Educação Fisica
Você decidiu ser profissional de Educação Física, mas está em dúvida sobre as disciplinas do curso? Neste texto, vamos falar sobre a grade curricular de Educação Física, fazendo um breve resumo dos principais componentes curriculares.
Muitos estudantes escolhem cursar Educação Física por terem afinidade com esportes ou por acharem que o curso não possui muita teoria, uma vez que tem como foco principal a atividade física. Também por esse motivo, essa é uma graduação muito escolhida por atletas e ex-atletas.
A ideia certamente vem da concepção que trazemos do ensino fundamental e médio, em que o momento da Educação Física é voltado para recreação e prática de esportes. Contudo, assim como em qualquer curso da área de saúde, essa é uma formação que exige muita dedicação e esforço do discente.
A atividade física é um conteúdo essencial para a grade curricular de Educação Física e, por isso, os exercícios são sempre estudados a fundo. Nessa perspectiva, o profissional precisa ter um sólido conhecimento científico sobre a anatomia do corpo humano, a biomecânica dos movimentos e os efeitos que os exercícios físicos provocam no organismo, entre outros.
O mercado de trabalho para o profissional de Educação Física é bastante amplo e tende a crescer conforme as pessoas adquirem consciência sobre a importância do exercício físico. As principais possibilidades de atuação profissional incluem clubes, academias, auxílio a atletas (profissionais e amadores), tratamento de pessoas com deficiência, prática docente e atendimento individual como personal trainer.
Para atuar na área, é preciso registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Para dar aulas em escolas, é exigido o diploma de licenciatura.
A grade curricular de Educação Física
Além do conteúdo específico, a grade curricular de Educação Física traz diversas disciplinas da área de Ciências Biológicas, como Fisiologia, Cinesiologia e Anatomia. O aluno adquire também conhecimentos referentes à Gestão e Estatística. Na modalidade licenciatura, a partir do terceiro ano de graduação, há disciplinas ligadas à didática pedagógica, como Psicologia da Educação e Práticas Pedagógicas.
É comum a grade curricular de Educação Física variar de acordo com as instituições de ensino superior. Mas todos os cursos devem seguir os padrões exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Conheça as principais matérias da grade curricular de Educação Física
Disciplina ligada ao estudo dos movimentos do corpo humano. São abordadas noções acerca das forças internas e externas, dos movimentos articulares e das funções musculares.O aluno estuda contrações musculares, equilíbrio, centro de gravidade, funções mecânicas dos ossos, ação dos músculos dos membros inferiores e superiores, entre outros assuntos.
Nas aulas de Anatomia, são apresentadas noções gerais acerca da estrutura do corpo humano. O estudo mais aprofundado é o do aparelho locomotor. Também são vistos tópicos relacionados às funções dos músculos, estrutura dos vasos sanguíneos, classificação dos ossos, importância do sistema nervoso para a realização dos movimentos e sistema respiratório, por exemplo.
Estudo de como o ser humano se desenvolve, desde o nascimento até a vida adulta. A ênfase da disciplina está no movimento e na locomoção, com a identificação das fases do desenvolvimento motor e dos movimentos reflexos, entre outros.
Aborda as técnicas e os métodos dos exercícios físicos, ensinando o profissional a planejar atividades físicas para determinado grupo ou indivíduo, de acordo com suas necessidades. Nessa disciplina, são estudados os efeitos gerados pelos exercícios. Alguns tipos de ginásticas apresentadas são: laboral, localizada, rítmica, de academia, para terceira idade e para gestantes.
Nessa disciplina, o aluno estuda o significado e a origem das lutas, conhecendo os movimentos básicos e os fundamentos filosóficos das artes marciais.Os tipos de pontos de descolamento e a utilização dos membros inferiores e superiores nas lutas, quedas e manobras são algumas das abordagens.
Disciplina voltada para o planejamento de atividades de musculação em academias e clubes. Levantamento de peso, treinamento de força e a integração com outros movimentos que proporcionam o condicionamento físico são alguns dos princípios estudados.
Nessa disciplina, os alunos aprendem o conceito de recreação, lazer e animação. Dinâmicas de grupo e atividades recreativas para crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais são ensinadas durante as aulas, para que o aluno esteja preparado para lidar com a promoção de saúde e lazer com os grupos das mais diversas faixas etárias.
Estudos sobre as práticas de atividades físicas em academias, tais como mecânica dos exercícios, utilização de diferentes acessórios e aparelhos nas práticas corporais, correção de postura, métodos e exercícios de alongamento, flexibilidade e relaxamento.
Estudo dos princípios científicos que devem estar presentes no planejamento e na execução de um programa de treino. Além dos fundamentos do treinamento esportivo, são apresentadas as maneiras de melhorar a performance em curto, médio e longo prazo, bem como a progressão das cargas e sobrecarga.
Aborda técnicas de avaliação e mensuração do desempenho humano, a partir dos testes de aptidão física e da avaliação dos resultados. A medição de força e capacidade muscular e aeróbica são exemplos desses testes.
Conheça o curso de Educação Física da Bahiana
Com duração de quatro anos, o bacharelado em Educação Física da Escola de Medicina e Saúde Pública (Bahiana) é disponibilizado em regime semestral, no período matutino. Por semestre, 30 vagas são ofertadas para o ingresso de novos alunos.
O curso tem foco em uma metodologia ativa e integradora, buscando um ensino reflexivo, em que o aluno é o sujeito da aprendizagem e participa ativamente do processo de ensino.
A carga horária total é de 3.421 horas, sempre buscando abordagens interdisciplinares nas disciplinas, distribuídas em ensino teórico, atividades práticas e estágios supervisionados e curriculares. No fim da graduação, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser apresentado.
A Bahiana forma profissionais de Educação Física com base no respeito, na ética e na cidadania, sempre valorizando as competências técnico-científicas. Os alunos graduados serão capazes de atuar nos mais diversos campos profissionais, contribuindo para prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde em diversos segmentos, tais como clínicas, hospitais, academias, clubes e atenção básica.
A matriz curricular inovadora é um dos principais diferenciais do curso, sendo dividida nos seguintes eixos:
Os estágios supervisionados iniciam-se no 4º semestre e são intercalados semestralmente com o TCC, que se inicia no quinto semestre.