Docentes da Bahiana conquistam reconhecimento internacional por pesquisa em educação na saúde
Estudo sobre telegestão do cuidado em comunidades rurais foi eleito o melhor trabalho científico na modalidade Comunicação Oral, durante o CIIPES 2026.
14/07/2026
compartilhe
O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública conquistou mais um importante reconhecimento acadêmico. O trabalho "Cuidado que ensina, ensino que cuida: experiências formativas para a telegestão do cuidado na atenção primária em contexto rural", de autoria dos professores Rafael Carneiro de Lélis e Marta Silva Menezes, recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho Científico, na modalidade Comunicação Oral, durante o Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação na Saúde (CIIPES 2026). O evento foi realizado entre os dias 2 e 4 de julho, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), reunindo pesquisadores, docentes e profissionais do Brasil e do exterior para discutir avanços na educação em saúde.
O estudo apresenta experiências formativas voltadas à telegestão do cuidado na atenção primária à saúde em contexto rural, propondo estratégias que integram ensino, assistência e tecnologias digitais para qualificar a formação de profissionais e ampliar o acesso à saúde. A pesquisa faz parte do projeto de doutorado de Rafael Lélis, médico, professor de Medicina da Bahiana e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana. Segundo o pesquisador, a investigação surgiu de sua vivência prática e de profissionais de saúde que atuam em áreas rurais diante da expansão da saúde digital no país. "A pesquisa partiu da observação direta de quem atende a comunidade rural e, ao mesmo tempo, acompanha as mudanças no contexto da saúde digital. A nossa pergunta é se as pessoas que vivem em contextos ruralizados, muitas vezes sem acesso às tecnologias, receberão esses recursos de forma adequada", explica.
Mesmo em fase de desenvolvimento, o estudo já apresenta resultados expressivos, evidenciados pela premiação internacional. Para Rafael Lélis, o reconhecimento confirma o potencial da pesquisa e reforça a relevância da formação profissional para o uso qualificado das tecnologias em saúde. "Essa premiação mostra que estamos seguindo um caminho muito promissor. A iniciativa pode contribuir significativamente para todos os profissionais da saúde, porque parte do princípio de que não basta disponibilizar recursos tecnológicos; é preciso formar pessoas para utilizá-los de maneira adequada", destaca o pesquisador.