Educação Fisica

Educação Fisica

Conheça a Licenciatura em Educação Física

Conheça a Licenciatura em Educação Física

Você sabe o que estuda a licenciatura em Educação Fisica? O que esse profissional faz? Leia um pouco mais e descubra.

Se você está pensando em fazer faculdade de Educação Física, já deve ter se deparado com a seguinte dúvida: seguir o caminho da licenciatura ou do bacharelado na graduação?

A cada ano que passa, os alunos chegam aos cursos superiores com dúvidas sobre ao futuro como formado, bem como quais são as melhores opções e caminhos a seguir para conseguir boas colocações no mercado de trabalho.

Neste texto, serão abordadas ambas as opções. Daremos informações sobre o que é licenciatura em Educação Física e qual a sua diferença do bacharelado. Também discutiremos quais as possibilidades de carreira e atuação que cada uma proporciona ao formado.

 

Mudanças atuais na formação em Educação Física

Para introduzir o assunto, é importante saber qual a história por trás dessa divisão acadêmica na graduação em Educação Física.

Até 2004, o que existia era a licenciatura plena em Educação Física, que oferecia a oportunidade de o formado atuar em toda e qualquer área de mercado que optasse. Porém, a partir do ano seguinte, foi instaurado que todas as instituições de ensino que oferecessem faculdade de Educação Física deveriam adequar-se às novas regras. Esse novo regimento dividiu essa formação em dois tipos: licenciatura e bacharelado. Porém, a maior diferença aqui é que, ao optar por um dos caminhos, o aluno poderá apenas trabalhar nesse campo específico de atuação escolhido.

Essas regras foram estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), cujo objetivo é fazer com que o candidato à profissão realize sua escolha de acordo com seus interesses e suas perspectivas, já estando alertado que tais modalidades de formação são distintas e específicas. Essas diferenças se aplicam não somente ao campo de trabalho, mas também nas aprendizagens, áreas de conhecimento e habilidades aprendidas.

Apesar de discordâncias de profissionais na área, para facilitar a compreensão geral e melhorar a orientação de futuros alunos, neste texto, iremos abordar o que cada área possui de diferente e qual o seu mercado de trabalho. Dessa forma, com tais informações, permite-se uma melhor compreensão de qual caminho é o ideal para você, tendo mais a ver com seus interesses e ambições.

Por fim, é importante lembrar que ambos os cursos (bacharelado e licenciatura) são referentes ao nível superior de graduação plena. Ambos oferecem conhecimento e habilidades distintas e, por isso, formam profissionais distintos e específicos, com habilitações diferenciadas e impeditivas uma em relação à outra.

 

Licenciatura em Educação Física

licenciatura em Educação Física tem por objetivo formar professores para atuar em diferentes etapas e modalidades da educação básica. Seu âmbito profissional é específico, especializado e focado em atuar na área de educação.

A licenciatura é ideal para quem está buscando uma formação para tornar-se professor de educação física. Seu dever será identificar o conhecimento estudado e presente na área, planejá-lo e aplicá-lo em forma de aulas, sempre enfocando uma visão de compromisso social.

Para isso, o curso está estruturado de forma a proporcionar contato direto do aluno com a realidade escolar. Ao longo da formação acadêmica, deverá cumprir atividades práticas e estágios que envolvem regência de turmas, por exemplo.

Além do conhecimento específico voltada para a Ciência da Educação Física, os alunos do curso terão foco igual aos campos da educação e de humanas. Como parte de atividades, está a montagem estratégica de aulas, de grade curricular e de avaliações, sempre buscando coerência e pontos de convergência entre o conteúdo de saúde e a realidade escolar.

O profissional formado em licenciatura será responsável por algo muito importante: processo de formação de conhecimento e aprendizagem de alunos, em uma importante fase da vida. Para isso, é de muita importância que, além de dispor de conhecimentos, tenha o seguinte perfil profissional: habilidoso para lidar com pessoas (especialmente crianças e jovens), paciente, compreensivo, seja fisicamente disposto para acompanhar exercícios e também seja motivado pela ação.

Como resultado, ser professor e ter um papel de tamanha importância na formação de pessoas é algo que muitos profissionais consideram gratificante e de extrema satisfação.

Assim, a licenciatura em Educação Física tem duração média de três anos. Após o estágio obrigatório e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o recém-formado poderá trabalhar para o magistério do ensino básico. Ou seja, poderá dar aulas de Educação Física para o 1º e 2º graus.

 

Bacharelado em Educação Física

Já o bacharelado em Educação Física qualificará o profissional para atuar em atividades físicas e esportivas, tendo a finalidade de promover a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

O curso de bacharelado em Educação Física possui duração médica de quatro anos. As disciplinas estudadas possuem foco em áreas da saúde e ciências biológicas, bem como procedimentos práticos e específicos para serem aplicados em áreas relacionadas ao esporte.

O recém-formado será um profissional generalista, de visão humanista e crítica. Estará qualificado a analisar o movimento humano, ampliar suas diferentes manifestações e aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Esse profissional está impedido de atuar na educação básica, bem como o profissional formado em licenciatura não poderá realizar os trabalhos aqui descritos como funções do bacharel. Com isso, o aluno de bacharelado estudará para habilitar-se em todos os outros seguimentos de mercado que existem no campo das atividades físicas e esportivas: academias, clínicas esportivas, clubes esportivos e também como personal trainer.

Em resumo, são duas formações distintas com trabalhos profissionais separados. Tem mais dúvidas sobre o que é licenciatura em Educação Física que não foram respondidas neste texto? Comente aqui para que possamos discuti-las!