Enfermagem

Enfermagem

Descubra tudo sobre a matriz curricular do curso de Enfermagem

Descubra tudo sobre a matriz curricular do curso de Enfermagem

Quer saber tudo sobre a Matriz curricular do curso de Enfermagem? Então, continue lendo e descubra.

O enfermeiro é o profissional que atua na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças nas pessoas e comunidades, além de lidar diariamente com o cuidado humano, seja com sua saúde e bem-estar ou em área de pesquisa e ensino.

Ele pode atuar educando em escolas ou em serviços de saúde, realizando pesquisas clínicas ou prestando assistência em clínicas, ambulatórios e hospitais, assim como atuando com urgência e emergência em pronto atendimento ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Qual é o perfil do estudante de Enfermagem?

O estudante do curso de Enfermagem deverá desenvolver um perfil de profissional que deve apropriar-se de saberes científicos, técnicos e tecnológicos e incorporar atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer do enfermeiro, a partir de uma prática profissional integrada e contínua com as instâncias do sistema de saúde, capaz de pensar criticamente, de analisar o perfil epidemiológico e os problemas da sociedade, planejando e executando soluções.

Na busca desse perfil profissional, o curso de Enfermagem da Bahiana desenvolve o processo de formação do enfermeiro, tomando como base as habilidades e competências gerais e específicas dispostas na Resolução CNE/CES nº 03 de 07/11/2001 e na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei 7.498 de 1986).

Como funciona a matriz curricular do curso de Enfermagem?

A matriz curricular do curso de Enfermagem, bacharelado, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública está organizado em regime semestral, distribuído em nove semestres, contribuindo para uma abordagem interdisciplinar, pela articulação de conteúdos complementares e sequenciais.

A carga horária total do curso é de 4.000 horas, distribuídas em atividades teóricas e práticas de estágio curricular supervisionado. O processo de cuidar, que integra e correlaciona o gerenciar, o educar e o pesquisar, constitui o eixo transversal da matriz curricular do curso de Enfermagem

O que se estuda no curso de Enfermagem?

Como dito anteriormente, o currículo do curso de graduação em Enfermagem é composto por componentes curriculares distribuídos ao longo dos semestres letivos e que totalizam uma carga horária de 4.000 horas, sendo 2.153 de aulas teóricas, 781 de atividades práticas interdisciplinares, 800 de estágio e 266 correspondentes a atividades complementares, tendo Libras como disciplina optativa com CH de 60 horas. Vamos citar aqui as matérias com mais destaque durante o curso.

Farmacologia Básica

Na Farmacologia Básica, estuda-se os aspectos da farmacocinética e farmacodinâmica das principais classes de medicamentos e suas formas farmacêuticas, (vias de administração, absorção, distribuição e eliminação). Além disso, são vistos os medicamentos que agem no sistema nervoso autonômico, central, cardiovascular, anti-inflamatórios, antimicrobianos, esteroides, analgésicos opioides, autacoides, diuréticos, digitálicos e anti-hipertensivos.

Estuda-se, também, a política nacional de medicamentos genéricos, as fases de pesquisa
e desenvolvimento de fármacos, alterações de exames laboratoriais e fármacos como agentes
agressores ou suas reações adversas.

Bioquímica Básica

Essa matéria inclui o estudo dos principais bioelementos e biocompostos quanto aos aspectos estruturais, funcionais, suas propriedades. Estudo das propriedades da água e dos sistemas tampões, das proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios e hormônios, correlacionando o funcionamento celular e os principais mecanismos relacionados com o organismo humano.

Saúde Coletiva

Essa disciplina estuda os conceitos e a evolução do processo saúde-doença, enfatizando seus modelos explicativos e determinantes sociais. Aborda os movimentos de Reforma Médica, Promoção da Saúde e os Níveis de Atenção, com ênfase na Atenção Primária à Saúde. Discute, ainda, os diversos sistemas de saúde no mundo.

Psicologia e Saúde

É a disciplina que estuda o processo saúde-doença e suas implicações psicossociais, dimensões da comunicação interpessoal no contexto da saúde, aspectos psicológicos do relacionamento profissional de saúde-equipe-usuário-família, relações interpessoais e grupais.

Estágio Supervisionado

Do 1º ao 7º semestre do curso, os alunos desenvolvem aulas práticas orientadas por professores em laboratórios, postos de saúde e hospitais, em grau de complexidade crescente, compreendendo desde a observação até as práticas assistidas, permitindo a construção de conhecimentos que servirão de base para a leitura da realidade, o que suscita questionamentos e possibilita a análise da problemática social existente, propiciando alternativas para a sua solução.

As aulas práticas constituem parte dos componentes curriculares que permitem ao aluno a vivência da prática profissional, sob supervisão. A partir do 8º semestre, os alunos fazem o estágio curricular supervisionado, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes no atendimento a pacientes na área de atuação em todo o ciclo vital humano.

Dessa forma, pretende-se que o estágio curricular supervisionado seja um espaço adequado para o aluno, complementar à sua formação, por meio de desenvolvimento de habilidades, analisando situações e propondo mudanças no ambiente de trabalho, além de incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais.

Por que o curso de Enfermagem da Bahiana é diferente?

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública tem credibilidade regional e nacional, conquistada através do seu em ensino, pesquisa e extensão de qualidade e seu caráter humanitário e assistencial à população baiana. É uma instituição socialmente responsável, com valores que são refletidos na formação dos alunos que passam por ela, criando não só profissionais mas cidadão mais éticos, capazes e que contribuem para a saúde pública e a sociedade como um todo.