Enfermagem

Humanização na Enfermagem: Como ela forma bons profissionais?

010-Humanização-na-Enfermagem - Como-ela-forma-bons-profissionais-.jpeg

A humanização na enfermagem é fundamental na área, pois além de enxergar o ser humano como portador de necessidades biológicas, enxerga-se, também, suas dimensões psíquicas, sociais e culturais.

Nessa perspectiva, o enfermeiro deve atuar com proatividade, responsabilidade, ética, humanidade, solidariedade, empatia e compaixão. Adotando um perfil que demonstre sensibilidade para estar com o outro em suas diversas etapas do ciclo de vida, e, principalmente, disponibilidade para acolher e assistir.

Esse é um assunto que envolve valores éticos e morais, que tem se destacado em diversas discussões sobre a visão de uma nova sociedade – que busca trabalhar em prol da humanização do atendimento realizado pelos profissionais de saúde, dentre eles o enfermeiro, em uma prática cidadã e subsidiada pelo código de ética.

Por isso, a Escola Bahiana de Medicina oferece um curso especialmente voltado para prática humanizada, com metodologia diferenciada e aproximação com o mercado de trabalho. Nesse sentido, o aluno vivencia a relação entre paciente e enfermeiro desde o primeiro semestre em aulas práticas e também em estágios supervisionados desenvolvidos no âmbito hospitalar e na saúde coletiva.

O curso de Enfermagem da Bahiana possui uma abordagem interdisciplinar com articulação de conteúdos complementares e sequenciais, podendo o aluno também estudar libras como disciplina optativa.

A matriz curricular é constituída por nove semestres, com carga horária de 4.000 horas, distribuídas em 2.153 aulas teóricas, 781 de atividades práticas, de 800 estágio supervisionado e de 266 de atividades complementares.

Principais Componentes Curriculares

Saúde coletiva – Estudo dos conceitos e o processo saúde-doença, abordando movimentos de Reforma Sanitária, Promoção da Saúde e Níveis de Atenção.

Bioquímica Básica – Estudo dos principais bioelementos e biocompostos em seus aspectos estruturais, funcionais e suas propriedades. Também estuda proteínas, enzimas, lipídios, e hormônios, dentre outros correlacionados ao funcionamento celular e mecanismos do organismo humano.

Psicologia e saúde – Estudo dos processos de saúde-doença e suas interferências psicossociais, aspectos psicológicos entre o relacionamento profissional de saúde-equipe-usuário-família.

Farmacologia Básica – Estudo dos aspectos da farmacocinética e farmacodinâmica, a política nacional de medicamentos genéricos, dentre outros.

Cuidado ao paciente crítico – Estudo das principais afecções no indivíduo adulto em casos de agravamento clínico agudo; interpretação de exames que subsidiam a avaliação clínica; o tratamento farmacológico; os cuidados de enfermagem voltados para unidade biopsicossocial e espiritual.

Psicodinâmica do cuidar – Estudo do papel do enfermeiro na gestão do cuidado, a subjetividade do enfermeiro-equipe de saúde-paciente-família e as implicações referentes ao processo do cuidar.

Estágio Supervisionado – Parte integrante do curso, compõem os dois últimos semestres (8º e 9° semestres). Tem caráter obrigatório. Oportunidade de vivenciar o campo de prática intensamente, alternando as experiências entre as áreas hospitalar e saúde coletiva. Estimula o senso crítico, acompanhado de questionamentos, análises e resoluções de problemas.

Durante o curso, são realizadas ações integradas de ensino, pesquisa, extensão, iniciação científica, monitoria e publicações em revistas para promover o diferencial do discente.

Curso de enfermagem da Escola Bahiana de Medicina

Portanto, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública prepara o acadêmico de Enfermagem através do desenvolvimento de competências e habilidades no campo teórico e prático, estimulando o conhecimento, pensamento crítico e a resolução de problemas existentes na rede de saúde.

Dessa forma, o profissional de enfermagem estará apto para o mercado de trabalho competitivo, além de possuir um posicionamento voltado para as práticas de humanização na enfermagem, podendo atuar como prestador de cuidados, educador, coordenador de serviços de saúde, pesquisador, consultor, administrador, entre outras atividades.

Afinal, o enfermeiro desenvolve ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Cuidando de pessoas em diferentes níveis de complexidade, desde baixa até alta complexidade.

Desse modo, ressalta-se que com o diploma de bacharel em enfermagem, reconhecido pelo MEC, o indivíduo está legitimado a atuar no mercado de trabalho de acordo com as normas necessárias para prática profissional, promovendo cuidado de forma ética e segura na proteção e no cuidado humano. Desenvolvendo atividades nas área de pesquisa, ensino, nos serviços de saúde como: clínicas, ambulatórios e hospitais.

Então, deseja explorar as suas habilidades, potencialidades e ser um profissional de enfermagem?

Escolha uma Instituição reconhecida, com credibilidade, professores especializados, qualidade de ensino superior e caráter humanitário, que prioriza não só a formação de profissionais, mas de cidadãos mais éticos!