Odontologia

Curso de Odontologia da Bahiana

043-Curso-de-Odontologia-da-Bahiana.jpeg

Conheça o curso de odontologia da Bahiana, o perfil do egresso, a atuação profissional, estrutura e diferenciais do curso.

Autorizado pela Portaria nº. 1.184, de 16 de outubro de 1998, publicado no Diário Oficial da União de 20 de dezembro de 1998. Reconhecido pela Portaria nº 2.377, de 05 de julho de 2005. Renovação de Reconhecimento pela Portaria n° 903, de 21 de julho de 2010, publicada no Diário Oficial da União n° 139, de 22 de julho de 2010, seção 1, p.17 e, subsequentemente, por meio da Portaria MEC-820, de 30.12.2014.

Perfil do egresso

O profissional diplomado por esta instituição apresenta uma cultura odontológica abrangente, desenvolve competências para a formação de um clínico geral estomatologista, fundamentado nos aspectos biológicos e humanísticos, de elevado nível técnico, integrado à sociedade, à realidade, ao mercado de trabalho e voltado para o exercício da profissão com amplitude social.

Atuação profissional

Serviços públicos federais, estaduais e municipais, Forças Armadas, ONGs, clínicas particulares, sistemas cooperativados, sendo esse trabalho realizado em unidades de saúde, escolas, instituições assistenciais, hospitais, prontos-socorros, sindicatos, empresas e policlínicas de odontologia de grupo e multiprofissional de saúde. Os egressos do curso poderão dedicar-se ao ensino e/ou à pesquisa, atuar como auditores e peritos, bem como prestar consultoria técnica, científica ou de marketing a empresas fabricantes de produtos odontológicos e de atenção em saúde bucal.

Estrutura do curso de odontologia da Bahiana

O curso de Odontologia da BAHIANA é um bacharelado que oferece 60 vagas semestrais, em regime seriado semestral, com funcionamento diurno. Seus conteúdos programáticos e as práticas em serviço são orientados pelos seguintes eixos norteadores: fundamentos biológicos, sociedade e saúde, odontologia: bases, práticas, estágios e instrumentalização científica. Esses conteúdos, integrantes das ciências biológicas e da saúde, das ciências humanas e sociais e das ciências odontológicas, buscam desenvolver competências mediante a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados com a atenção integral da saúde em nível individual e coletivo, baseados em evidências científicas e no perfil epidemiológico da população. O currículo pleno do curso de graduação tem carga horária total de 4.470 horas, sendo composto por componentes curriculares sequenciais que totalizam 4.248 horas, distribuídos ao longo de um período de 10 semestres letivos, acrescidos de 222 horas que correspondem a atividades complementares.

Diferencial do currículo de odontologia da Bahiana

O cirurgião-dentista formado pela Bahiana tem sólida e abrangente formação teórica e intenso treinamento laboratorial e ambulatorial (80% da carga horária total do curso). Como realiza atendimentos clínicos desde o 4º semestre do curso, nas clínicas setoriais e integradas, e também em estágios extramurais, incluindo o internato em odontologia hospitalar, oferecido por pouquíssimas instituições de ensino do país, o egresso da Bahiana é percebido pelo mercado de trabalho como um profissional altamente qualificado e preparado para os desafios atuais da profissão.