Biomedicina

Biomedicina

O que mudou com a pandemia da Covid-19 na área da Saúde?

O que mudou com a pandemia da Covid-19 na área da Saúde?

Máscara, isolamento, higiene, ciência. O que mudou com a pandemia da Covid-19 na área da saúde? Este artigo vai te ajudar a responder sua dúvida!

Já é possível afirmar que existe um mundo antes e pós-Covid-19, mas, afinal, o que mudou com a pandemia? A área de saúde é uma das que vem sofrendo com mudanças e necessidades de atualização a todo o momento. Por exemplo: agora, mais do que nunca, é importante reconhecer que a interação entre pessoas e tecnologia é imprescindível para o avanço da área.

Enquanto existe uma necessidade por mais profissionais de saúde capacitados, também é necessário o entendimento do papel da tecnologia nesse processo. Hoje, vemos a telemedicina como uma prática possível e uma importante aliada no combate de doenças como a Covid-19. Diante da necessidade de estender o tempo de distanciamento social, muitas consultas seguiram se beneficiando do meio online. Por um outro lado, a população pôde resgatar hábitos simples de higiene, como lavar as mãos e evitar levá-las a rosto, para prevenir doenças. São ações como essas que fazem a diferença!

A pandemia também evidenciou a importância da divulgação de informações de qualidade sobre saúde. Ações simples, como lavar as mãos frequentemente e evitar levá-las ao rosto, ou cobrir a boca e o nariz com o braço na hora de espirrar, fazem a diferença. Ainda mais quando praticamente toda a sociedade está ciente delas e de sua confirmação científica. Durante a crise, diversos veículos de imprensa, portais especializados e periódicos científicos liberaram o acesso a conteúdos relacionados ao vírus.

O que ficou de aprendizado de experiências passadas?

Foram muitas as experiências desse tipo no Brasil. Temos registros de grandes epidemias sobre varíola, peste bubônica, cólera, febre amarela… Uma das mais dramáticas, sem dúvidas, foi o Zika vírus, que se associou a quadros neurológicos graves em recém-nascidos, acometendo principalmente a população mais pobre. Os desafios foram (e ainda são) grandes, mas as experiências nos trazem o mesmo resultado sempre: a necessidade de ampliar os investimentos em pesquisa, vigilância, prevenção e assistência.

O que mudou com a pandemia para a ciência?

A pesquisa brasileira na área médica tem ganhado destaque em meio à pandemia. Foi no final de fevereiro de 2020, quando a gravidade do cenário ainda era indefinida, que cientistas brasileiros conseguiram sequenciar o genoma do novo coronavírus em apenas dois dias. Esse sequenciamento foi essencial para identificar a origem do vírus que chegou ao Brasil, bem como suas possíveis mutações. Por isso, quem optar pela área de pesquisa deverá estar 100% preparado para essa nova realidade!

Além disso tudo, a pandemia também evidenciou a importância da divulgação de informações de qualidade sobre saúde. Durante a crise, diversos veículos de imprensa, portais especializados e periódicos científicos foram responsáveis pela liberação de conteúdos relacionados ao vírus, que levaram informação à população e profissionais da área. A tendência é que essa comunicação continue crescendo.