Notícias

Associação HTLVida celebra 15 anos de fundação com apoio da Bahiana

Entidade celebra 15 anos de fundação com evento marcado pelo tema “Árvore” e pela parceria com a Bahiana.

compartilhe

No último dia 30 de setembro, a Associação HTLVida comemorou os seus 15 anos de fundação em uma atividade especial realizada no Campus Brotas. O encontro teve como tema “Árvore”, em referência às primeiras reuniões dos membros da associação, que aconteceram embaixo de uma mangueira existente no Campus, onde nasceu a ideia de criar a entidade. Para marcar a homenagem, alunos e egressos do Programa Mentores da Saúde apresentaram a música “Árvore”, de Edson Gomes. O evento contou ainda com a presença da reitora da Bahiana, prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, da enfermeira do Centro de HTLV Aidê Nunes e da pesquisadora Dra. Fernanda Grassi.

Criada com o incentivo do professor e pesquisador Dr. Bernardo Galvão e ampla colaboração da Bahiana, a HTLVida consolidou-se como referência no acolhimento, na defesa dos direitos humanos e na luta por políticas públicas voltadas às pessoas que vivem com o vírus HTLV. Durante a celebração, Dr. Galvão afirmou que “a fundação da Associação HTLVida foi uma força para transformar muitas coisas que fizemos em política pública. Sem eles, não seria possível termos tantas vitórias. Estamos aqui, hoje, para celebrar a vida, a luta e continuarmos juntos para cada vez mais avançarmos”. Já a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, reforçou que “hoje nós temos 80% do estado da Bahia com uma linha de cuidado à pessoa com HTLV. A associação é um grande dínamo que faz com que essas coisas aconteçam”.

A presidente da entidade, Márcia Brandão, agradeceu à parceria da Bahiana ao longo desses 15 anos: “Somos frutos dessa casa, tudo começou daqui. Nesse caminhar, sempre tivemos a Bahiana a nos ajudar a descobrir novos tratamentos e novas pesquisas. Só temos a agradecer por todo o apoio que vem dando à Associação HTLVida”. Além de atuar na promoção da saúde, a instituição oferece suporte multiprofissional a pessoas que convivem com o vírus, reforçando o seu papel transformador na sociedade.