Enfermagem

Enfermagem

Voce realmente sabe o que faz um enfermeiro?

018-Você-realmente-sabe-o-que-faz-um-enfermeiro.jpeg

O que faz um enfermeiro? Quais as atribuições deste profissional?

Das muitas profissões tradicionais da área de saúde, o enfermeiro é uma das mais conhecidas. Profissional responsável pelo funcionamento efetivo de várias estruturas clínicas e hospitalares, além de coordenar equipes de técnicos e auxiliares, o profissional de Enfermagem é um dos mais importantes no cuidado ao paciente.

E você? Sabe realmente o que faz um enfermeiro? Neste texto, vamos falar mais sobre as principais funções, rotinas de trabalho, áreas de atuação e outras características dessa profissão. Por isso, continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre essa profissão!

 

O que faz um enfermeiro?

O enfermeiro é o profissional que atua na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças nas pessoas e comunidades, além de lidar diariamente com o cuidado humano, seja com sua saúde e bem-estar ou em área de pesquisa e ensino.

Pode atuar educando em escolas ou em serviços de saúde, realizando pesquisas clínicas ou prestando assistência em clínicas, ambulatórios e hospitais, assim como atuando com urgência e emergência em pronto atendimento ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Além disso, o profissional de enfermagem também pode atuar no ambiente organizacional, na área de enfermagem do trabalho. Nesse setor, o enfermeiro atua em empresas, na promoção da saúde do trabalhador, evitando acidentes e atuando em situações de urgência. Sua atuação inclui a assistência, promoção da saúde e prevenção de complicações e mais agravos, contribuindo, assim, para o alívio da dor e do sofrimento.

 

Quais as rotinas de trabalho?

As normas para o exercício das profissões de enfermeiro, auxiliar e técnico estão definidas no Decreto N° 94.406/87, que regulamenta a Lei N° 7.498/86. O texto fala das rotinas atribuídas ao enfermeiro. Veja o que o enfermeiro faz:

  • direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, além de chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;
  • planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
  • consulta de enfermagem;
  • prescrição da assistência de enfermagem;
  • cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;
  • participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;
  • prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;
  • prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar, inclusive como membro das respectivas comissões;
  • participação na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral e nos programas de vigilância epidemiológica;
  • participação em programas e atividades de educação sanitária, visando à melhoria de saúde do indivíduo, da família e da população em geral;
  • participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;
  • participação em bancas examinadoras nos concursos para provimento de cargo ou contratação de enfermeiro ou pessoal técnico e auxiliar de enfermagem.

Quais as principais áreas de atuação?

A enfermagem pertence ao ramo da atividade econômica de serviços que mais têm crescido ao longo dos últimos anos e, como presta cuidados à saúde, proporciona um mercado contínuo ainda que bastante concorrido. Vale lembrar que sempre existem vagas para serem preenchidas por profissionais com boa formação. Vamos citar aqui as principais áreas de atuação que têm passado por crescimento nos últimos anos.

Área hospitalar

Várias são as áreas que um enfermeiro pode ocupar em um ambiente hospitalar. Dentre elas estão a hemodinâmica, cardiologia, CTIs (cardiológicos ou não), Unidades Coronarianas, assistência hospitalar ou na gestão do serviço de enfermagem em urgência e emergência, Atendimento de enfermagem em urgência e emergência clínica, Atendimento de enfermagem em urgência e emergência traumática, Atendimento de enfermagem em urgência e emergência nas populações especiais e avaliação clínica em urgência e emergência.

Urgência e Emergência

A prática da Urgência e Emergência é realizada por uma equipe multidisciplinar e multiprofissional, sendo o enfermeiro responsável pela gestão dos processos na assistência em urgências e emergências. Essa atuação exige busca e atualização constante, com inovações contínuas, tanto tecnológicas e quanto filosóficas na área, ou seja, é o enfermeiro que cuida dos pacientes em caso de urgência e emergência, gerindo a necessidade de atuação de outros profissionais, como o médico, entre outros.

Obstetrícia

A chamada enfermagem obstetrícia é a área na qual os enfermeiros atuam na assistência a gestantes. Eles realizam o acompanhando pré-natal, exames e, também, auxiliam o médico durante o parto e o pós-parto. Tal profissional pode atuar numa clínica, no ambiente hospitalar ou, até mesmo, no sistema Home Care, na casa da paciente.

Home Care

O profissional que atua nessa área cuida de pacientes em suas próprias casas. Normalmente, são pessoas que receberam alta de hospitais e ainda precisam de cuidados especiais durante o tratamento. Também pode cuidar de idosos ou pessoas que possuem doenças crônicas e dependência da assistência especializada.

Centro Cirúrgico

Na chamada enfermagem em Centro Cirúrgico (CC), Recuperação Anestésica (RPA) e/ou Central de Material Esterilizado (CME), o profissional atua com a Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) e a tecnologia da informação em Centro Cirúrgico, na biossegurança, garantindo medidas para controle das infecções em ambientes de pré, durante e pós-cirurgia. Esses profissionais também atuam no gerenciamento da programação cirúrgica e nos indicadores de qualidade e gestão em Centro Cirúrgico.

Saúde Coletiva

O enfermeiro que trabalha na Atenção Primária e Saúde Coletiva atua no desenvolvimento do potencial humano, realizando atividades para indivíduos, famílias, grupos e comunidades. Trata-se de uma atuação que enfatiza a atenção primária, a educação em saúde, a interdisciplinaridade nas ações profissionais e a descrição de resoluções, considerando uma visão multidimensional dos problemas de saúde e a necessidade de ações que vão além do cuidado direto do enfermeiro, mas interage com os recursos sociais e da comunidade.

 

O que é preciso para se tornar um enfermeiro?

Durante o curso de Enfermagem, adquirem-se conhecimentos sobre gestão e gerenciamento, assistência em saúde hospitalar e ambulatorial, atenção à saúde pública e comunitária, vigilância sanitária e epidemiológica, além de pesquisa e educação em saúde.

Após concluir a graduação, o recém-formado poderá optar pela atuação em diversas áreas da enfermagem, continuando seus estudos em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Existem, aproximadamente, 49 especialidades cadastradas no Conselho Federal de Enfermagem que direcionam para um amplo campo de atuação.

Contudo, o que faz um enfermeiro ser um profissional de sucesso é, antes de tudo, compreender-se como um empreendedor social que utiliza seu potencial inovador e sua formação generalista, com ampla compreensão da realidade e das necessidades do ser humano, para criar estratégias que ajudam as pessoas a conquistar autonomia rumo a uma vida mais saudável.

Conheça tudo o que você precisa saber sobre o curso de Enfermagem da Bahiana!