X Fórum de Atividade Física, Qualidade de Vida e Promoção de Saúde reúne especialistas e estudantes no Campus Cabula da Bahiana
Evento debate o futuro do esporte e da cultura da atividade física na era das mudanças climáticas.
19/09/2025
compartilhe
“O futuro do esporte e da cultura da atividade física na era das mudanças climáticas”. Com este tema, foi realizado, no dia 13 de setembro, no Campus Cabula, o X Fórum de Atividade Física, Qualidade de Vida e Promoção de Saúde. Coordenado pelos professores Anderson Leandro Peres Campos e Clarcson Plácido Conceição dos Santos, também coordenador do curso de Educação Física da Bahiana, o evento reuniu especialistas, estudantes e profissionais da saúde para discutir os impactos das transformações ambientais na prática de exercícios e na promoção da saúde. O fórum ofereceu palestras e mesas de discussão que abordaram desde o sedentarismo e as doenças crônicas até estratégias baseadas em evidências para prescrição de exercícios físicos. As oficinas práticas foram um dos grandes diferenciais, permitindo aos participantes aplicar conceitos científicos em situações reais.
“A escolha do tema veio em função do que estamos vivendo atualmente, como sociedade. A questão da saúde climática, da mudança planetária e como isso tem impactado a vida da população, nos chamou a atenção, inclusive pela adesão à prática do exercício e à tomada de decisão para que as pessoas possam se manter ativas fisicamente ou não. Por isso, trouxemos profissionais que atuam e desenvolvem pesquisas nesse campo a fim de elucidar qual será o futuro da humanidade em relação à mudança de comportamento, mediado pelas mudanças climáticas. Sendo essa a tônica de nosso evento que também celebra 10 anos de nosso curso”, explicou Dr. Clarcson Plácido.
Para Geovana Júlia Rosário de Paula Santos, estudante do 1º semestre de Educação Física da Bahiana, a escolha do tema foi excelente por se tratar de um assunto atual e urgente: “Estamos vivendo essa mudança climática, de vida, social e ambiental. Então precisamos ter, cada vez mais, esse diálogo e ver as políticas públicas: o que podemos fazer com nossa ação em relação a esse aspecto. Como profissionais de Educação Física, precisamos discutir, estudar, pesquisar para ver como podemos contribuir para melhorar a nossa qualidade de vida e a das pessoas que virão no futuro”. O evento também homenageou profissionais que se destacam na área, transformando vidas e inspirando gerações por meio da Educação Física, com o Prêmio Prof. Hélio Campos, concedido à profissional de Educação Física prof.ª Desiree D'alia e ao professor da Bahiana Clárcson Plácido.