Medicina

Medicina

6 cursos da área de saúde além da Medicina

027-6-cursos-da-área-de-saúde-além-da-Medicina.jpeg

Os cursos da área da saúde são, em geral, muito procurados pelos que aspiram a uma vaga na universidade.

Entre os mais concorridos, o curso de Medicina certamente está em primeiro lugar. No entanto, muitas vezes o estudante descobre que não possui vocação para ser médico e que se sairia melhor em outro curso de saúde.

Cada vez mais valorizadas, as profissões da área são complementares para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Conheça seis cursos oferecidos pela Bahiana, a escola de saúde cinco estrelas.

Seis cursos da área de saúde além da Medicina

Psicologia

A Psicologia é responsável pelo estudo do comportamento dos indivíduos e de seus processos mentais (psique).

O psicólogo é um especialista no comportamento humano e na forma com que ele influencia – ou é influenciado – pelas emoções, sensações, percepções, sentimentos etc. São diversas as possibilidades de atuação profissional, tais como a psicologia clínica, organizacional, hospitalar, social, educacional, jurídica etc., além de pesquisas e trabalhos de orientação vocacional.

A Psicologia clínica, ramo mais popular da psicologia, é dedicada ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Nesse contexto, o psicólogo é responsável pela avaliação, aconselhamento, psicoterapia e reabilitação de pacientes.

 

Biomedicina

A Biomedicina está associada à conservação da saúde humana, vegetal e animal por meio de atividades como análises laboratoriais, exames clínicos, pesquisas sobre doenças e desenvolvimento de tratamentos e formas eficazes de prevenção. Com princípios firmados nas ciências naturais, guarda similaridades com a Biologia e a Medicina.

Contudo, após formados, os biomédicos não podem prescrever medicamentos, atender em consultas e realizar cirurgias. Um dos focos da profissão está na pesquisa, identificação e classificação de micro-organismos causadores de enfermidades, para que seja possível o desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Com amostras de materiais biológicos, também é possível realizar análises celulares/moleculares relacionadas à oncologia e estudos genéticos para o diagnóstico de doenças, bem como a identificação molecular humana (Biomedicina forense).

Laboratórios de análises clínicas, institutos de pesquisas, hospitais e indústria de medicamentos são alguns dos principais campos de atuação do biomédico.

 

Educação Física

O profissional de Educação Física contribui para a promoção da saúde por meio de atividades físicas. É responsável por planejar e supervisionar programas de exercícios.

Entre suas principais atribuições, estão a preparação de atletas das mais diversas modalidades esportivas, o auxílio a portadores de deficiência, a prevenção de riscos causados pelo sedentarismo e a recuperação de pacientes a partir da prática de exercícios e do condicionamento físico.

O trabalho do profissional de Educação Física é bastante requisitado em academias, clubes e escolas, além do atendimento particular e individual (personal trainer). O curso está disponível nas modalidades de bacharelado e licenciatura – para dar aulas, é necessário que se tenha o diploma de licenciatura.

 

Fisioterapia

O fisioterapeuta é o profissional de saúde responsável pela prevenção e pelo tratamento de patologias físicas, principalmente aquelas relacionadas a musculatura e estrutura óssea. Realiza diagnóstico e elabora tratamentos de problemas congênitos ou causados por acidentes, traumas e vícios de postura.

As práticas fisioterapêuticas visam desenvolver, restaurar e manter a capacidade física e funcional dos pacientes por meio de técnicas específicas de exercícios e massagens. São fundamentais para a recuperação de pessoas que sofrem traumas, AVCs ou distúrbios cardíacos e respiratórios, além de garantirem uma melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência mental ou física, crianças e idosos.

Os tratamentos aplicados podem ser feitos com a ajuda de aparelhos específicos, à base de água, frio e calor. Entre os principais espaços de atuação, destacam-se hospitais, clínicas, clubes esportivos e atendimentos domiciliares. Empresas de segmentos diversos contam com o apoio de fisioterapeutas para a elaboração de programas de ginástica laboral, que incluem exercícios que reduzem os riscos de lesões por esforços repetitivos e acidentes de trabalho.

Odontologia

A Odontologia consiste no estudo e tratamento do sistema estomatognático, composto pelo pescoço, face e cavidade bucal, incluindo as articulações, ossos, dentes, tecidos e músculos responsáveis pela mastigação.

O dentista é responsável por fazer restaurações, limpezas, extrações e instalações de próteses, tendo uma atuação voltada para a prevenção e o tratamento de doenças na gengiva, bochecha e língua.

A área de atuação para aqueles que concluem a graduação é bastante extensa. O dentista tem a possibilidade de trabalhar em hospitais, clínicas, consultório próprio, perícias (identificação por arcada dentária), pesquisa acadêmica etc.

  

Enfermagem

A Enfermagem é uma prática desenvolvida ao longo dos séculos, tendo tomado a forma que conhecemos hoje a partir dos trabalhos de Florence Nightingale, em 1854, com os feridos da Guerra da Crimeia.

Ao contrário do que muitos pensam, o profissional de enfermagem não é um assistente do médico, já que possui responsabilidades e funções distintas. Os enfermeiros estão aptos a elaborar programas de cuidados aos pacientes e desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde de indivíduos e grupos.

O campo para a prática da Enfermagem é bastante extenso, com possibilidade de atuação em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas, escolas, atendimento em domicílio etc.

Já sabe qual o curso de saúde que mais tem a ver com você? Acompanhe os nossos blogs para ter mais informações e segurança na sua escolha!