Pesquisa e Inovação

XV Fórum de Pesquisadores destaca avanços da pós-graduação e reconhece excelência científica na Bahiana

Evento celebrou a produção científica da instituição com a presença de professores, pesquisadores, estudantes dos programas de pós-graduação e convidados.

compartilhe

"Este é um evento já consolidado na nossa comunidade científica e que vem realmente registrando a marca da nossa instituição com esse compromisso social, porque investir em ciência, inovação e tecnologia para a Bahiana é, antes de tudo, um compromisso social", afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação Stricto Sensu, Prof. Dr. Atson Fernandes, na abertura do XV Fórum de Pesquisadores da Bahiana que aconteceu na manhã do dia 10 de outubro no Campus Cabula, reunindo professores, pesquisadores, estudantes dos programas de pós-graduação e convidados. Estiveram presentes na mesa de abertura a reitora da Bahiana Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, o diretor da FAPESB e docente do programa de Mestrado Tecnologia em Saúde, Prof. Dr. Handerson Leite, os coordenadores dos programas de mestrado e doutorado da instituição.

Em sua fala de abertura, Dra. Maria Luisa comentou a posição da Bahiana como 6ª melhor empresa para trabalhar no Brasil, segundo o Ranking GPTW Nacional 2025, cujo resultado foi anunciado no último dia 8 de outubro. "Aqui é um lugar onde as pessoas têm prazer em trabalhar e se sentem bem. Isso, obviamente, produz resultados incríveis porque é uma maneira que a gente se relaciona, que faz com que a gente seja produtivo, inovador, onde a gente seja autor de muitas coisas, não é somente de artigos científicos, mas é onde as minhas ideias, as nossas ideias proliferam, crescem, são ilimitadas. Aqui a gente cuida uns dos outros, a gente escuta uns aos outros. É um lugar especial!", declarou Soliani. O encontro foi aberto com um café de boas-vindas e seguiu um vídeo de retrospectiva das 15 edições do evento, além de uma homenagem, também em vídeo, ao centenário do Prof. Dr. Humberto de Castro Lima.

A programação teve ainda o painel “Pós-Graduação Bahiana e as novas perspectivas do PNPG/CAPES” que discutiu os resultados do quadriênio 2021–2024 e os novos rumos da pós-graduação no país. O painel contou com apresentações do Prof. Dr. Atson Fernandes e do Prof. Dr. Diego Menezes, presidente da ABIPTI e superintendente de Relações Institucionais da Bahiana, com mediação da Profa. Dra. Cristiane Dias, gestora da Pós-Graduação Stricto Sensu. Durante o evento, também foi lançado o livro “Empreendedorismo e Inovação em Saúde: Ciência & Mercado” (3ª edição), publicação apoiada pela Fundação Maria Emília, resultante do III ENEIS. A obra reafirma o compromisso da Bahiana em integrar o conhecimento científico às práticas inovadoras voltadas ao desenvolvimento do setor da saúde. Foram homenageados os vencedores:


Prêmio Professor Humberto de Castro Lima – Pesquisador(a) do Ano
Vencedora: Prof.ª Dra. Cristina Salles
---
Prêmio Grupo de Pesquisa Consolidado: Psicologia, Diversidade e Saúde
Pesquisadoras Líderes: Prof.ª Dra. Marilda Castelar e Prof.ª Dra. Monica Daltro
---
Prêmio Grupo de Pesquisa em Consolidação: Gastroenterologia e Hepatologia Pesquisador Líder: Prof. Dr. Paulo Bittencourt
---

Prêmio Prof. Dr. Carlos Alfredo Marcílio Souza

Melhor Tese de Doutorado – Medicina e Saúde Humana

Dra. Verena Souza Souto
---

Prêmio Prof. Dr. Bernardo Galvão Castro-Filho – Melhores Dissertações de Mestrado

Mestrado profissional em Tecnologia em Saúde

ME. Juliana Guimarães Santos

Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde

ME. Lua Maria Bacellar

Mestrado em Medicina e Saúde Humana

ME. Juliana Dórea