Psicologia

Conheça as tendências da Psicologia pós-pandemia

Quer saber sobre as principais áreas de atuação e como estará a Psicologia no pós pandemia? Então, preste muita atenção nesse artigo e confira as tendências!

A Psicologia nunca foi tão necessária aos brasileiros. O início do ano de 2020 trouxe a pandemia do COVID-19 e, consequentemente, o completo caos e a necessidade vital de adaptação e reinvenção. O mundo mudou e o distanciamento social passou a ser a recomendação obrigatória para evitar a transmissão do vírus.

Segundo estudos, essas alterações abruptas no modo de viver o cotidiano, associadas aos efeitos sistêmicos da pandemia no corpo — em particular no cérebro e na cognição — levam a questão da saúde mental ao topo das preocupações.

O contexto da Psicologia na pandemia tem exigido mudanças nas práticas profissionais desta área, em termos de avaliação e intervenções. Mudam assim, os locais de atuação e de pesquisa do psicólogo, com predomínio de atividades online. A digitalização do trabalho do(a) psicólogo(a) já é uma forte realidade, que traz consigo múltiplas possibilidades e novas tendências para o mercado de trabalho na Psicologia.

E agora, quais são as tendências para a área da Psicologia durante e após a pandemia?

A Psicologia é dividida em diversos domínios de estudo, como:

• Psicologia do Trabalho;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Jurídica;
  • Entre outras.

Essa divisão se faz necessária, pois auxilia na melhor compreensão dos campos de atuação, como também dos estudos e práticas que surgem de cada um deles.

Mas, se você pensa em estudar Psicologia na Bahiana e quer conhecer mais sobre as principais tendências, atente-se para as áreas da Psicologia que mais estão em alta atualmente:

1. Psicologia Hospitalar

Um dos ramos que mais gerou interesse no contexto de pandemia, a Psicologia Hospitalar trabalha para ajudar o paciente a passar pela experiência de adoecimento, que costuma ser bastante angustiante e dolorosa. Neste sentido, não se limita apenas aos sintomas emocionais, mas envolve qualquer tipo de manifestação da doença, ou seja, causas psicológicas, físicas e psicossomáticas.

O objetivo central desta abordagem é compreender todo o contexto dos pacientes hospitalizados, a fim de contribuir para uma melhora na assistência integral a esse sujeito.

2. Psicologia Clínica

A área clínica é geralmente a primeira que vem à mente quando pensamos na atuação do psicólogo(a). Na Psicologia Clínica, o profissional realiza o atendimento de adultos, crianças e adolescentes que apresentam algum quadro de transtorno psicológico ou problemas emocionais mais amenos que, de alguma maneira, interferem na qualidade de vida do indivíduo.

O modelo de psicoterapia utilizado depende da abordagem teórica que o psicólogo(a) escolheu seguir (Psicanálise, Terapia Cognitivo-Comportamental ou TCC, Análise do Comportamento, Fenomenologia, entre outras). Além do atendimento individual, a Psicologia Clínica também lida com terapias de grupo, casal e família.

3. Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional, ou do Trabalho, tem as suas ações desenvolvidas junto ao departamento de Recursos Humanos de empresas de médio e grande porte. O(a) psicólogo(a) organizacional é responsável por diversas atividades, que vão desde os procedimentos de recrutamento e seleção (entrevistas de admissão ou de desligamento e aplicação de testes psicológicos), até a elaboração e implementação de programas de treinamento e desenvolvimento dos funcionários de determinada instituição.

Essa é uma área em grande crescimento, visto que as empresas hoje sabem que colaboradores mais saudáveis psicologicamente apresentam mais produtividade, além de contribuírem para o melhor andamento e eficácia no ambiente de trabalho.

4. Psicologia Social

O ramo da Psicologia Social estuda a forma pela qual o indivíduo se comporta enquanto parte de um grupo, ou seja, como ele constrói e mantém as suas relações sociais. Esse tipo de atendimento é desenvolvido em diversos ambientes, tais como faculdades e unidades educacionais; lares de apoio a crianças ou pessoas idosas; reformatórios e penitenciárias; organizações não governamentais; unidades de atendimento à comunidade, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

5. Psicologia Jurídica

Psicologia Jurídica, ou Forense, é o campo da Psicologia que reúne os profissionais que se dedicam à interação entre a Psicologia e o Direito. O (a) psicólogo(a) que escolhe essa área desenvolve atividades que visam o respeito aos Direitos Humanos e à Cidadania, sobretudo como forma de prevenção e combate à violência.

O cuidado com a saúde mental dos envolvidos em um processo, bem como a avaliação de perfis psicológicos são exemplos das técnicas utilizadas por esse profissional no apoio aos casos judiciais.

Psicologia é na Bahiana!

O curso de Psicologia da Bahiana oferece um currículo inovador que valoriza a prática profissional e a visão abrangente da área, considerando sua aplicação em diversos contextos. Existem muitas maneiras para estudar no curso de Psicologia da Bahiana e você pode escolher a que melhor se adapta às suas possibilidades.

Conheça o Processo Seletivo Formativo da Bahiana (PROSEF) e saiba como participar!