Novos da Bahiana são recebidos pelo Comitê Bahiana Verde

Ações ambientais foram apresentadas no primeiro dia de aulas presenciais dos cursos de graduação da instituição.

O primeiro dia de aulas presenciais para os estudantes dos cursos de graduação da Bahiana foi marcado pela apresentação de componentes curriculares e por uma ação ambiental promovida pelo comitê Bahiana Verde. Os estudantes de Medicina foram os primeiros a conhecer as ações de educação e promoção da sustentabilidade ambiental promovidas pela instituição, com um bate-papo realizado na manhã desta segunda-feira (04/03), no Campus Cabula, com a coordenadora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), Angélica Mendes e pela gerente do Bahiana Verde, prof.ª Juliana Spínola. No turno da tarde, foi a vez dos estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem e Odontologia. No dia 8 de março foi a vez de os estudantes de Fisioterapia e Psicologia participarem da ação ambiental, no Campus Brotas.

Entre as ações apresentadas por Juliana Spínola, estão a adesão ao mercado livre de energia, passando a consumir de fontes de baixo impacto ambiental (energia, eólica e hidrelétricas de baixo impacto), a redução no consumo de água e a suspensão total da distribuição de copos plásticos. Os estudantes e colaboradores são estimulados a levarem seus próprios vasilhames para beber água. "Temos a proposta de estarmos mais presentes também no ensino, na pesquisa e na extensão, por meio da formação dos professores, para que as questões ambientais sejam trabalhadas de acordo com o que estiver sendo discutido acerca de saúde", elucida Spínola.

Para o calouro de Medicina Marcus Vinícius Almeida dos Santos, o Bahiana Verde é uma ação que todas as faculdades deveriam ter. "Ao mesmo tempo, é acolhedor e significativo a Bahiana ter essa iniciativa, até porque não é toda faculdade que tem esse tipo de ação, e meio ambiente é saúde!” Angélica Mendes pontua que a ação tem o intuito de levar os estudantes a se relacionarem com a cultura de responsabilidade social. "Estamos plantando árvores, junto à área técnica e ao Bahiana Verde para fortalecer essa política ambiental da instituição e fazer com que nossos alunos entendam que fazer saúde implica estar se relacionando com o ambiente e com a saúde do planeta", declara a coordenadora do NAPP. A ação foi finalizada com o plantio de uma muda de pau-brasil e outra de pau-ferro.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública