Enfermagem

Enfermagem

Entenda o que é ser enfermeiro

Entenda o que é ser enfermeiro

Muito se fala sobre o que é ser enfermeiro, mas o que essa profissão faz de verdade? Quais são suas atribuições?

Apesar das particularidades de cada carreira que compõem o rol das profissões na área da saúde, existem similaridades inquestionáveis entre todas elas, especialmente no que se refere às questões do cuidado humanizado, à ética e ao sigilo na conduta cotidiana, além do compartilhamento do mesmo ambiente e ritmo de trabalho. Ao contrário de profissionais que trabalham em escritórios e seguem o horário comercial, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, por exemplo, trabalham em regime alternado de plantões, envolvendo fins de semana e feridos, em um trabalho que assegura o cuidado humano por 24 horas. 

São muitas as profissões que trabalham com o cuidar em saúde, mas, agora vamos falar sobre o que é Ser Enfermeiro ou Enfermeira. Você sabe qual o seu papel nessa área de atuação? Seguem algumas considerações para lhe ajudar a verificar se existe identificação com essa profissão.

Você é uma pessoa dinâmica, criativa, com perfil de liderança e que não se paralisa em situações de crise e dificuldades? Sente que gosta de cuidar das pessoas, que possui muita habilidade manual e sempre analisa as coisas em uma dimensão ampliada? Então, a chama da enfermagem habita seu ser!

 

O que é ser enfermeiro?

Enfermeiro é gente que cuida de gente, que promove saúde – que trabalha com a vida humana! Mais que cuidar das feridas, das dores e das doenças, ele desenvolve ações que promovem o encontro com a saúde, com o autocuidado e com os anseios pessoais que conduzem ao bem-estar e à felicidade humana. O enfermeiro apoia o nascer e o morrer, em todas as etapas do desenvolvimento humano, da criança/adolescente, ao adulto – homens, mulheres e idosos, todos recebem cuidado, orientação e amparo desse profissional dotado de um saber técnico que promove a saúde e restaura a integridade e a dignidade humana.

Ser enfermeiro(a) é mergulhar no universo da paixão pela vida humana, disciplina, inovação e determinação na luta por redução de injustiças sociais, a partir de uma formação e atuação profissional que deve incorporar a ideia de ser um agente transformador capaz de expandir redes de atendimento e relacionamento entre muitos profissionais da área da saúde. É comprometer-se com a gestão de recursos, pessoas, estruturas e sistemas destinados à saúde humana.

Historicamente, existe uma concepção errônea e limitada do que é ser enfermeiro, com  que só existe o trabalho institucionalizado na condição de vínculo empregatício com hospitais, clínicas e serviços de cuidados em saúde. Há muito, o que se explorar em uma formação empreendedora é alicerce necessário para ampliar esse mercado de trabalho e aproveitar oportunidades coletivas e nichos de atuações inovadoras na promoção da saúde que podem proporcionar ganhos substanciais, profissionalmente e socialmente falando.

O enfermeiro é, antes de tudo, um empreendedor social que utiliza seu potencial inovador e sua formação generalista, com ampla compreensão da realidade e das necessidades do ser humano, para criar estratégias que ajudam as pessoas a conquistar autonomia rumo a uma vida mais saudável.

Durante o curso de enfermagem, adquire-se conhecimentos sobre gestão e gerenciamento; assistência em saúde hospitalar e ambulatorial; atenção em saúde pública e comunitária; vigilância sanitária e epidemiológica; pesquisa e educação em saúde. Após concluir a graduação, o recém-formado poderá optar pela atuação em diversas áreas da enfermagem, continuando seus estudos em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Existem aproximadamente 49 especialidades cadastradas no Conselho Federal de Enfermagem que direcionam para um amplo campo de atuação.

Merecem destaque os campos de atuação na esfera da promoção da saúde; atividades de ensino e pesquisa como educadores em escolas de formação técnica em enfermagem e em universidades; trabalho com consultoria, assessoria e atividades organizacionais – possibilitando ao enfermeiro uma atuação autônoma e empreendedora no campo da gestão de serviços de saúde; gerenciamento de serviços, projetos e equipes. Os(as) enfermeiros(as) são responsáveis por 65% das ações de qualidade e atenção à saúde no país.

Podemos concluir afirmando o destacado papel de articulador do cuidado prestado pela equipe de saúde, promovendo a interação dessas múltiplas ações pela sua proximidade com o cliente, seu olhar para o corpo físico, o contexto social, ambiental, político e econômico daquele que ele cuida.

A carreira em Enfermagem

       Como é estudar Enfermagem:

Os cursos de graduação em enfermagem têm uma carga horária de 4.000 horas, definida pelas Diretrizes Nacionais para o Curso de Enfermagem e integralizadas de quatro a cinco anos. A formação generalista desses profissionais prepara para uma atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos e cônscios de que sua intervenção deve estar voltada para a promoção da saúde e da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Nesse sentido, proporciona uma formação generalista e abrangente que possibilita aos profissionais atuarem nos campos da saúde, educação e trabalho com elevado nível técnico, integrados de forma crítica com outras esferas de saber de áreas correlatas à prestação de cuidado em saúde, tais como a epidemiologia, psicologia, nutrição em saúde, ética e bioética, além de saberes específicos como assistência de enfermagem em centro cirúrgico com mulheres, idosos, crianças e adultos, pacientes críticos e saúde mental, entre outros.

Toda formação é permeada por atividades práticas que se iniciam nos primeiros semestres e estágios integrais em serviços de saúde, nos dois últimos períodos de formação, o que consolida os saberes científicos, técnicos e tecnológicos e incorpora atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer do enfermeiro.

       O mercado de trabalho de Enfermagem:

Após descobrir o que é ser enfermeiro, e como é a sua formação, você deve querer saber como é o mercado de trabalho dessa área. A Enfermagem trata-se do ramo da atividade econômica de serviços que mais tem crescido ao longo dos últimos anos e como presta cuidados à saúde, proporciona um mercado contínuo ainda que bastante concorrido. Vale lembrar que sempre existem vagas para serem preenchidas por profissionais com boa formação.

O variado mercado proporciona diversas opções e locais de trabalho no setor público e privado de prestação de cuidados em saúde: clínicas e ambulatórios, hospitais, atendimento domiciliar, planos de saúde, empresas, instituições educativas e órgãos de pesquisa. Sua perspectiva salarial varia de acordo com a experiência e o perfil do profissional, onde se observam referências de salário inicial para recém-formados a partir de R$ 2.800,00. Quando a atuação é potencializada com doutorado, grande expertise em áreas de gestão, educação, assistência especializada e pesquisa, além de assessoria em processos de qualificação e acreditação em serviços de saúde, os ganhos podem ser superiores a R$ 12.000,00.

Ficou mais claro para você o que é ser enfermeiro? Você tem alguma dúvida? Fale conosco nos comentários!