4º ENEIS reúne instituições de referência para fortalecer o ecossistema de inovação em saúde
Evento será realizado de 26 a 28 de março com uma vasta programação voltada à ciência, inovação e empreendedorismo em saúde.
30/01/2026
compartilhe
A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em parceria com o Senai Cimatec, Fiocruz, Liga Álvaro Bahia Contra Mortalidade Infantil e Bahiafarma, realizará, no período de 26 a 28 de março, no Campus Cabula, o 4º Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde (ENEIS). Com o apoio da CAPES e CNPq, o encontro visa promover a divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação na área de saúde, promovendo um ambiente ideal para articulações, com foco na formação de redes de colaboração entre academia, centros de pesquisa, setor produtivo e governo para a proposição de parcerias. Outro propósito do evento é fomentar a produção científica e tecnológica, bem como o desenvolvimento de projetos com potencial de geração de produtos, processos e serviços inovadores no campo da saúde.
Programação
A vasta programação do 4º ENEIS contará com feira tecnológica, oficinas, painéis e networking com startups e instituições. "O nosso portfólio de temáticas contará com convidados especiais dispostos a proporcionar rica troca de saberes e a discutir o empreendedorismo na perspectiva do caminho para o sucesso na área de saúde", diz o presidente do encontro e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, Dr. Atson Fernandes.
No dia 26, o evento promove oficinas temáticas presenciais e on-line, das 14h às 18h, abordando temas, como reprodutibilidade científica, boas práticas em pesquisa, inteligência artificial aplicada à educação e à escrita científica, lean healthcare, biodiversidade, negócios sociais, estruturação e valoração de projetos de CT&I e modelagem de negócios inovadores em saúde. Já nos dias 27 e 28, a programação segue de forma presencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube, com feira tecnológica, conferência magna e painéis que discutem a saúde no futuro, o empreendedorismo em biotecnologia, a inserção social e a inovação como ferramenta de desenvolvimento e inclusão, reunindo especialistas de instituições, como USP, Fiocruz, Instituto Butantan, SENAI CIMATEC e outras. O evento se encerra com a apresentação de trabalhos e startups e o anúncio das melhores iniciativas apresentadas, reforçando o papel do ENEIS como espaço estratégico de articulação do ecossistema de inovação em saúde.