PROSEF

PROSEF

Quer ser um profissional da saúde? Saiba como evoluir na carreira

Quer ser um profissional da saúde? Saiba como evoluir na carreira

Estar saudável é o objetivo de vida de qualquer pessoa e, justamente por isso, sempre haverá demanda de trabalho para quem deseja seguir a carreira de profissional da saúde.

É sabendo da importância dessas demandas que o profissional da saúde deve procurar a capacitação adequada para atender às exigências do mercado e à complexidade dos males desenvolvidos pelo modo de viver das pessoas na atualidade. No entanto, como é possível fazer isso?

Este artigo foi escrito para você que quer evoluir na carreira. Continue conosco e saiba como!

Como evoluir na carreira de profissional da saúde

Com a evolução do conhecimento e das técnicas da medicina, faz-se necessário que o profissional da saúde possua conhecimento prático e teórico. Assim, será possível se destacar no mercado de trabalho e corroborar com o desenvolvimento de pesquisas que atendam ao número crescente de tipos e casos de doenças que se desenvolvem em nossa sociedade.

Bons profissionais desenvolvem experiências por meio da prática.

Para o profissional da saúde, é necessário, mais do que em qualquer outra profissão, que o estudo teórico esteja intimamente ligado à vivência prática. No caso, por exemplo, de um médico cirurgião-cardiologista ou enfermeiro, os anos de estudo não valeriam a pena se não fossem pelas experiências de residência em prontos-socorros e emergências, lidando com profissionais já consolidados.

É a prática que mantém os profissionais da saúde realmente capacitados ao atendimento de qualquer demanda da profissão. Porém, um profissional de saúde deve compreender que sua vida será constituída por estudo e aprendizado, numa relação constante de atualização de seus conhecimentos teóricos, para atender às novas necessidades que virão.

Em que o profissional da saúde pode se destacar dos demais?

Além do desenvolvimento dos estudos e da vivência da profissão, o profissional de saúde deve também estar atento ao seu posicionamento e à gestão do seu plano de carreira.

Fisioterapeutas, médicos, psicólogos, odontologistas e outros tantos profissionais da área da saúde devem estar atentos às questões práticas para a gestão de suas carreiras, como, por exemplo, a abertura de um consultório ou clínica, que envolve conhecimentos ligados à administração e ao marketing. Pensando que é necessário constituir um nome consolidado no mercado, o marketing pessoal passa a ser uma exigência básica para que o profissional da saúde consiga estabelecer a sua marca.

De uma forma geral, profissionais da saúde possuem pouco conhecimento, ou nenhum, no que tange às áreas de gestão e marketing, o que torna mais difícil o desenvolvimento de suas carreiras. Logo, é necessário o aprofundamento nessas áreas do conhecimento ou a contratação de profissionais para a prestação desses serviços específicos.

Um grande fator de destaque para que um profissional de saúde possa ter grandes diferenciais em seu desenvolvimento de carreira é ter pós-graduações que agreguem valor e estejam voltadas à experiência e atuação em comunidades, com caráter de auxílio social.  

Neste artigo, abordamos algumas características que acreditamos serem importantes para o desenvolvimento da carreira de um profissional da área saúde. Esperamos que esteja inspirado para evoluir na sua carreira. E, além disso, que a sua carreira seja voltada para o real significado da vida humana: cuidar do outro.

Agora que você já sabe como evoluir na carreira como profissional da saúde, opte por uma Instituição capaz de atender a todos os requisitos necessários para formar um ótimo profissional e faça um investimento de sucesso!