Pesquisa e Inovação

Bahiana lança periódico científico com enfoque inovador na área de neurociência

A Brain Imaging and Stimulation (BIS) é uma nova revista brasileira voltada para as áreas de imageamento cerebral e neuromodulação, sendo a terceira revista no mundo no último tópico.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em conjunto com a Rede de Núcleos de Assistência e Pesquisa em Neuromodulação (Rede NAPeN), acaba de lançar o periódico científico Brain Imaging and Stimulation (BIS), integrando o portal BAHIANA Journals, uma iniciativa inovadora no cenário científico brasileiro e mundial. A revista é voltada para estudos específicos sobre imageamento e estimulação cerebral, incluindo vários métodos de estudo da atividade cerebral, como a ressonância magnética estrutural e funcional, a espectroscopia do infravermelho próximo, a tomografia por emissão de pósitrons, a eletroencefalografia e muitas outras, além da neuromodulação invasiva e não invasiva. Segundo a Dra. Kátia Nunes Sá, coeditora da revista ao lado do Dr. Abrahão Fontes Baptista, "É a terceira revista no mundo na área de neuromodulação cerebral, ao lado da Brain Stimulation e da Neuromodulation: Technology at the Neural Interface da International Neuromodulation Society (INS). A publicação será totalmente em inglês e visa a um público interessado em compreender profundamente o cérebro humano e formas de potencializá-lo".

Além da publicação de artigos científicos, outro diferencial do periódico será a publicação de conteúdos em formatos de vídeos e infográficos. “A Brain Imaging and Stimulation (BIS) se aplica a uma ciência interdisciplinar por natureza, que é a neurociência. Profissionais de medicina, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, odontologia, terapia ocupacional, biologia, ciência da computação, física, matemática e outros segmentos que buscam se aprofundar no conhecimento sobre o funcionamento do cérebro e as diferentes formas de potencializar suas funções podem se interessar pela BIS", salienta Dra. Kátia Nunes Sá.

A revista não cobra taxa de submissão ou acesso aos seus conteúdos, sendo da modalidade Diamond Open Access, ou seja, totalmente subsidiada pela Bahiana e não por autores via taxas de processamento de artigos. Isto significa também que a publicação não possui conflitos de interesse mercadológicos, pois não precisa receber nenhum tipo de patrocínio da indústria, pelo fato de a Bahiana ser mantida por uma fundação sem fins lucrativos.

De acordo com o editor da BIS Dr. Abrahão Fontes Baptista, a Bahiana sai, mais uma vez, na frente quando se trata de ideias inovadoras em saúde: "A Bahiana tem uma linha de pesquisa em neurociências no seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e colabora com outros centros de referência em neurociências no Brasil. Pesquisadores dessas instituições perceberam a necessidade de um periódico que pudesse contemplar as áreas de neuroimagem e neuromodulação. Diante da lacuna identificada no tema, conciliou-se o desejo do grupo de pesquisadores do nosso programa de mestrado e doutorado com o centro de neurociências da Bahiana Saúde e a Rede NAPeN, que envolve diversas universidades brasileiras, como a Universidade Federal do ABC, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de Pernambuco. O corpo editorial possui pesquisadores com produção muito relevante na área tanto no Brasil como no exterior”.

Interessados em submeter conteúdos para avaliação e possível publicação na Brain Imaging and Stimulation (BIS) podem enviar o seu material por meio do endereço: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/brain/about/submissions.