Psicologia

6 dicas valiosas para se destacar no estágio em Psicologia

005-6-dicas-valiosas-para-se-destacar-no-estágio-em-Psicologia-02.jpg

O estágio em Psicologia é uma ótima oportunidade para o estudante adquirir experiência e, inclusive, conquistar espaço na área. Essa é uma etapa importante e que pode resultar em recomendações, relações profissionais e uma boa chance no mercado de trabalho.

Garantir uma vaga de estágio em Psicologia não é difícil, mas as ações certas podem ajudar você a se destacar nessa fase e, consequentemente, encontrar oportunidades melhores e com mais facilidade. Acompanhe as dicas preciosas que trouxemos abaixo e esteja passos a frente nessa jornada:

1. Saiba fazer um bom currículo

Esse é o primeiro passo e parece óbvio, mas não é. Muitos candidatos a vagas de estágio em Psicologia não se atentam para um senso estético básico e acabam entregando um currículo desorganizado, desconectado e faltando muitas informações. O ideal é que a linguagem do currículo seja clara e objetiva, contendo todas as informações relevantes para a vaga e, claro, de maneira organizada. Lembre-se: organização é tudo!

2. Considere atuar além da clínica geral

Existem diversas possibilidades de atuação para o psicólogo. A mais conhecida é a Psicologia Clínica, porém outras áreas têm crescido e ganhado cada vez mais destaque no contexto da Psicologia na Bahia, como a Psicologia Hospitalar, Organizacional e Educacional. Também é possível trabalhar nas áreas jurídica, social, do esporte, do trânsito, de psicopedagogia, de neuropsicologia, entre outras.

Para conhecer essas áreas e saber qual delas tem a ver com os seus objetivos de carreira, procure pesquisar a rotina profissional de cada uma e troque informações com colegas, professores e psicólogos que já estão no mercado de trabalho.

3. Participe de palestras e de atividades extracurriculares

Esses eventos podem te ajudar a entender mais a fundo as possibilidades de atuação profissional, além de permitir o contato com empresas e pessoas da área, profissionais ou estudantes. Uma boa convivência nesse novo círculo social é benéfica e muito importante para o seu desenvolvimento como psicólogo(a) e para o seu networking.

4. Pesquise sobre as empresas

Use a internet para se informar e para descobrir empresas e possíveis locais de trabalho. O Linkedin, por exemplo, pode ser um ótimo começo para encontrar vagas de estágio em Psicologia e saber mais sobre as empresas contratantes. Feita a pesquisa, selecione aquelas que estejam mais alinhadas com os valores que você prega.

5. Lembre-se: o foco do estágio é gerar aprendizado

O Estágio em Psicologia é uma oportunidade enriquecedora de aprendizado. Dessa forma, você entra no mercado de trabalho preparado para se tornar um profissional mais bem sucedido.

Por isso, mesmo com toda a rotina da graduação, estagiar, mesmo sem remuneração, é uma oportunidade para se destacar! Avalie os pontos positivos e negativos da empresa e escolha a melhor opção para o seu aprendizado.

E faça perguntas! Não tenha medo de fazer perguntas e sair da sua zona de conforto. Ser atento e obter as respostas necessárias mostra que você está disposto a aprender e interessado no trabalho que está desenvolvendo na empresa.

6. Faça parte de uma rede de relacionamento

O século XXI é dominado por redes, sejam sociais, profissionais, empresariais, científicas etc. Bons relacionamentos com profissionais da área, prática conhecida como networking, é relevante e crucial em qualquer estágio da carreira.

Esta última dica é decisiva, pois te auxilia a formar a sua imagem como psicólogo(a), ter acesso a informações e a fazer contato com possíveis colegas, sócios ou empregadores. Para quem está na procura de um estágio de Psicologia em Salvador, essas relações podem ser úteis e render ótimas indicações. Fazem toda a diferença!

Se você tem dúvidas sobre o que fazer em um estágio em Psicologia, saiba ser um profissional diferenciado e conectado com as novidades e oportunidades da sua comunidade profissional. Para isso, aproveite essas dicas e boa sorte!

Conheça o Processo Seletivo Formativo da Bahiana (PROSEF) e saiba como participar!