Medicina Baseada em Evidências

Medicina Baseada em Evidências


Visão:
reconhecimento nacional e internacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública como instituição promotora da prática clínica baseada em ciência e em valores.

Missão: (1) difundir o paradigma científico para a sociedade (alfabetização científica); (2) promover a prática clínica baseada em evidências; (3) gerar conhecimento a respeito da medicina baseada em evidências por meio da realização de metaciência; (4) desenvolver tecnologias leves que promovam inovação ao pensamento médico.



Objetivos Específicos do Centro MBE

Popularização da prática clínica embasada em evidências
Abordagens tradicionais de MBE possuem uma conotação complexa, distanciando o profissional de saúde do paradigma científico. Pretendemos democratizar o aprendizado metodológico, apresentando-o de forma simples e alinhada à tomada de decisão clínica. A essência da MBE não é a produção científica por parte do profissional de saúde, e sim o consumo de evidências científicas na tomada de decisão clínica. Isso deve ser de domínio de todo profissional, pesquisador ou não pesquisador. Há uma escassez de intervenções voltadas para a democratização da MBE, e vemos essa lacuna como oportunidade de contribuir para uma evolução cultural dentro do raciocínio em saúde. Tais intervenções se dão por meio de cursos internos (graduação e pós-graduação), cursos de extensão voltados para o público externo e publicações em linguagem simples e didática. Objetivamos desmitificar a complexidade do assunto, fazendo com que as pessoas passem a entender e gostar do ambiente cultural.

Promover a cultura científica na sociedade
A efetividade de decisões clínicas depende da sinergia com a preferência do paciente. Muitas preferências são influenciadas por uma cultura anticientífica. Acreditamos que o paradigma científico deve estar presente culturalmente em uma sociedade, promovendo um sinergismo entre a posição científica de um profissional e uma decisão compartilhada com o paciente. Dessa forma, não podemos limitar a educação científica a profissionais, pois ela deve ser universal. Isso implica no desenvolvimento de ações que abram diálogo com a sociedade a respeito do que se trata um pensar científico em saúde.

Gerar conhecimento quanto à aplicação da MBE
Em nossa linha de pesquisa, teremos questões descritivas e analíticas sobre o universo científico em saúde, tais como:

  • Descrever a prevalência de fenômenos que reduzem confiabilidade de evidências (poder estatístico inadequado, múltiplas comparações, viés de publicação).
  • Descrever a prevalência de estudos que testam hipóteses inúteis.
  • Identificar e descrever vieses cognitivos do pensamento médico.
  • Quantificar o impacto de erros sistemáticos e aleatórios no valor preditivo de evidências.
  • Explorar a adequação de abordagens relacionadas a estudos de efetividade.



Histórico e Justificativa para a Criação do Centro

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi pioneira no Brasil ao ser uma das primeiras escolas médicas a criar uma disciplina obrigatória dedicada ao conhecimento da MBE. Há 10 anos, por sugestão da coordenadora do curso de Medicina, Marta Menezes, surgia a disciplina Raciocínio Clínico Baseado em Evidências (RCBE), ministrada pelo prof. Luís Correia aos alunos do 6º semestre.

Essa iniciativa se desenvolveu ao longo dos anos, servindo de estímulo a outras ações que expandiam o impacto da disciplina RCBE. Foram elas:

  • A criação do blog Medicina Baseada em Evidências, em 2010, hoje com 1.8 milhão de acessos e 40.000 seguidores em sua respectiva página do Facebook (fanpage), colocando a Bahiana como referência no Brasil nesse assunto.
  • O surgimento de parcerias internacionais dentro do escopo de MBE, a exemplo da Universidade de Ulm e da visita que recebemos do autor de “O Doente Imaginado”, Marco Bobbio.
  • A realização de cursos de extensão sobre Medicina Baseada em Evidências, sendo o último de caráter internacional, consolidando a parceria com a Universidade de Ulm, com a presença do prof. Franz Porzsolt na Bahiana.
  • A criação do grupo de pesquisa para o desenvolvimento da Medicina Baseada em Evidências, que tem despertado o interesse de um grande número de alunos da graduação, já com dois alunos especiais de doutorado envolvidos nessa linha de pesquisa.
  • A iniciativa Choosing Wisely na Bahiana, coordenada pela prof.ª Marta Menezes, com escopo de campanha reflexiva e promissora linha de pesquisa, envolvendo vários alunos de pós-graduação.
  • A inserção da conferência MBE na Semana do Calouro, ação apoiada pela atual coordenadora do curso de Medicina, prof.ª Ana Verônica Batista.

Dessa forma, tornou-se evidente o impacto da MBE como linha de ensino e pesquisa na Bahiana. Essa percepção culminou na ideia de concentrar essas ações em um núcleo estruturado, o que catalisaria o impacto da medicina baseada em evidências dentro da Bahiana e, consequentemente, o impacto da Bahiana em promover esse paradigma nacional e internacionalmente. Esse Núcleo então recebeu o nome de Centro de Medicina Baseada em Evidências (Centro MBE). 

Finalmente, a existência do Centro MBE vai ao encontro da filosofia do Núcleo de Pesquisa e Inovação da Bahiana (NUPI), pois o que propomos é inovação com base na tecnologia leve, representada por uma forma diferenciada de pensar em saúde.