Educação Fisica

Educação Física na pandemia: conheça as tendências

Descubra como os profissionais de Educação Física estão se reinventando no cenário de pandemia.

No início de 2020, a pandemia do COVID-19 surgiu no Brasil e trouxe com ela uma necessidade vital de adaptação. Com isso, o distanciamento social passou a ser a orientação mais adequada para evitar a transmissão do vírus. Embora seja uma medida estratégica para a contenção de casos, a quarentena pode trazer consequências negativas que impactam diretamente no aumento do sedentarismo e inatividade física da população – preocupação número um entre os profissionais de educação durante a pandemia.

Os equipamentos digitais (TV, computadores, celulares…) e a estadia prolongada em casa são apenas alguns dos fatores que influenciam direta ou indiretamente para a diminuição da prática de atividades físicas. Para driblar essas questões e manter a população ativa, os profissionais de Educação Física precisaram reinventar a profissão, encontrando novas formas de atuar durante a pandemia.

Dessa forma, estimular a realização de atividades físicas dentro de casa, por exemplo, tornou-se uma proposta importante e viável. A medida, inclusive, foi sugerida pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), que recomendou aos profissionais de Educação Física o estímulo e orientação ao beneficiário a permanecer fisicamente ativo, inclusive dentro de sua residência. A atividade é considerada eficaz, segura e de baixo custo, promovendo ganhos relacionados à saúde, funcionalidade e qualidade de vida.

E agora, como se reinventar durante e após a pandemia?

Como manter as crianças nas aulas de educação física durante a pandemia?

Uma escola da cidade de Cariacica, município do Espírito Santo, é o exemplo perfeito de como manter alunos nas aulas de Educação Física mesmo durante a pandemia. Através do uso de ferramentas digitais, o conteúdo chega aos estudantes por meio de missões e desafios que devem ser entregues em formato de vídeo. Confira abaixo outras formas e sugestões de se reinventar como profissional de Educação Física:

• Uso de aplicativos
  • Aulas online em formato de live
  • Suporte personalizado por meio de chamadas de vídeo
  • Atividades ao ar livre (com uso de máscara)
  • Dinâmicas e interações diferenciadas

Como a atividade física pode ajudar no cenário de COVID-19?

A realização de atividade física – seja ela em casa ou não – apresenta efeitos imediatos e a longo prazo na saúde do indivíduo. Além de diminuir os efeitos negativos relacionados a longos períodos de sedentarismo, o exercício também favorece o controle de doenças crônicas, promove ganhos funcionais e diminui o estresse e ansiedade. Além disso, também melhora a resposta imunológica a infecções – o que pode impactar na gravidade dos sintomas de pacientes com COVID-19 ou outras doenças. Por isso, o desenvolvimento e adoção de medidas alternativas que favoreçam a prática de atividade física durante a pandemia são de extrema importância para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças.