Educação Fisica

Saiba como é o mercado de trabalho de Educação Física

Graças aos novos estudos apresentados e uma tendência de cuidado com a saúde, tanto no Brasil quanto no exterior, o Mercado de trabalho de Educação Física está em alta.

Seus campos de atuação são diversos, incluindo tratamentos físicos, cada vez mais necessitados, cuidados com o corpo e a saúde, lesões e necessidades especiais. Dessa forma, independentemente da escolha do profissional, entre a licenciatura ou o bacharelado, existe um terreno fértil de oportunidades na área.

O professor de Educação Física (licenciado) conta com a carência de profissionais nas escolas, o que gera um bom índice de empregabilidade. Já para o profissional de Educação Física (bacharel), a demanda crescente do setor da saúde, o crescimento constante de academias de ginástica e a inclusão de novas áreas de atuação abrem perspectivas ainda maiores.

Há, por exemplo, uma grande procura por profissionais capacitados a orientar e acompanhar pessoas durante as práticas de exercícios físicos.

Nesse texto, vamos falar de algumas dessas funções específicas do mercado de trabalho de Educação Física. Continue lendo e descubra.

Principais áreas de atuação no mercado de trabalho de Educação Física

Existem muitos campos de atuação no Mercado de trabalho de Educação Física além dos comumente conhecidos, como trabalhar em clubes para treinamento e reabilitação de atletas.

Além disso, o profissional pode trabalhar em:

• Resorts;
  • Agências de viagens;
  • Cruzeiros;
  • Empresas privadas, desenvolvendo atividades de recreação;
  • Hospitais, realizando ginástica laboral;
  • Clínicas, unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, integrando equipes de saúde multiprofissionais.

As principais áreas e, atualmente, as que têm tido um crescimento acima da média são:

Condicionamento físico

Instrui, auxilia e acompanha a prática de exercícios físicos, na função de personal trainer. Pode trabalhar em clubes, academias e empresas como profissional autônomo, além de cargos de coordenação e gestão de estabelecimentos voltados à atividades físicas.

Grupos especiais

Instrui, auxilia e acompanha pessoas com necessidades especiais na prática de atividades físicas que beneficiem sua saúde. Pode trabalhar em clínicas com adultos e crianças deficientes, gestantes e idosos, dentre outros.

Performance esportiva

Orienta esportistas e atletas, de forma individual ou equipes, durante treinamentos físicos, buscando tratar e prevenir possíveis lesões, bem como na melhoria contínua de sua performance. Normalmente, grandes equipes de futebol ou equipes de atletismo internacionais possuem vários profissionais de Educação Física entre seus funcionários.

Recreação

Nessa área, o profissional desenvolve atividades de entretenimento para hóspedes em hotéis, spas, navios, clubes e pacotes turísticos, envolvendo turismo ecológico, práticas físicas, cuidados com o corpo e, até, brincadeiras infantis.

Ensino

Dá aulas de Educação Física para o ensino fundamental e médio nas escolas, inclusive, podendo vir a ocupar cargos de coordenação e direção na área de educação. Normalmente este tipo de profissional também pode prestar concursos públicos em vários níveis federativos, municipal, estadual e federal.

O curso de Educação Física da Bahiana

O Profissional de Educação Física deverá ter conhecimentos, procedimentos e atitudes pautadas em valores humanísticos, éticos, morais, sociais e estéticos.

Esse profissional deverá ser capaz de identificar demandas sociais e, assim, emanar o espírito empreendedor, bem como a capacidade de gestão e promoção da saúde nos campos públicos e privados, utilizando-se da criatividade e da versatilidade. Estará apto a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nos diversos ambientes de desenvolvimento dessas atividades.

Por isso, o curso de Educação Física da Bahiana é um bacharelado e oferece 30 vagas semestrais. Funciona em turno diurno e está organizado em regime seriado semestral, sendo integralizado em oito semestres, com uma metodologia de ensino ativa, integradora e centrada no aluno como sujeito da aprendizagem, o que torna o ensino reflexivo.

Ele tem uma carga horária total de 3.421 horas, com abordagem interdisciplinar que se dá por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais, distribuídos em atividades teóricas, práticas e estágios curriculares supervisionados, realizados em diversos cenários de prática.

Qual é o diferencial da Bahiana?

A Bahiana tem grande reconhecimento regional e nacional de sua tradição e qualidade em ensino, pesquisa e extensão, com um forte caráter humanitário e assistencial à população baiana, sendo uma instituição socialmente responsável, com valores fortes, o que remete na formação de nossos alunos como profissionais éticos, capazes e que contribuem para a saúde pública e para a sociedade, como um todo.

O Curso de Educação Física da Bahiana objetiva formar profissionais centrados na ética, respeito, cidadania e competência técnico-científica, capazes de atuar nos mais diversos níveis de atenção, como a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. O seu currículo inovador, de complexidade técnica crescente, garante a articulação entre teoria e prática, desde os seus períodos iniciais até os seus estágios curriculares específicos.

Este curso considera, no seu delineamento, a solidificação da identidade do egresso como profissional de saúde capaz de atuar em cenários diversificados, como hospitais, clínicas, atenção básica e academias.

Quer saber mais sobre o curso? Então acesse o Projeto Político-Pedagógico do curso de Educação Física da Bahiana!