Medicina

Medicina

Vale a pena fazer Medicina?

Vale a pena fazer Medicina?

Conheça as vantagens e desvantagens em fazer Medicina

Apesar da segurança, status e remuneração da profissão, ser médico não é fácil. Ao começar com os desafios impostos desde o início da jornada, seu vestibular é o mais concorrido. Sendo uma carreira que necessita de extrema dedicação, surge a questão: vale a pena fazer Medicina?

Para quem está pensando em ingressar em uma faculdade de Medicina, mas ainda está com dúvidas, neste texto serão abordadas as vantagens e desvantagens de estudar Medicina. Entenda como é a faculdade, quais as atividades desse profissional e saiba se essa profissão é realmente ideal para você.

Vantagens em fazer Medicina

  1. Grande retorno emocional

Para os profissionais da medicina, esse é um dos principais fatores na escolha da carreira. Apesar das dificuldades e desafios, ao longo do tempo, o sacro-ofício de ajudar o próximo com sua atuação profissional é o que mais lhe move. ‘Curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre’ é o seu lema.

E quando é possível retribuir seu conhecimento, a gratidão alheia é um retorno emocional muito grande e valioso. As relações estabelecidas com as pessoas, os laços tecidos ao longo de sua caminhada, rendem possibilidades de desenvolvimento não apenas profissional, mas, sobretudo, pessoal. Além disso, o médico tem a possibilidade de trabalhar com pessoas e pacientes, criando importantes laços para o seu desenvolvimento não apenas profissional mas pessoal também sugiro exclusão deste.

  1. Salário e oportunidades de emprego

A remuneração é um dos principais pontos positivos na profissão. O salário médico inicial é, em média, R$ 2.300,00 (carga horária de 20 horas semanais) Porém, com o tempo de trabalho, dedicação aos estudos, cargo elevado e nível de experiência, é possível multiplicar por até mais de dez vezes esse número.

Além do salário, o mercado de trabalho para médicos está sempre aquecido. As oportunidades variam de região para região, havendo sempre mais possibilidades e salários mais altos em cidades onde há maior demanda, como em capitais. Substituiria por essa informação: Atualmente, a demanda por médicos para os programas de Saúde da Família, tanto nos interiores quanto nas capitais tem oportunizado melhores salários que variam de, pelo menos, R$ 6.000,00 para 20 horas, a 12.000,00 para 40 horas semanais.

Como médico, é possível atuar em diversas frentes, tais como gestor de hospitais, cirurgião, clínico, pesquisador e professor. Um profissional pode até assumir mais de um papel, se assim o desejar. Além disso, também poderá determinar um campo de atuação que mais lhe agrade para focar e desenvolver uma carreira. São mais de 40 áreas, envolvendo o trabalho com gestantes, crianças, mulheres, idosos e, assim por diante.

Ao longo de sua carreira, o médico ainda terá a oportunidade de ajustes de horário. Apesar de emergências e da necessidade de se manter disponível constantemente, o profissional poderá escolher horas de dedicação para seu trabalho em determinados dias da semana. Assim, pode chegar a conciliar mais de um local de trabalho, como consultório e hospitais.

Desvantagens em fazer Medicina

  1. Concorrência no vestibular

O primeiro desafio de uma carreira em Medicina é amplamente conhecido e temido: o vestibular. Sendo o curso mais concorrido, em determinadas instituições, a proporção chega a ser maior que 100 concorrentes por vaga. Aqui, nos resta dizer que é preciso muito preparo e estudo para ultrapassar esse obstáculo.

  1. Duração da graduação

O tempo de duração é de, aproximadamente, seis anos. As aulas ocorrem em período integral, sendo muito difícil conciliar trabalho com estudos. Além dos seis anos de grade regular, é necessário que o estudante faça residência por mais dois anos, em instituições incluídas e credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica.

É possível, também, que o estudante opte pelo internato, que é uma espécie de estágio em hospitais da própria universidade ou que tenham convênio com ela. O internato pode ser realizado durante a graduação, porém não substitui a residência, que deverá ser feita após a conclusão dos estudos.

  1. Carga horária de trabalho

A carga horária do curso espelha a carga de trabalho após a formatura. Em tempo integral e com alto volume de trabalhos e estudos, o tempo livre do estudante de medicina é gasto dedicando-se à faculdade. Após a formação, o início de carreira demanda uma divisão de tempo entre continuidade dos estudos e trabalho. Caso a inserção do aluno no mercado de trabalho seja feita em unidades de urgência, ainda serão realizados regimes de plantões. A carga de trabalho é elevada e poderá ser reduzida e conciliada ao longo da carreira, com ganho de experiência e cargos mais altos.

Esse ponto não é um fator exclusivo da carreira médica, porém, sem dúvida, é uma das profissões que mais exigem abdicação de tempo de lazer e de convívio com familiares. Assim, ao longo do tempo, o maior desafio será saber aliar as responsabilidades do trabalho com os compromissos pessoais.

Outro ponto que também é visto em outras carreiras, porém, é algo de grande importância aos médicos, é a exigência de atualização constante. A ciência médica é muito dinâmica, produzindo novos conceitos, técnicas, tratamentos, tecnologias e medicamentos a todo instante. O médico deve dedicar-se aos estudos e à reciclagem de conhecimento durante toda a sua carreira, seja fazendo novos cursos, lendo periódicos, participando de congressos, entre outros.

  1. Perfil profissional e vocação

O profissional de medicina necessita ter um perfil que podemos denominar de “vocação”: caráter humanista, bom comunicador, paciente e que goste de lidar com pessoas. É preciso também saber atuar sob pressão, ser honesto, íntegro, cordial e entender que a sociedade tem grandes expectativas em relação a ele.

Aqui, códigos sociais de moral e conduta devem ser aplicados e seguidos com rigor. Apenas conhecimento e técnica deixam a desejar quando o médico não consegue, por exemplo, se expressar direito, se responsabilizar por suas decisões, estar disponível aos pacientes ou passar notícias de forma delicada. É preciso postura, amadurecimento, dedicação e um bom desenvolvimento pessoal para que o médico consiga lidar com situações de dificuldade diariamente. Tais características podem ser parte de sua “vocação”, ocorrendo de forma natural. Caso contrário, é uma questão que deverá ser trabalhada ao longo dos estudos e da carreira.

Vale a pena fazer Medicina?

Por fim, se vale a pena ou não estudar Medicina, é uma questão pessoal que deverá ser respondida a partir de seu perfil pessoal, profissional, suas próprias ambições, objetivos de carreira e paixão por determinado campo de trabalho.

Apesar dos muitos pontos positivos e negativos de ser um médico, a resposta é subjetiva e necessita que a própria pessoa reflita sobre o que lhe é mais interessante. Se for apenas por uma carreira de status e dinheiro, então a Medicina pode até ser substituída por outras profissões de prestígio e boa remuneração.

Ainda tem dúvida sobre se vale a pena fazer Medicina? Compartilhe seus pensamentos aqui conosco!