Odontologia

Entenda por que fazer Odontologia na Bahiana aumenta suas chances no mercado de trabalho

Pensando em Odontologia? Saiba por que estudar na Bahiana aumenta as suas chances no mercado de trabalho para Odontologia.

Mesmo com a crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus, o mercado de trabalho para Odontologia segue forte e em alta no Brasil. Isso porque os pacientes continuam buscando consultórios odontológicos para garantir que a saúde bucal esteja em dia.

De fato, o mercado de trabalho para esse profissional nunca fica estagnado, afinal de contas, de criança a idosos, todos precisam de um profissional da Odontologia!

Devido ao “novo normal” trazido por 2020, os atendimentos odontológicos passaram por uma transformação e o relacionamento mais direto com o paciente foi intensificado no ambiente virtual.

Esse comportamento é benéfico, visto que ajuda a conhecer o paciente, gerar mais empatia e garantir a segurança da equipe. Irá se adaptar melhor aquele estudante de odontologia que se encaixar nesse cenário, desde a graduação.

O curso de Odontologia da Bahiana foi estruturado para formar e treinar cirurgiões-dentistas experientes, com compreensão do paciente de forma holística.

Pretende seguir carreira em Odontologia? Confira alguns motivos para fazer parte da Bahiana!.

Formação interdisciplinar

Mesmo sendo responsável principalmente pelo cuidado da boca, dentes e ossos da cabeça, o profissional formado em Odontologia precisa compreender o paciente como um todo, de forma crítica.

Para que isso aconteça, os conhecimentos e conteúdos de Odontologia se articulam entre os cursos da área da saúde e permitem ao aluno intervenções interdisciplinares. Assim, a grade curricular da Bahiana prepara o aluno para ser um profissional mais capacitado no futuro.

Aprendizado na prática

A matriz curricular de Odontologia na Bahiana possui carga horária total de 4.470 horas, sendo 4.248 formadas por componentes curriculares sequenciais e 222 horas destinadas a atividades complementares. Durante os 10 semestres, o aluno irá adquirir conhecimentos que serão usados durante a sua atuação, que inicia ainda na faculdade.

A partir do 4º semestre do curso, o profissional de Odontologia em formação realiza atendimentos nas clínicas setoriais e integradas na instituição, ou até mesmo em estágios extramurais, como acontece no internato em odontologia hospitalar.

Além disso, o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana oferece assistência odontológica preventiva e curativa à população do Cabula e bairros adjacentes de forma gratuita (através do SUS). O atendimento ocorre para procedimentos que vão desde a profilaxia básica até cirurgias com um nível maior de complexidade.

Incentivo à pesquisa e extensão

Para além dos programas que atendem diretamente à comunidade e enriquecem a formação do futuro profissional de Odontologia, a Bahiana apoia e incentiva a pesquisa.

Os alunos da Bahiana são estimulados a participar de programas de iniciação científica (PIBIC) e a fazer trabalhos de monitoria, com a concessão de bolsas institucionais e da FAPESB. Também funciona na instituição o grupo PET (Programa de Educação Tutorial), apoiado por bolsas disponibilizadas pelo MEC, que realiza extenso programa de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Tudo isso é pensado para que o egresso da Bahiana tenha a melhor experiência durante o curso e esteja pronto para atuar na promoção da saúde, rapidez no atendimento e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, nos mais diversos espaços.

Preencha o formulário e tenha acesso às provas e gabaritos gratuitamente!