IX Health Tech destaca inovação, impacto social e reconhecimento científico na Bahiana
Evento reuniu mais de 300 estudantes e representantes de instituições de fomento, e premiou os melhores trabalhos da XXIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica.
18/11/2025
compartilhe
A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou, no dia 13 de novembro, no Campus Cabula, a 9ª edição do Health Tech, reunindo mais de trezentos estudantes, docentes e representantes de instituições de fomento à pesquisa e à inovação. Na mesa de abertura, estiveram presentes: a diretora-executiva da Fundação Maria Emília, Thamile Accioly; a diretoria de Inovação e Produtividade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Mariana Brasil; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Bahiana, prof. Dr. Atson Fernandes; e a magnífica reitora da instituição, Dra. Maria Luisa Soliani.
A programação incluiu o painel “Experiências que Inspiram: empreendedorismo acadêmico com impacto social”, com apresentação dos projetos ReHabRaras, da prof.ª Adriana Faiçal, e “Negro Atlas de Dermatologia”, do egresso Lucas Neiva, ambos incubados pela Bahiana. O evento também marcou a entrega do Prêmio Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani aos melhores trabalhos da XXIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, distribuídos de acordo com as instituições financiadoras CNPq, Bahiana, Fundação Maria Emília, Hospital Cardiopulmonar, além de autores voluntários. Os premiados receberam certificados das mãos da reitora e de representantes das agências de fomento, em um momento de celebração da produção científica desenvolvida na graduação e no programa de iniciação científica da instituição.
Entre os destaques da noite, a estudante PIBIC Maria Clara Fonseca, aluna do curso de Psicologia e autora do trabalho “Perfil sociodemográfico do suicídio de adolescentes e jovens baianos: óbitos e tentativas”, celebrou a conquista e ressaltou a importância da iniciação científica em sua trajetória: “Foi um processo transformador, que me mostrou que eu era capaz de ir além do que imaginava. A Iniciação Científica me conectou com profissionais incríveis, me abriu portas, inclusive acabo de ser aprovada para o mestrado na PUC-SP. Ver o resultado final e receber esse reconhecimento é muito recompensador. Sou fã da iniciação científica!”