Parcerias institucionais promovem intercâmbio acadêmico para discentes e docentes da Bahiana

Iniciativa promove a troca de conhecimentos científicos e culturais visando ao enriquecimento da formação profissional.

O Núcleo de Relacionamento Institucional e Internacionalização da Bahiana (REAI) vem promovendo uma série de ações visando à troca de conhecimentos entre docentes e discentes da instituição e de outras entidades educacionais e de pesquisa de outros países. Entre essas iniciativas está o intercâmbio acadêmico, realizado por meio de parceiras com instituições de ensino superior.

A estudante do curso de Psicologia da Bahiana Milena Oitaven Osterne está, neste momento, residindo em Portugal, onde participa do programa de intercâmbio acadêmico na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ela destaca como principais ganhos com a experiência a possibilidade de conhecer e vivenciar uma outra cultura. "Conhecer uma outra cultura e outra forma de investigar e atuar na psicologia sempre me despertaram curiosidade e fiquei muito feliz quando surgiu a oportunidade do intercâmbio e em uma faculdade de tanto prestígio. Estou no final do curso, e os componentes curriculares da Uporto apareceram como uma chance de enriquecer e complementar o meu currículo", declara. Ela conta que a universidade portuguesa oferece  muitas oportunidades de estudar diferentes temas em grupos de investigação, miniestágios, workshops, entre outras ações. "Além disso, não posso deixar de citar o crescimento pessoal de experenciar um intercâmbio, a chance de desenvolver habilidades, como a social, e a oportunidade de conhecer o Porto, sendo uma cidade acolhedora, com muitos universitários de diversas nacionalidades, e facilmente transitável. Ao retornar, espero poder compartilhar o conhecimento adquirido e agregá-lo à minha atuação profissional como psicóloga".

O intercâmbio proporcionado pelo REAI não se limita aos acadêmicos da graduação. Daniela Costa Moraes é professora do curso de Odontologia e doutoranda do Programa de Medicina e Saúde Humana da Bahiana. Atualmente, está cursando algumas disciplinas do programa de doutorado em Saúde Pública da Universidade do Porto (Portugal). "A experiência tem sido muito rica e desafiadora, afinal, estou tendo aulas em inglês, o que favorece o aprimoramento da língua, e estou entrando em contato com um conteúdo novo, que me possibilita adquirir novos conhecimentos, e que, provavelmente, irá me ajudar a ampliar minha atuação como docente na Bahiana".

Outros estudantes também estão participando de programas em universidades no Canadá. Para saber mais sobre o intercâmbio acadêmico da Bahiana, confira aqui.