Educação Fisica

Educação Fisica

Qual o papel do profissional de Educação Física na sociedade?

020-Qual-o-papel-do-profissional-de-Educação-Física-na-sociedade.jpeg

Qual é o papel do profissional de Educação Física na sociedade?

Com o crescimento da interação no mundo digital, das redes sociais, dos sites de busca e de toda a rede de interação do mundo atual, tem sido muito grande a ascensão de blogueiros fitness e digital influencers em várias plataformas.

Eles dão dicas sobre exercícios físicos, alimentação, como melhorar a qualidade de vida, entre muitos outros assuntos. Essa mudança de mentalidade e estilo de vida é importante. Contudo, quando o assunto é saúde, deve-se prestar atenção aos devidos cuidados.

É aí que precisamos valorizar o papel do profissional de Educação Física, pois este profissional dispõe de qualificação necessária para contribuir com a promoção de saúde dos cidadãos na sociedade.

Qual o papel do profissional de Educação Física?

O papel do profissional de educação física é: promover a saúde como um todo, focando na atividade física como um dos meios para isso. Esse profissional tem formação superior na área de saúde, com destaque especial em anatomia, funções motoras e, fisiologia dos exercícios. É importante conhecer a exata formação e função desse profissional para a nossa sociedade, por isso, continue lendo e saiba tudo sobre essa profissão e suas principais características.

Campos de estudo da Educação Física

Para saber a importância do profissional de educação física na sociedade, é necessário saber os principais temas estudados por esse profissional durante a sua formação acadêmica. Vamos citar alguns.

Cinesiologia

É a ciência que estuda os movimentos do corpo humano, incluindo as forças internas e externas exercidas, os movimentos articulares, as funções musculares e sua aplicabilidade nos exercícios físicos e nas atividades cotidianas. São estudadas funções como as contrações musculares, o equilíbrio, o centro de gravidade, funções mecânicas dos ossos, a ação dos músculos dos membros inferiores e superiores, entre outros assuntos.

Anatomia

Área de estudo concernente a todos os cursos da área de saúde, nela estudam-se as noções gerais acerca da estrutura do corpo humano. Nesse caso, é estudado com mais profundidade o aparelho locomotor. Além disso, também são vistos tópicos relacionados às funções dos músculos, estrutura dos vasos sanguíneos, classificação dos ossos, importância do sistema nervoso para a realização dos movimentos, sistema respiratório, entre outros temas.

Desenvolvimento motor

Estuda a forma como o ser humano se desenvolve, desde o nascimento até a vida adulta. No caso da formação do profissional de educação física, a ênfase está no movimento e na locomoção, com identificação das fases do desenvolvimento motor, movimentos reflexos, entre outros.

Metodologia da ginástica

Aborda as técnicas e os métodos dos exercícios físicos, ensinando o profissional a planejar atividades físicas para determinado grupo ou indivíduo, de acordo com suas necessidades. Nesse caso, são estudados os efeitos gerados pelos exercícios. Alguns exemplos de ginástica apresentados são: laboral, localizada, rítmica, de academia, para terceira idade e para gestantes.

Metodologia da musculação

É o estudo voltado para o planejamento de atividades de musculação em academias e clubes. Levantamento de peso, treinamento de força e a integração com outros movimentos que proporcionam o condicionamento físico são alguns dos princípios estudados.

Metodologias de recreação e lazer

Abordam o conceito de recreação, lazer e animação, com foco em dinâmicas de grupo e atividades recreativas para crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais. Isso permite que o profissional esteja preparado para lidar com a promoção da saúde e do lazer com os grupos das mais diversas faixas etárias.

O mercado de atuação do profissional de Educação Física

Graças a novos estudos apresentados e a uma tendência de cuidado com a saúde, tanto no Brasil quanto no exterior, o mercado de educação física está em alta. Seus campos de atuação são diversos, incluindo tratamentos físicos, cada vez mais necessitados, cuidados com o corpo e a saúde e no caso de lesões e necessidades especiais. Dessa forma, independentemente da escolha do profissional, entre a licenciatura ou o bacharelado, existe um terreno fértil de oportunidades na área

O professor de educação física (licenciado) conta com a carência de profissionais nas escolas, o que gera um bom índice de empregabilidade. Já para o profissional de educação física, (bacharel) a demanda crescente no setor da saúde, o crescimento constante de academias de ginástica e a inclusão de novas áreas de atuação abrem perspectivas ainda maiores. Há, por exemplo, uma grande procura por profissionais capacitados a orientar e acompanhar pessoas durante as práticas de exercícios físicos.

Mas não é só isso, existem ainda muitos outros campos de atuação, como trabalhar em clubes para treinamento e reabilitação de atletas, empresas de turismo, resorts, cruzeiros, desenvolvendo atividades de recreação, em empresas privadas, realizando ginástica laboral, em hospitais, clínicas e, até em unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, integrando equipes de saúde multiprofissionais. Vamos falar de algumas dessas funções específicas do profissional de educação física.

Condicionamento físico

Instrui, auxilia e acompanha a prática de exercícios físicos como personal trainer. Pode trabalhar em clubes, academias, empresas, como profissional autônomo e em cargos de coordenação e gestão de estabelecimentos voltados a atividades físicas.

Grupos especiais

Instrui, auxilia e acompanha pessoas com necessidades especiais na prática de atividades físicas que beneficiem sua saúde. Pode trabalhar em clínicas com adultos e crianças deficientes, gestantes e idosos, entre outros.

Performance esportiva

Orienta esportistas e atletas, de forma individual ou em equipes, durante treinamentos físicos, buscando tratar e prevenir possíveis lesões, bem como na melhoria contínua de sua performance.

Recreação

Nessa área, o profissional desenvolve atividades de entretenimento para hóspedes em hotéis, spas, navios, clubes e pacotes turísticos, envolvendo turismo ecológico, práticas físicas, cuidados com o corpo e até brincadeiras infantis.

Ensino

Dá aulas de educação física para o ensino fundamental e médio nas escolas, inclusive, podendo vir a ocupar cargos de coordenação e direção na área de educação.

Curso de Educação Física da Bahiana

O curso de Educação Física da Bahiana é um bacharelado e oferece 30 vagas semestrais. Funciona em turno diurno e está organizado em regime seriado semestral, sendo integralizado em oito semestres. Tem uma carga horária total de 3.421 horas, com abordagem interdisciplinar que se dá por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais distribuídos em atividades teóricas, práticas e estágios curriculares supervisionados, realizados em diversos cenários de prática. A metodologia de ensino é ativa, integradora e centrada no aluno como sujeito da aprendizagem, o que torna o ensino reflexivo.

Com foco no novo cenário real de inserção do profissional de educação física nas equipes multidisciplinares, o egresso será capaz de atuar no ambiente da clínica e nos hospitais, atuando na prevenção e reabilitação, além da atuação nas comunidades atendendo requisitos da atenção básica à saúde.

A Bahiana tem grande reconhecimento regional e nacional de sua tradição e qualidade em ensino, pesquisa e extensão, com um forte caráter humanitário e assistencial à população baiana, sendo uma instituição socialmente responsável, com valores fortes, o que reflete na formação de nossos alunos como profissionais éticos, capazes e que contribuem para a saúde pública e à sociedade, como um todo.