Notícias

Núcleo de Segurança do Paciente da Bahiana Saúde reforça compromisso no Dia Mundial da Segurança do Paciente

Data da OMS destaca importância de práticas seguras na assistência à saúde.

compartilhe

No dia 17 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Bahiana Saúde, reforça o seu compromisso com a promoção de cuidados seguros, humanizados e centrados no paciente.

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Segurança do Paciente busca mobilizar profissionais de saúde, gestores e sociedade para reduzir riscos e prevenir falhas assistenciais. A OMS estima que cerca de 2,6 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de falhas evitáveis na atenção à saúde. Em 2025, a campanha internacional chama a atenção para os cuidados pediátricos e neonatais, destacando a vulnerabilidade de recém-nascidos e crianças a eventos adversos.

Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)

Na Bahiana Saúde, o NSP atua como elo entre diferentes setores da instituição, promovendo a identificação e prevenção de riscos que possam causar danos aos pacientes; desenvolvendo e aplicando protocolos de segurança e monitorando eventos adversos, a fim de propor melhorias contínuas. Além disso, o setor também realiza capacitações de equipes multiprofissionais em práticas seguras, fomentando a cultura da segurança em todos os setores. Para Araceli Moreira, responsável técnica da Enfermagem da Bahiana Saúde, o núcleo traduz, na prática, o compromisso da instituição com a qualidade da assistência. “Nosso objetivo é garantir que cada paciente receba um cuidado seguro, humanizado e centrado em suas necessidades. A segurança do paciente não é apenas um protocolo, mas um valor que orienta todo o nosso trabalho”, afirma.