Educação Fisica

Perfil do profissional de Educação Física: Saiba definitivamente se você tem

012-Perfil-do-profissional-de-Educação-Física - Saiba-definitivamente-se-você-tem.jpeg

O perfil do profissional de Educação Física é de um indivíduo que deseja levar à vida de outras pessoas uma experiência de satisfação pessoal, cultivada por hábitos saudáveis e rotinas de exercício, adequados às necessidades e características físicas de cada um.

Além disso, o interesse e afinidade por atividades físicas e o esporte é uma característica primordial para quem deseja se tornar um profissional de Educação Física, bem como o desejo de desenvolver técnicas para que o ser humano possa alcançar o ápice do seu desenvolvimento físico e potencial esportivo.

Se identificou? Continue conosco e saiba definitivamente se o perfil do profissional de Educação Física se encaixa com as suas características.

Confira!

Perfil do Profissional de Educação Física

Existem algumas características que são importantíssimas para o bom desenvolvimento da profissão e que auxiliam o profissional de Educação Física a lidar com as diversas situações que podem acontecer em seu ambiente de trabalho.

1. Ser paciente, tendo em vista que as pessoas possuem diferentes formas de assimilação, além de um tempo diferente para absorver e executar exercícios;
  2. Ser sociável, pois muitas pessoas que decidem fazer atividades físicas o fazem contra a própria vontade, devido a condições de saúde, psicológicas dentre outras coisas;.
  3. Ser comunicativo, pois isso faz com que as instruções de exercício sejam bem compreendidas e, além disso, as pessoas assimilam as coisas de forma diferente. Por isso, adaptar-se a forma com que elas entendem melhor as instruções, pode ser crucial para o sucesso do exercício.
  4. Ser focado na melhoria de vida das pessoas. Mesmo parecendo óbvio, é necessário que profissional de Educação Física tenha vontade de inovar, buscar e desenvolver melhorias ao prescrever exercícios para seus alunos.
  5. Considerar os alunos como indivíduos únicos e que merecem atenção especial por parte do profissional de Educação Física.

O que faz um profissional de Educação Física

É da competência do profissional de Educação Física desenvolver, coordenar e supervisionar programas de atividade física que podem estar relacionadas a atividades esportivas ou com intuito recreacional. De forma sucinta, este profissional deve acompanhar e orientar as pessoas em suas atividades físicas e esportivas, individuais ou grupais.

Não é da competência do profissional de Educação Física receitar dietas, prescrever medicamentos, recomendar tratamentos e nem trabalhar com a reabilitação de lesões, a menos que o mesmo possua alguma graduação, como fisioterapia ou nutrição, que o habilite a exercer essas funções.

O profissional de Educação Física pode atuar em diversos segmentos de organização social, públicas ou  particulares. Tais como:

• Professor de academias;
  • Técnico esportivo;
  • Clubes recreativos e esportivos;
  • Associações classistas e desportivas;
  • Associações atléticas;
  • Desporto comunitário – como em programas para a terceira idade, de Educação Física adaptada, de atividades físicas e de lazer, hotéis, hospitais, personal trainer e organização e arbitragem em eventos esportivos.

Uma área de grande relevância para o profissional em Educação Física é o de técnico esportivo que acaba por trabalhar com a ciência dos movimentos centralizada em uma atividade esportiva específica. Todos os grande esportistas conhecidos no mundo tiveram um grande profissional em Educação Física em suas vidas, seja por meio da capacidade de estimular o atleta para que possa atingir o auge de suas capacidades ou pela capacidade de liderança em gerir um time e o organizar taticamente.

Um treinador pessoal de uma atleta, por exemplo, é responsável pelo desenvolvimento da rotina, supervisão e elaboração de métodos para que a aplicação dos exercícios e atividades contribuam com o alcance de resultados cada vez melhores no esporte.

Um exemplo impressionante desse tipo de atuação são os profissionais que trabalham com os para-atletas, que precisam de adaptações e técnicas especiais para que possam se desenvolver em seus esportes.

O curso de Educação Física da Bahiana

O curso de Educação Física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, se destaca por dar enfoque, além das matérias específicas, em disciplinas científicas como as de fisiologia, cinesiologia e anatomia, além dos conhecimentos sobre gestão e estatística que são ministrados no decorrer do curso.

Além de uma atenção especial dedicada às matérias de cunho pedagógico contidas na modalidade de licenciatura, são anexadas à grade matérias como Psicologia da Educação e Práticas Pedagógicas a partir do terceiro ano.

Ficou mais claro agora se o perfil do profissional de Educação Física se encaixa com a sua personalidade e expectativas de vida?

Ser profissional de Educação Física é comprometer-se com o outro e inspirar a sua vontade. Se existem em você tais características, escolha esta profissão e conte conosco para desenvolver completamente o seu potencial.

Quer saber mais sobre as possibilidades da área de Educação Física?