Diferenciais do curso de Enfermagem na Bahiana

Há mais de 60 anos formando profissionais qualificados para o mercado, o curso de enfermagem da Bahiana alcançou o conceito máximo na classificação do Ministério da Educação (MEC), graças a um currículo que atende as Diretrizes Curriculares Nacionais, em suas metodologias de aprendizagem, teoria, prática e pesquisa.

Descubra aqui os motivos pelos quais quem quer destaque no mercado, escolhe fazer Bahiana.

Aprendizado com prática

O currículo da Bahiana trabalha intensamente a relação entre a teoria e a prática. A prática profissional é estimulada desde o começo, através de visitas à campo e estágios, nos quais os alunos contam com a supervisão direta de professores e enfermeiros dos serviços à atenção hospitalar.

Além da parceria com os hospitais São Rafael, Santa Isabel, Roberto Santos, Otávio Mangabeira e Tyssila Balbino, a Bahiana apoia projetos de responsabilidade social nos quais os alunos são co-responsáveis pela humanização do atendimento à saúde, a exemplo do “Anjos da Enfermagem”, desenvolvido na comunidade do Candeal.

Essa prática profissional é torna-se um grande diferencial para o aluno em um contexto em que a enfermagem corresponde a mais de 40% da força de trabalho no setor de saúde. Dessa porcentagem, o enfermeiro, que tem nível superior, é o que tem área de atuação mais ampla, podendo atuar nas redes privada e pública, pesquisa, gestão e ensino. Através do contato com a prática, os alunos podem conhecer melhor as atuações e escolher as que mais se identificam.

Metodologia de ensino e pesquisa

As metodologias ativas de aprendizagem utilizadas pela Bahiana preparam o aluno para o mercado de trabalho, uma vez que ele é estimulado a resolver problemas desde os primeiros semestres. Além disso, há incentivo constante à pesquisa, com atividades de monitoria, bolsas de pesquisa e grupos de estudo de enfermagem.

O projeto pedagógico inovador, condizente com as Diretrizes Curriculares Nacionais, e o corpo docente qualificado fizeram com que a Bahiana se destacasse entre as instituições avaliadas pelo MEC.

Diversas formas de ingresso

Existem muitos caminhos possíveis para chegar à Bahiana:

Processo Seletivo Formativo

Mais do que um vestibular, nos preocupamos em propiciar aos candidatos uma experiência vivencial, na qual eles poderão discutir situações da enfermagem e evidenciar suas habilidades pessoais, além de conhecer seus futuros colegas de curso e professores.

PROSAE – Programa Saúde e Educação

Esse programa foi elaborado com o intuito de democratizar o acesso ao ensino médio. Para tanto, o PROSAE oferece descontos significativos nas mensalidades de ex-alunos de escolas públicas (1º,2º e 3º anos) e portadores de diploma em pedagogia.

Transferência Externa e Matrícula Especial

Há também vagas para alunos de outras instituições de ensino em saúde e portadores de diploma de enfermagem.

Quer saber mais sobre as formas de ingresso na Bahiana? Fale conosco!

Esses são os motivos pelos quais os profissionais formados pela Bahiana são muito bem recebidos pelo mercado.