Enfermagem

Enfermagem

Curso de Enfermagem da Bahiana

Curso de Enfermagem da Bahiana

Autorizado pela Portaria nº. 95, de 31 de janeiro de 2007, publicado no Diário Oficial da União de 23 de fevereiro de 2007. Reconhecido pela Portaria n° 489, de 20 de dezembro de 2011, publicado no Diário Oficial da União n° 246, de 23 de dezembro de 2011, seção 1, p.27/29.

Perfil do egresso

O curso de Enfermagem da Bahiana forma um profissional crítico, com capacidade para exercer a enfermagem de maneira ética, participando nas ações de promoção, prevenção de agravos e danos no indivíduo, na família, na comunidade e no trabalho. O profissional enfermeiro, ao integralizar o currículo do curso, deve estar apto a atuar em diferentes cenários da saúde, nos setores público e privado, consciente de sua responsabilidade e compromisso social.

Atuação profissional

Consultórios, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, unidade saúde da família, empresas, clubes esportivos, instituições de ensino e de pesquisa.

Estrutura do curso

O curso de Enfermagem da Bahiana é um bacharelado que funciona no turno diurno, oferecendo 60 vagas semestrais. Está organizado em regime seriado semestral, integralizado em nove semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. A carga horária total do curso é de 4.000 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas e estágios curriculares supervisionados na rede hospitalar e na rede básica. A gestão do cuidar, que integra e correlaciona o assistir, gerenciar, educar e pesquisar constitui-se o eixo transversal desse currículo.

Diferencial

O curso de enfermagem da Bahiana insere o aluno nos campos de prática já nos primeiros semestres e, como utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, estimula a capacidade de raciocínio, de busca de conhecimento e de resolução de problemas, tornando o/a enfermeiro/a que se forma na BAHIANA mais preparado para o mercado de trabalho. As ações integradas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à responsabilidade social, iniciação científica, grupos de pesquisa, monitoria e produção científica em revista própria promovidas durante o curso também contribuem para a diferenciação profissional.