Enfermagem

Enfermagem

Quais as principais especializações em Enfermagem?

Quais as principais especializações em Enfermagem?

Após a graduação em Enfermagem, os novos profissionais buscam um maior direcionamento para suas carreiras e se veem em meio a múltiplos questionamentos, anseios e diferentes áreas de atuação, que projetam oportunidades e remunerações diferentes.

Segundo a pesquisa “Você e o Mercado de Trabalho”, baseada nos dados da última análise Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cada ano estudado, o brasileiro ganha, em média, 15% a mais de salário. Um profissional pós-graduado consegue ter uma remuneração até 544% maior que alguém que nunca estudou.

Hoje, vamos mostrar as principais especializações em enfermagem. Continue lendo e saiba mais!

6 especializações em Enfermagem que você precisa conhecer

1 – Enfermagem do Trabalho

O que faz um enfermeiro do trabalho?

O enfermeiro do trabalho é o profissional que desenvolve programas e ações direcionadas à saúde no trabalho, com vistas a fortalecer as ações de promoção, prevenção, proteção, vigilância e recuperação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do seu vínculo empregatício e de sua inserção no mercado de trabalho, favorecendo a qualidade de vida e do trabalho.

Como funciona o curso?

Esse curso de especialização é voltado para graduados em Enfermagem, possui uma duração média de 15 meses e uma carga horária média de 360 horas, sendo oferecido aos fins de semana, dependendo da instituição escolhida. Abrange matérias como: Legislação; Processo Saúde-Doença; Segurança e Higiene do Trabalho; Vigilância Epidemiológica e Doenças Ocupacionais; Toxicologia; Enfermagem do Trabalho; Promoção da Saúde do Trabalhador; Enfermagem Offshore; Urgência e Emergência no Trabalho.

Como é o mercado de trabalho?

A área de atuação desse profissional é abrangente, podendo atuar nas mais diferentes empresas, organizações e instituições, independentemente do ramo ou setor em que atuam. Contudo, o ingresso nesse setor exige, no currículo, essa especialização. Em concursos de grandes empresas, é critério de elegibilidade, já no edital, o certificado da especialização em enfermagem do trabalho.

Novas resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) e as redefinições de segurança e saúde no trabalho, atualmente, fazem com que esse profissional seja cada vez mais necessário, tanto nas organizações privadas como no serviço público, traçando estratégias que permitam a manutenção da saúde do trabalhador de todas as áreas.

2 – Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

O que faz um enfermeiro cardiológico?

É a especialização da enfermagem que cuida, diretamente, do coração e do sangue. Ela foca na preparação de pacientes clínicos e cirúrgicos para procedimentos em hospitais ou clínicas, como transfusão de sangue e cirurgias cardíacas. Nessa especialização, também são abordadas funções como a gestão de serviços, pesquisas científicas e tratamentos.

Além disso, essa especialização confere também ao profissional conhecimentos específicos em técnicas cardiológicas intervencionistas, para cirurgias cardíacas e o cuidado de pacientes portadores de doenças cardiovasculares.

Como funciona o curso?

Esse curso permite uma visão ampla das características fisiológicas, doenças vasculares, métodos e tratamentos dessa área, com foco, principalmente, no funcionamento do sistema cardiovascular, buscando entender o quadro do paciente em sua completude.  Na matriz curricular, incluem-se matérias sobre o cérebro e a anatomia, fisiologia cardiovascular e, além disso, o acesso a diversos métodos, equipamentos e inovações tecnológicas da área.

Como é o mercado de trabalho?

Essa especialidade permite ao profissional trabalhar em vários setores, tanto na Hemodinâmica como na Cardiologia. Também em áreas como CTIs (cardiológicos ou não), unidades coronarianas (voltadas a pacientes cardiopatas), unidades básicas de saúde, UPAs, ambulatórios hospitalares e unidades de saúde da família, podendo atuar desde a Atenção Primária até a de Alta Complexidade.

3 – Enfermagem em Pediatria e Neonatologia

O que faz um enfermeiro pediátrico?

O enfermeiro especializado em pediatria e neonatologia presta os cuidados necessários à criança, contudo, também dá suporte aos pais durante essa fase de desenvolvimento passando pela primeira e segunda infância.

Como funciona o curso?

Com duração de 15 meses e carga total média de 500 horas, dependendo da instituição de ensino, o curso é voltado para prestar assistência pediátrica, fundamentada em conhecimentos científicos e humanizados, durante o processo de desenvolvimento do paciente, na saúde ou doença, desde a atenção básica à alta complexidade, além de planejar a assistência e promoção da saúde da criança, adolescente e sua família.

Como é o mercado de trabalho?

Com a possibilidade de trabalhar em conjunto com outros profissionais da área de saúde, esse profissional possui um conhecimento profundo das respostas da criança aos processos de vida e problemas de saúde, além de ter a capacidade de pôr em prática soluções às necessidades e dilemas da criança e da família. Pode atuar tanto diretamente na assistência hospitalar e clínica quanto no planejamento de políticas de cuidado à criança e à família.

4 – Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade

O que faz um enfermeiro intensivista?

Cada setor de atendimento hospitalar tem profissionais com formação específica e conhecimentos diferenciados, voltados para aquela área de atuação. Nesse grau de especificidade, atua o enfermeiro especializado nessa área. Ele cuida do paciente em estado crítico e, por isso, possui uma formação focada na teoria e na prática do cuidado a pessoas nesse perfil, possuindo preparação focada em situações de alta complexidade em Unidades e Centros de Terapia Intensiva (UTIs e CTIs).

Como funciona o curso?

Com uma duração média de 11 meses, o curso é dividido em aulas teórico-práticas, estágio monitorado e Trabalho de Conclusão de Curso. Em geral, nesse curso, são utilizadas estratégias de aulas em laboratório, discussão de casos clínicos e simulações, com foco na prática, dependendo da instituição.

Em geral, inclui matérias como: Avaliação Clínica de Enfermagem Aplicada ao Paciente na Terapia Intensiva, Assistência de Enfermagem em Cuidados Intensivos I, Assistência de Enfermagem em Cuidados Intensivos II, Gestão e Bioética.

Como é o mercado de trabalho?

Voltado para grandes hospitais, com unidades e centros de terapia intensiva, além de gestão no serviço público, traçando a necessidade do número de leitos desse tipo e sua função, em âmbitos estadual e federal.

5 – Enfermagem em Urgência e Emergência

O que faz um enfermeiro de urgência?

A prática da urgência e emergência é realizada por uma equipe multidisciplinar e multiprofissional, sendo o enfermeiro responsável pela gestão dos processos na assistência às urgências e emergências. Essa atuação exige busca e atualização constante, com inovações contínuas, tanto tecnológicas como filosóficas na área. Ou seja, é o enfermeiro que cuida dos pacientes em caso de urgência e emergência, gerindo a necessidade de atuação de outros profissionais.

Como funciona o curso?

​Essa especialização capacita os profissionais a atuarem de forma rápida e humanizada com pacientes adultos em situações de emergência e urgência, no pré-hospitalar e no intra-hospitalar, podendo ser treinados para gerenciar até mesmo catástrofes.

O curso inclui matérias como gestão do serviço de enfermagem em urgência e emergência, atendimento de enfermagem em urgência e emergência clínica, atendimento de enfermagem em urgência e emergência traumática, atendimento de enfermagem em urgência e emergência nas populações especiais e avaliação clínica em urgência e emergência.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho é essencialmente voltado para as áreas de urgência e emergência de grandes hospitais, mas também no suporte a CTIs, UTIs e outras áreas da assistência à saúde.

6 – Enfermagem Obstétrica

O que faz um enfermeiro obstetra?

O enfermeiro obstetra é preparado para analisar criticamente a situação da paciente e investigar problemas que possam prejudicá-la ou a seu filho, sempre buscando soluções através de diversos métodos científicos. O enfermeiro obstetra trabalha sempre em parceria com o médico especializado em obstetrícia.

A Enfermagem Obstétrica teve início no estudo dos conhecimentos adquiridos pelas parteiras, através de registros deixados por elas a respeito de sua prática. Um dos princípios existentes era que a parturição deveria ser um processo natural e isso fez com que, por muito tempo, não existissem processos cirúrgicos ou participação de homens nos partos.

Como funciona o curso?

Focado em enfermeiros que desejem atuar no acompanhamento da gestante, da parturiente, da puérpera e do recém-nascido e em programas de atenção à saúde da mulher, o curso tem duração prevista de 11 meses e é dividido em aulas teóricas, estágio puerpério, ginecologia, patologias obstétricas e pré-natal, dependendo da instituição de ensino.

Possui matérias como: obstetrícia fisiológica e perinatologia, pré-natal, obstetrícia patológica e ginecologia, administração em ginecologia e obstetrícia e segurança do paciente       e 20 horas de estágio em sala de parto, puerpério, ginecologia, patologias obstétricas e pré-natal.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho, nessa área, abrange o setor público, com atuação em unidades de saúde da família e em gestão, na formulação de políticas públicas para esse nicho, em hospitais, clínicas e até em serviços personalizados de home care, um novo tipo de atuação no mercado, voltado a grávidas com gravidez de risco e que necessitam de cuidado intensivo em suas residências.

Continuar estudando em cursos de peso e credibilidade faz muita diferença para a sua carreira. Observe o currículo do curso escolhido, a preparação e o histórico dos professores, a nota geral dos cursos no MEC e a maior possibilidade de inserção profissional que a instituição escolhida pode promover.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública tem credibilidade internacional, conquistada com ensino, pesquisa e extensão de qualidade, além de suas ações de caráter humanitário e assistencial à população. É uma instituição socialmente responsável, cujos valores são refletidos nos alunos que passam por ela. Isso proporciona a formação de não apenas profissionais, mas cidadãos mais éticos e capazes, dedicados à contribuição para a saúde pública e para a sociedade, como um todo.