PROSEF

Como escolher a faculdade certa: Tudo que você precisa saber

Após optar pelo curso de sua preferência, o aluno passa por outro desafio, que é o de saber como escolher a faculdade certa para iniciar os seus estudos e conquistar o seu diploma de ensino superior. Esse processo requer uma avaliação atenciosa para que você não perca tempo e dinheiro cursando uma Universidade que não corresponde às suas expectativas e, tampouco, oferece um ensino de qualidade.

Portanto, o estudante deve procurar todas as informações possíveis sobre a Instituição na qual pretende investir, para conferir se esta atende aos seus critérios.

Entende-se que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e buscando profissionais altamente qualificados, o que demonstra tamanha importância de priorizar a decisão pela faculdade certa.

Como uma boa Universidade pode abrir um leque de oportunidades, é relevante apontar que essa escolha terá um papel muito importante durante a formação do indivíduo, definindo, até mesmo, a sua carreira profissional.

Portanto, separamos abaixo as principais dicas de como escolher a faculdade certa e iniciar os seus estudos em uma instituição de ensino superior!

Pesquise a reputação da faculdade no mercado de trabalho

É relevante buscar informações acerca da reputação da instituição educacional no mercado de trabalho, garantindo, assim, mais oportunidades. Também é crucial saber a avaliação do MEC referente à faculdade, pois indica a sua qualidade de ensino. Outra dica é perguntar aos alunos do curso como são os professores e como são dadas as disciplinas.

Analise a infraestrutura da instituição

Uma boa estrutura física é imprescindível, pois deve-se levar em conta as necessidades do estudante durante o curso. Os principais itens que devem ser avaliados na estrutura são:

• Laboratórios
  • Salas de aula bem equipadas
  • Segurança
  • Tecnologia
  • Acessibilidade
  • Estacionamento
  • Cantinas e refeitórios
  • Programas de intercâmbio
  • Boa localização

Por isso, é importante que o aluno visite a Universidade escolhida para ter a certeza de que deseja dar início aos seus estudos na instituição. Essa é uma chance de conhecer as salas, os laboratórios, os espaços e, até mesmo, os professores.

Pesquise a qualificação do corpo docente

É fundamental pesquisar sobre o corpo docente, pois uma boa formação tem como base professores especializados para ministrarem as aulas.

Portanto, analise o currículo acadêmico desses profissionais para saber mais sobre a trajetória deles, incluindo:

• Titulação
  • Premiações
  • Trabalhos publicados

Analise a matriz curricular

Após escolher o curso, o aluno deve analisar a sua matriz curricular para entender melhor quais são as disciplinas que serão estudadas.

Avalie o foco de atuação adotado, como, por exemplo: mercado de trabalho ou pesquisa acadêmica. Essas informações são relevantes na hora de tomar uma decisão e saber como escolher a faculdade certa.

Outros aspectos que devem ser observados, incluem:

• a flexibilidade de horários das disciplinas;
  • a existência de aulas práticas;
  • as disciplinas optativas que atendem às suas expectativas;
  • a atualização de conteúdos.

Verifique a nota dada pelo MEC à instituição

Anualmente, o Ministério da Educação (MEC) atribui notas às instituições de ensino, o que deve ser pontuado durante a sua decisão de optar por uma determinada Instituição de ensino superior.

Confira a nota dada à faculdade que você escolheu.

Informe-se sobre a qualidade de ensino

É relevante buscar informações sobre o método de ensino adotado pela Universidade e se essa metodologia acompanha as constantes mudanças dos cursos oferecidos, assim como as exigências do mercado de trabalho.

Programas oferecidos ao aluno

Um ponto forte para iniciar o curso é saber quais são os programas oferecidos ao aluno e como eles funcionam. Um exemplo disso são os programas de estágio e trainees, que possibilitam o aprimoramento de habilidades e conhecimentos aprendidos em sala de aula. É uma forma de colocar em prática o conhecimento e adquirir experiência profissional. Desse modo, o aluno se prepara para o mercado de trabalho por meio da assimilação da realidade.

Localização do Campus

A Universidade ideal deve ter também uma boa localização para facilitar o deslocamento do aluno até a sua casa. É necessário verificar se há linhas de ônibus ou metrô e como funciona o estacionamento, até porque isso é um fator decisivo para dar continuidade aos estudos.

Agora que você já sabe como escolher a faculdade certa, opte por aquela que atende a todos esses requisitos e faça um investimento de sucesso!