Curso de Medicina da Bahiana

042-Curso-de-Medicina-da-Bahiana.jpeg

Conheça o curso de medicina da Bahiana, o perfil do egresso, a atuação profissional, estrutura e diferenciais do curso.

Autorizado pelo Decreto nº. 32.495, de 31 de março de 1953, publicado no Diário Oficial da União de 07 de abril de 1953. Reconhecido pela Portaria n° 902, de 23 de julho de 2010, publicado no Diário Oficial da União n° 139, de 22 de julho de 2010, seção 1, p.17.

Perfil do egresso

O médico formado pela BAHIANA é um profissional generalista que compreende o ser humano como resultado da interação de fatores biopsicosocioambientais. Além dos saberes científicos, técnicos e tecnológicos e das atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer médico, tem comportamentos orientados por valores éticos de uma medicina solidária e participativa, apoiados numa relação médico-paciente de excelente qualidade, com senso de responsabilidade nas ações e decisões do cotidiano, respeito e compromisso consigo mesmo, com o paciente, com a vida e a cidadania, sendo capaz de atitude equânime nos atendimentos e procedimentos médicos, aliada à aplicação crítica dos recursos cognitivos, técnicos e tecnológicos.

Atuação profissional

O profissional formado pela Escola está apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde e capacitado para o atendimento e cuidado integral ao paciente, à família e à comunidade, trabalhando com competência em equipes multiprofissionais.

Estrutura

O curso de Medicina da BAHIANA é um bacharelado que oferece 100 vagas semestrais, em regime seriado semestral, sendo integralizado em 12 semestres, com carga horária total de 7.716 horas. É ministrado em período integral e, ao final, o egresso deverá estar apto a exercer as atividades de médico generalista.

O desenho do currículo contempla conteúdos das ciências biológicas e da saúde referentes aos fundamentos e bases moleculares, celulares, dos tecidos, estrutura e função dos sistemas/aparelhos orgânicos, em processos normais e alterados e dos determinantes do processo saúde/doença, da perspectiva do indivíduo, dos grupos e da comunidade; das ciências humanas e sociais como conhecimentos indispensáveis à compreensão dos seres humanos e suas relações sociais, culturais, econômicas, comportamentais, psicológicas, ecológicas e filosóficas e das ciências médicas, em seus desdobramentos específicos e inter-relações estruturados em eixos norteadores e módulos.

As metodologias utilizadas no processo ensino/aprendizagem são ativas e têm o aluno como centro. Desde o início, ele é estimulado a ser o responsável principal pelo seu autodesenvolvimento, com acompanhamento permanente dos professores e tutores.

Diferencial

Os médicos formados pela BAHIANA têm forte visão humanista e destacam-se pela qualidade da relação médico-paciente. Numa medicina pautada pelos grandes avanços científicos e tecnológicos, os conhecimentos, habilidades e competências técnico-científicas são essenciais e necessitam de permanente atualização, mas não são suficientes. Por essa razão, além de oferecer ao aluno um currículo que permite o pleno desenvolvimento desses conhecimentos, habilidades e competências, aqueles relacionados a saber escutar, acolher e cuidar das pessoas têm grande ênfase no ensino médico da escola.