Notícias

Curso de Biomedicina celebra 23 anos com programação especial

Evento contou com palestras voltadas para os campos de atuação dos biomédicos e biomédicas.

compartilhe

O curso de Biomedicina da Bahiana celebrou seus 23 anos de história, conquistas e consolidação com o evento “Dia do Biomédico”, no Campus Cabula, reunindo docentes, estudantes e convidados. Ao longo da manhã, foram realizadas palestras voltadas para os campos de atuação dos biomédicos e biomédicas. "Os temas foram pensados para que os alunos possam compreender, de fato, como funciona o universo biomédico, porque, dentro da Biomedicina, temos mais de 30 habilitações e muitos alunos não conhecem todas elas", explicou a professora e coordenadora do evento, Indira Ayama de Souza Tupina.

Ao longo da manhã, foram realizadas palestras com profissionais biomédicos sobre Vigilância Sanitária, Hematologia, Ciência Forense e Estética. Segundo Ricardo Andrade, ex-aluno da Bahiana e biomédico atuante na área de estética, quando se formou, em 2014, o campo de atuação era muito restrito para o profissional de Biomedicina. "Era tudo muito novo. Era uma nova atuação do biomédico e tivemos certa dificuldade de ingressar no mercado. Mas, ao mesmo tempo que foi difícil, conseguimos muitas parcerias nas clínicas e hoje o biomédico já é o profissional reconhecido para essa área", conta Andrade. Andrade fala que ter feito biomedicina foi a melhor escolha de sua vida. "Durante o curso, a gente foi conhecendo as habilitações do biomédico e, quando surgiu essa habilitação da estética, eu abracei e hoje me sinto uma pessoa realizada, pois foi o que nasci para fazer", disse o biomédico que já tem a sua própria clínica há 4 anos.

Para o coordenador Geraldo Ferraro, ao longo de seus 23 anos, o curso de Biomedicina da Bahiana abriu muitas possibilidades para os biomédicos, sendo pioneiro no Brasil em diversas áreas, a exemplo da Bioimagem. "O curso de Biomedicina da Bahiana hoje é consolidado no mercado. As pessoas sabem o que é biomedicina e buscam-na como primeira opção, e a gente surge agora com novas áreas de atuação como a estética. Ressalto a pesquisa como uma área muito boa para o biomédico. Recentemente, tivemos um de nossos egressos Caíque Almeida defendendo a sua tese de doutorado no exterior e hoje foi contratado, por um hospital de Memphis (EUA), para trabalhar com câncer pediátrico. Assim como ele, outros egressos nos enchem de orgulho!". A programação também contou com uma mesa-redonda sobre residências biomédicas, além de atividades, como Yoga, com a prof.ª Renata Roseguini, e de recreação, com a Atlética Bahiana.