Enfermagem

Enfermagem na Bahiana: 7 fatos que explicam a alta empregabilidade

1. Aprendizado com prática

O currículo de Enfermagem na Bahiana trabalha intensamente a relação entre a teoria e a prática. Aqui, a prática profissional é estimulada desde o começo do curso através de visitas à campo e estágios. Assim, os alunos podem contar com a supervisão direta de professores e enfermeiros em serviços de atenção hospitalar.

Essa prática profissional é um grande diferencial para o aluno, já que a Enfermagem corresponde a mais de 40% da força de trabalho no setor de saúde. Com isso, através do contato com a prática, os alunos podem conhecer melhor as atuações e escolher as que mais se identificam.

2. Parceria com hospitais e projetos sociais

Além da parceria com os hospitais São Rafael, Santa Isabel, Roberto Santos, Otávio Mangabeira e Tyssila Balbino, a Bahiana também apoia projetos de responsabilidade social nos quais os alunos são co-responsáveis pela humanização do atendimento à saúde. Como exemplo, existe o projeto “Anjos da Enfermagem”, desenvolvido na comunidade do Candeal em Salvador.

3. Metodologia de ensino e pesquisa

Por estimular o aluno a resolver problemas desde os primeiros semestres, as metodologias de aprendizagem da Bahiana preparam o aluno para o mercado de trabalho. Além disso, os incentivos à pesquisa são constantes, com a realização de atividades de monitoria, bolsas de pesquisa e grupos de estudo de enfermagem.

4. Enfermagem na Bahiana tem credibilidade reconhecida

A Bahiana tem credibilidade regional e nacional conquistada através de um ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Além disso, o caráter humanitário e assistencial à população baiana reforça a imagem de uma instituição socialmente responsável, com valores refletidos na formação dos alunos.

Dessa forma, a Bahiana não forma apenas profissionais, mas cidadão mais éticos, capazes de contribuir para a saúde pública e a sociedade como um todo.

5. Grade curricular completa

Distribuído em noves semestres, o currículo do curso de graduação em Enfermagem totaliza uma carga horária de 4.000 horas: são 2.153 de aulas teóricas, 781 de atividades práticas interdisciplinares, 800 de estágio e 266 correspondentes a atividades complementares.

6. Equipe docente qualificada

A equipe de professores de Enfermagem na Bahiana é completa, formada por mestres e doutores competentes, altamente técnicos e com didáticas diferenciadas.

7. Perfil de estudante diferenciado

O estudante do curso de Enfermagem na Bahiana desenvolve um perfil de profissional repleto saberes científicos, técnicos e tecnológicos. Além disso, ele incorpora atitudes, habilidades e competências indispensáveis à prática da enfermagem, com alta capacidade de pensamento crítico e analítico sobre o perfil epidemiológico e os problemas da sociedade.