Serviços

Serviços

Sistema Integrado de Bibliotecas


Atendimento à comunidade externa –
apresentação obrigatória do comprovante de residência, RG e CPF, a fim de realizar o cadastro no sistema como leitor externo.



Atendimento à comunidade acadêmica –
mediante apresentação da identidade estudantil ou do crachá funcional.



Programa de capacitação do usuário –
oferece à comunidade acadêmica os conhecimentos necessários para a busca e o uso dos recursos de informação, como:

  • visita guiada;
  • orientação na elaboração e normalização de trabalhos técnico-científicos;
  • orientação sobre os Sistemas de Normalização Bibliográfica;
  • orientação no uso de fontes e ferramentas on-line de acesso à informação;
  • orientação no uso do Portal de Periódicos da Capes.



Empréstimo –
 serviço de uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários cadastrados, condicionado à apresentação da carteira de identificação estudantil ou do crachá de identificação funcional. A retirada não será permitida àquele que estiver em atraso na devolução de alguma publicação ou com multa pendente.

  • Para alunos da graduação, pós-graduação e funcionários – até 02 volumes.
  • Para professores e monitores – até 03 volumes.
  • O tempo de permanência é de oito dias para o período letivo e de 15 dias durante as férias acadêmicas.
  • O usuário que entregar o(s) título(s) antes da data de devolução estabelecida acumulará bônus, de acordo com a sua antecipação. A cada 30 bônus, será permitido o empréstimo adicional de um livro.
  • Poderá ser renovado até 3 vezes no Portal do Usuário, por igual prazo, e presencialmente, quantas vezes for necessária. Para ambos os casos, é necessário que o livro não esteja na reserva.



Reserva –
o usuário tem a possibilidade de inserir ou excluir o seu nome em 10 listas de reservas no Portal do Usuário. O serviço obedece à ordem cronológica em que foram efetuadas as reservas e está programado para enviar aviso por e-mail quando o material reservado estiver disponível. A obra ficará reservada pelo prazo de 48 horas e, caso não seja retirada nesse prazo, será disponibilizada ao leitor seguinte ou retornará ao acervo. Concluído o empréstimo da obra reservada, se o nome do locatário constar na lista de reserva dessa mesma obra em outras bibliotecas, esse locatário terá o seu nome excluído do sistema automaticamente.



Devolução –
o material retirado por empréstimo deverá ser devolvido, única e exclusivamente, no balcão de empréstimo. Portanto, não serão considerados entregues aqueles que forem deixados nas mesas, balcões e estantes da biblioteca.



Empréstimos entre bibliotecas (EEB) –
é uma modalidade de empréstimo na qual o usuário pode solicitar material bibliográfico de outra biblioteca, que não faz parte da sua instituição de origem.



Catalogação na publicação –
serviço de elaboração da ficha catalográfica dos trabalhos gerados na Bahiana, que compreende a descrição de informações necessárias para que a produção técnico-científica receba um tratamento descritivo-temático padronizado, por meio das normas internacionais de catalogação Anglo-American Cataloging Rules (AACR2), permitindo a sua efetiva recuperação.



Tecnologia “Assistiva” para pessoas com deficiência visual – DOSVOX
- sistema computacional, para leitura de tela, baseado no uso intensivo de síntese de voz, que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais aos computadores.



Estação multimídia –
microcomputadores com acesso à Internet e Intranet, para possibilitar consulta ao acervo da biblioteca, pesquisa em base de dados, biblioteca virtual, Portal do Aluno, Portal de Periódicos etc.



Guarda-volumes –
destina-se, exclusivamente, à guarda de pertences dos usuários durante a sua permanência na biblioteca. Para ter acesso, o usuário deve solicitar as chaves no balcão de atendimento, cujo controle é informatizado. A chave é de responsabilidade do usuário e deve ficar em sua posse durante a permanência na biblioteca, que não se responsabiliza por valores ou objetos lá deixados. Caso ocorra perda ou danos no cadeado, o usuário deve fazer o ressarcimento do valor.