PROSEF

Qual profissão seguir: como escolher o curso certo para a sua carreira?

Em qual instituição devo prestar vestibular? Qual profissão seguir? Devo optar por uma faculdade pública ou privada? O fim do ensino médio é sempre um momento no qual ocorrem vários questionamentos. Todas essas dúvidas podem gerar estresse emocional e ansiedade. Por isso, é necessário avaliar todas essas questões de forma racional e ponderada.

Escolher qual profissão seguir é uma decisão que exige não só uma análise das áreas de atuação e das possibilidades que o mercado de trabalho proporciona, como também uma avaliação interior em busca da vocação.

Sendo assim, neste artigo, iremos sugerir dicas e exercícios para esse processo de autoanálise, com o intuito de ajudar você nessa descoberta de qual profissão possui maior afinidade com a sua personalidade, capacidades físicas e intelectuais.

Quais são as suas maiores afinidades?

Seus gostos e preferências falam muito sobre você. Existem pessoas que possuem muito interesse pela compreensão do ser humano e seus comportamentos; outras que acreditam que a atividade física é uma excelente forma de preservar a mente sã; e, ainda, há as que gostam de relacionar-se com outras pessoas e compartilhar conhecimento.

Se observarmos com cuidado, o que gostamos de fazer é uma parte significativa do que somos, e fazer o que gostamos nos traz momentos de felicidade, bem como nos realiza enquanto seres humanos. Portanto, levar em consideração o que gostamos de fazer é um fator essencial para a escolha de qual profissão seguir.

Identifique as suas melhores capacidades

Pessoas possuem habilidades peculiares que se destacam de formas diferentes em diversas atividades. Compreender no que se é competente é uma porta de entrada para um investimento de sucesso na vida profissional. No entanto, é importante também reconhecer as nossas deficiências e em quais atividades deixamos a desejar.

Tenha em mente as capacidades nas quais você possui talento e as que não possui no momento de escolher um curso, pois as mesmas já dão indícios sobre o seu perfil profissional.

Avalie o seu comportamento

Como é a sua forma de reagir às situações que a vida lhe impõe? Você consegue lidar com situações problemáticas, achando rapidamente soluções para resolvê-las? Você reage de forma positiva a momentos de grande tensão em sua vida? Consegue reagir de forma racional e tranquila quando está sob pressão? Você prefere uma tarde de boa leitura ou uma prática esportiva com os amigos?

A forma com que você reage às situações do cotidiano também será a sua forma de reagir espontaneamente no ambiente profissional. Neste quesito, é importantíssimo ser sincero consigo mesmo e avaliar o que não consegue fazer ou não e se tem vontade de fazer.

Recorra a testes de orientação vocacional

Não tenha receio de recorrer a este recurso. Testes vocacionais são importantíssimos para que o estudante relembre a sua história pessoal. Observe algumas informações reveladoras sobre o mercado de trabalho e se questione, de forma mais profunda, sobre os seus interesses e aspirações.

Este é um momento em que as dúvidas podem sufocar o indivíduo e, por isso, contar com um teste que direcione a sua forma de se questionar e de pensar pode ser fundamental para distinguir as reações emocionais das conclusões racionais.

Ainda como uma grande vantagem para avaliar qual profissão seguir, os testes vocacionais contam com simulações de situações reais de diversas profissões para que o mesmo possa experimentar, de forma teórica, a vivência prática de algumas carreiras.

Pesquise sobre o curso e a profissão que você está interessado

Utilize os meios de informação para compreender melhor a carreira que pretende seguir. Se possível, converse com profissionais da área, tire dúvidas e pergunte sobre as suas experiências. Tudo isso lhe dará conhecimento para avaliar se a profissão em questão realmente corresponde às suas expectativas e lhe proporciona verdadeira identificação.

Outra dica interessante para avaliar qual profissão seguir é conversar com um aluno que esteja no curso de seu interesse ou que tenha acabado de se formar. Essas pessoas poderão fornecer um ponto de vista diferenciado sobre a vivência acadêmica e suas particularidades.

É importante salientarmos que as dicas e métodos que sugerimos neste artigo apresentam uma visão generalizada das características e habilidades próprias de quem exerce determinadas profissões.

Tenha em mente que a sua profissão deve ser mais que um trabalho, deve ser um instrumento de modificação e melhora da sociedade. Esperamos que este artigo tenha sido útil na busca pelo autoconhecimento e na avaliação de qual profissão seguir.

Caso você esteja pensando em escolher uma profissão da área de saúde, sugerimos a escolha por uma Instituição capaz de atender a todos os requisitos necessários para formar um ótimo profissional.