Psicologia

Entenda por que fazer Psicologia na Bahiana aumenta suas chances no mercado de trabalho

Pensando em cursar Psicologia? Saiba por que estudar na Bahiana aumenta as suas chances no mercado de trabalho em Psicologia!

Para começar, trazemos ótimas notícias sobre o mercado de trabalho em Psicologia. Segundo dados do 27º Boletim Radar, Psicologia é a profissão com a segunda menor jornada de trabalho registrada pelo catálogo, com uma média de apenas 36,09 horas semanais. Além disso, a taxa de ingresso dos recém-formados no mercado de trabalho é elevada, chegando a 92,7%.

Se você ficou com ainda mais vontade de ser um(a) psicólogo(a), confira neste artigo muitos motivos para decidir de vez e ingressar na graduação em Psicologia na Bahiana

Na Bahiana, a prática é desde o primeiro semestre

Do 1° ao 6° semestre, na metodologia ativa de ensino Problem-Based Learning (PBL), o foco do aprendizado é no aluno. Quebrando o paradigma de aula tradicional, esse método estuda as situações através de resoluções de casos e problematizações, reduzindo, assim, a distância entre o aprendizado da teoria e a prática.

Na Bahiana, o aprendizado também acontece nas escolas e unidades de saúde, nas quais o aluno participa de experiências práticas que se ampliam em complexidade, no decorrer dos semestres.

Atuação em diferentes campos

Prezamos pelas possibilidades! Nos 7° e 8° semestres, o estudante de Psicologia da Bahiana atua na sua formação em um programa de internato, com aulas de campo dentro das unidades de atendimento da Bahiana. A prática se dá em quatro contextos profissionais distintos:

1. Psicologia Hospitalar;
  2. Psicologia Organizacional;
  3. Clínica Ambulatorial;
  4. Psicologia Comunitária.

Nesse período de internato, os alunos se revezam entre essas áreas até o semestre final, momento em que ele escolhe em qual campo quer realizar o seu estágio específico. Assim, todos os alunos têm contato com cada um desses domínios.

Esse conhecimento prático oferecido pela Bahiana permite um maior preparo para o mercado de trabalho em Psicologia. O foco é na formação de profissionais que vão muito além do divã, adaptando-se, com muito mais facilidade, às diferentes realidades nas quais a profissão pode ser exercida.

Pesquisa e Extensão

As linhas de pesquisa desenvolvidas na instituição são destaque no curso de Psicologia da Bahiana. O aluno pode desenvolver estudos nas áreas de memória e diversidade, formação do profissional de saúde, saúde mental e clínica.

Nessa fase, o estudante de Psicologia pode contar sempre com o apoio de uma equipe de professores mestres e doutores, que investem na produção de pesquisa, iniciação científica e monitoria.

Foco no aluno: atuação interdisciplinar

Com o mercado de trabalho em Psicologia sempre em expansão, a Bahiana tem a preocupação de formar os seus alunos para a atuação em equipes interdisciplinares, a fim de preparar o estudante para um melhor atendimento do futuro paciente, de forma plena.

Há 68 anos, a vocação por ensinar e cuidar faz da Bahiana referência em ensino, pesquisa, assistência e responsabilidade social.Tudo isso é pensado para que o egresso da Bahiana tenha a melhor experiência durante a graduação e esteja pronto para atuar na promoção da saúde e qualidade de vida de seus pacientes, nos mais diversos espaços.

Conheça o Processo Seletivo Formativo da Bahiana (PROSEF) e saiba como participar!