núcleo Institucional de Desenvolvimento Docente (NIDD) e o curso de graduação em Medicina da Bahiana realizaram, no dia 27 de janeiro, no Campus de Brotas, o I Encontro do Eixo de Saúde Mental e Autocuidado do curso.

A abertura do evento contou com a participação do coordenador do curso de Medicina e vice-reitor da Bahiana, prof. Humberto de Castro Lima Filho. Na ocasião, ele realizou uma breve apresentação com as atualizações referentes ao curso, seguido pela prof.ª Iêda Aleluia, coordenadora do Eixo de Saúde Mental e Autocuidado e integrante do NIDD, que apresentou a concepção pedagógica do Eixo e como ele perpassa todo o curso de Medicina. Ao lado da prof.ª Lígia Vilas Bôas, coordenadora do NIDD, ela também mediou as discussões com os participantes do evento.

O encontro teve a participação de 30 docentes de diferentes componentes curriculares, que puderam refletir criticamente acerca da dimensão da Saúde Mental e do Autocuidado na formação médica. O evento permitiu destacar a relevância da comunicação e do compartilhamento de processos pedagógicos entre docentes desse eixo com outros do currículo. Foi evidenciada também a importância de revisitar, sempre, o Projeto Pedagógico do curso de forma que cada planejamento dialogue e esteja alinhado com a proposta curricular.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública