Odontologia

6 dicas valiosas para se destacar no estágio em Odontologia

O estágio em Odontologia é uma excelente oportunidade para o estudante adquirir experiência e conquistar ainda mais espaço na área.

Realizar um estágio em Odontologia é fundamental para adquirir experiência prática na área. Para garantir um estágio, as atitudes certas te ajudam a ganhar destaque nessa fase e encontrar melhores oportunidades com mais facilidade. Acompanhe essas dicas preciosas e esteja passos a frente nessa jornada:

1. Capriche na elaboração do currículo

Cuidar da elaboração do currículo é um passo importante, pois muitos candidatos a vagas de estágio em Odontologia acabam entregando um currículo desorganizado e faltando muitas informações. É necessário que a linguagem do currículo seja clara e objetiva, além de incluir todas as informações relevantes para a vaga.

2. Escolha uma área de atuação

Para escolher um estágio em Odontologia, vale a pena fazer escolhas e definir uma área de atuação. Isso permitirá direcionar a sua experiência e adquirir conhecimentos compatíveis com a especialidade em que deseja fazer carreira. Algumas opções são:

• Clínica geral;
  • Periodontia;
  • Ortodontia;
  • Endodontia;
  • Estética bucal;
  • Implantodontia;
  • Estomatologia;
  • Cirurgia e traumatologia.

Procure pesquisar a rotina profissional de cada uma e troque informações com colegas, professores e dentistas que já estão no mercado.

3. O estágio é para gerar aprendizado

O Estágio em Odontologia é uma oportunidade de aprendizado bastante enriquecedora. Dessa maneira, você entra no mercado de trabalho com mais experiência. Estagiar, mesmo nos casos em que não há remuneração, é uma boa chance para se destacar. Logo, avalie os pontos positivos e negativos da empresa e escolha a melhor opção para a sua prática.

Além disso, sempre tire dúvidas e não permaneça na zona de conforto! Atente-se às suas demandas no estágio, pois isso só mostra que você tem disposição para aprender e está empenhado no trabalho que desenvolve na empresa.

4. Participe de palestras e de atividades extracurriculares

Eventos como esses são engrandecedores, pois facilitam o entendimento sobre as possibilidades de atuação profissional, além de permitir o contato com diversas empresas e pessoas da área, profissionais ou estudantes.

Uma boa convivência nesse novo círculo social é benéfica e essencial  para o seu desenvolvimento como dentista e para o seu networking.

5. Mantenha uma rede de relacionamento

Construir uma boa rede de contatos profissionais (também chamada de networking) é essencial em qualquer estágio da carreira, principalmente para um estágio na área de saúde.

Essa é uma das dicas mais valiosas, pois o networking vai te auxiliar a formar a sua imagem e sua carreira como profissional da Odontologia, ter acesso a informações e a fazer contato com possíveis colegas, sócios ou empregadores. Esses contatos podem ser extremamente úteis e render boas indicações!

6. Busque indicações de professores

Os professores da faculdade são os profissionais da Odontologia que os estudantes mais têm  contato. Portanto, manter um diálogo com o corpo docente para saber de vagas de estágio pode ajudar.

Entretanto, atenção: é importante ter em mente que sua postura deve ser condizente com as oportunidades que você deseja ter acesso no mercado. Afinal, ao indicar o aluno, o professor colocará a sua credibilidade enquanto profissional em jogo e, por essa razão, dificilmente auxiliará aqueles em quem não vê potencial para desenvolver um bom trabalho.

Se tem dúvidas sobre o que fazer em um estágio em Odontologia, aproveite essas dicas e saiba ser um profissional preparado e conectado com as novidades e oportunidades da profissão. Boa sorte!

Preencha o formulário e tenha acesso às provas e gabaritos gratuitamente!