Enfermagem

Enfermagem

A importância da graduação em Enfermagem

038-A-importância-da-graduação-em-Enfermagem.jpeg

graduação em Enfermagem busca formar um profissional que seja capaz de organizar, planejar, supervisionar e executar a melhor assistência possível ao cliente, à sua família e à comunidade. Sendo assim, o graduado em Enfermagem estará preparado para atuar em um diversificado campo de prestação de cuidados em enfermagem.

 

Se você está tentando escolher uma profissão, a informação é uma das ferramentas mais valiosas e importantes nesse momento. Para se tornar o profissional que deseja, é preciso entender quais os passos que deverão ser tomados, a fim de construir uma boa carreira e ganhar espaço no mercado de trabalho.

Neste texto, iremos focar a profissão de enfermeiro. Para quem se identifica com essa carreira, saiba como é o perfil desse profissional, a graduação na área, sua importância e como está o mercado de trabalho atualmente.

 

O enfermeiro e as áreas de atuação

Primeiramente, é preciso entender que enfermagem é a ciência que se dedica à promoção, manutenção e restabelecimento de saúde nas pessoas. O enfermeiro terá o dever de proteger o paciente em termos de saúde, recuperação, bem-estar e prevenção de doenças. Seu foco será o cuidado das pessoas que estiver atendendo.

O profissional de enfermagem é indispensável em todos os setores da saúde, no campo hospitalar, na saúde coletiva, da pesquisa, educação, por exemplo. Com uma formação fortemente alicerçada na humanização, ética, cuidados integralizados na atenção à saúde e sistematização do processo do cuidar, atua com destaque na gestão de processos e serviços de cuidados em saúde. Essa é uma profissão que valoriza e desenvolve ações de forma conjunta com outras áreas de ciências biológicas e saúde, principalmente médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Além do trabalho em hospitais, o enfermeiro é um profissional de igual importância em outros campos da saúde coletiva, atuando, aqui, na promoção de saúde e controle das doenças. Nesse caso, seu foco é cuidar da comunidade, realizando trabalhos educativos, de cuidados e de prevenção.

São muitas as especialidades (43) registradas no Conselho de Enfermagem, de forma que esse profissional poderá trabalhar áreas como: hospitais, unidades básicas de atenção à saúde coletiva, gestão em saúde, pesquisa no campo da saúde e inovação tecnológica, saúde estética, auditoria, saúde do trabalhador, saúde do escolar – idoso – mulher – criança, atenção à saúde mental, entre outras.

Além disso, se o profissional de enfermagem optar por concluir a graduação em Enfermagem seguindo o caminho da licenciatura, ele poderá também escolher ministrar aulas teóricas e práticas em cursos técnicos de todos os níveis, atuando na formação de mais enfermeiros e na disseminação da carreira.

 

Perfil do profissional de enfermagem

Antes de entender a graduação em enfermagem, é preciso ver se existe uma adequação ao perfil desse profissional. O enfermeiro deverá saber trabalhar em equipe, lidar bem com pessoas, ter inteligência emocional e paciência para lidar com pacientes, famílias e comunidades em momentos de extrema fragilidade. A relação que o profissional criará com seus pacientes deverá ser respeitosa e de confiança.

 

Graduação em Enfermagem

Conforme discutido acima, o enfermeiro graduado terá ótimas oportunidades e amplas opções de campo de trabalho: de hospitais à saúde pública e coletiva, pesquisa e educação. E, ainda, se optar pela licenciatura, poderá também atuar como professor. Assim, a graduação em enfermagem é extremamente importante para dar acesso aos melhores cargos profissionais, bem como salários mais altos e carreiras de maior satisfação.

Abordando um pouco o curso de Enfermagem, as disciplinas oferecidas são tão amplas quanto a atuação do profissional. Pelas normas do MEC, o curso deverá oferecer conhecimento em diversas áreas, formando um enfermeiro generalista capaz de atuar também como pesquisador, gestor público, assistente comunitário e na vigilância de saúde.

A graduação em enfermagem tem duração de, em média, quatro anos. Seu caráter generalista abrange preparos teóricos e práticos voltados para necessidades de atenção primária, que é o principal trabalho do enfermeiro em ambulatórios, postos de saúde e prontos-socorros.

Com relação às disciplinas, nos primeiros anos, são marcadas por aprendizados básicos na área de ciências biológicas, como anatomia, microbiologia, citologia, histologia e parasitologia. Ao lidar com pessoas, na maior parte do tempo o aluno também deverá voltar-se aos estudos humanos, tendo matérias como administração, psicologia, sociologia, direito e legislação, direitos humanos, desenvolvimento econômico e comportamento organizacional.

Gradativamente, ao conhecer os procedimentos técnicos, os próximos anos de graduação serão pautados por práticas em clínicas, enfermarias e laboratórios, onde o estudante poderá atender e cuidar de pacientes. Nessa fase, as disciplinas são mais centradas em conhecimentos específicos do curso e da profissão, tais como:

  • Ações de Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Enfermagem e o Controle da Infecção Hospitalar
  • Enfermagem em Evidências
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem na Saúde Ambiental
  • Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente
  • Enfermagem na Saúde da Mulher
  • Enfermagem na Saúde do Adulto
  • Enfermagem na Saúde do Idoso
  • Enfermagem na Saúde do Trabalhador
  • Enfermagem na Saúde Mental
  • Enfermagem nas Doenças de Notificação Compulsória
  • Enfermagem no Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Recuperação Pós-Anestésica
  • Enfermagem no Paciente Crítico e Semicrítico
  • Nutrição Aplicada à Enfermagem
  • Políticas Públicas de Saúde
  • Saúde Coletiva
  • Vigilância em Saúde

Por fim, a graduação em Enfermagem reconhece o estágio como obrigatório, a fim de preparar seus futuros enfermeiros da melhor forma para o mercado de trabalho. Essa etapa é supervisionada por enfermeiros e professores, que deverão aconselhar e avaliar as tarefas dos alunos. No fim do curso, também é obrigatória a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para formar-se.

Mercado de trabalho para enfermeiros

Muitos não sabem, porém há uma grande diferença entre cursar ou não faculdade de Enfermagem: o profissional graduado é considerado o enfermeiro padrão. Já aquele que concluir o curso técnico de Enfermagem será um técnico em enfermagem ou um auxiliar de enfermagem.

Para um enfermeiro que se graduou, o salário médio, em início de carreira, é de R$ 2.800,00 em cidades menores a R$ 4.500,00 em grandes centros urbanos.

Enfermeiro(a) é o profissional com formação universitária e o profissional de formação técnica enquadra-se como técnico ou auxiliar de enfermagem.

Tem mais dúvidas sobre a graduação em Enfermagem que não foram respondidas neste texto? Comente aqui para que possamos discuti-las.