Educação Fisica

Educação Fisica

Por que cursar Educação Física?

Por que cursar Educação Física?

Descubra os prós e contras de cursar Educação Física

Quem sempre se interessou por esportes muitas vezes leva em consideração a possibilidade de cursar Educação Física. Mas não se engane: apesar de muitos vestibulandos acreditarem que a graduação em Educação Física não necessita de muito estudo teórico, a verdade é que toda faculdade envolve foco e dedicação. A Educação Física faz parte da área da saúde.

O profissional formado em Educação Física é aquele que irá promover a saúde das pessoas usando práticas de atividades físicas. Seu trabalho envolve acompanhar e orientar pessoas de todos os tipos e idades em esportes e exercícios físicos, bem como aqueles que estão em recuperação de movimentos, lesões ou até portadores de deficiência e idosos que necessitam de cuidados especiais.

Por isso, é necessário que o profissional entenda muito bem do corpo humano, de atividades físicas e também de como lidar com pessoas. Não somente aquele que optar por dar aulas de Educação Física em escolas irá ensinar e orientar pessoas diariamente, mas também aqueles profissionais que escolherem trabalhar em clínicas ou até os que são focados em esportes.

O primeiro deverá optar por fazer a licenciatura em Educação Física e, o segundo, cursar o bacharelado. A graduação em Educação Física exige muito conhecimento teórico, aliado ao domínio de um conjunto de procedimentos e análises desenvolvidas em torno de atividades práticas.

Se você está buscando saber as vantagens e benefícios de cursar Educação Física e se tornar um profissional sólido na área, acompanhe este texto e tire suas dúvidas para atingir a carreira dos seus sonhos.

O que é Educação Física?

Antes de se perguntar se cursar Educação Física é para você, que tal entender melhor o que é, qual o objetivo e o que faz essa profissão?

A Educação Física promove a saúde e a capacidade física por meio da prática de atividades com o corpo. Mas existe a possibilidade de duas habilitações diferentes.  Por isso, o futuro profissional deverá escolher, já no vestibular, qual delas pretende cursar: a licenciatura ou o bacharelado, visto que a maioria das instituições só oferece uma das modalidades.

É importante saber que o profissional licenciado só poderá trabalhar na área da educação básica. Atuará em escolas como professor de atividades físicas que colaboram com a autoestima, a integração e as relações sociais, ajudando a manter a qualidade de vida dos alunos. Pode também realizar atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas, além de pesquisas relacionadas ao ensino.

Aquele que optar pelo bacharelado terá uma atuação mais ampla, podendo exercer sua profissão em clubes, academias, serviços públicos de saúde, clínicas, hospitais, empresas, hotéis e resorts ou mesmo trabalhando como personal trainer. O bacharel atua no planejamento, orientação e avaliação de programas de atividades físicas e de saúde para indivíduos ou grupos de pessoas de todas as idades, em condições saudáveis ou integrantes de grupos especiais (com fatores de risco, portadores de deficiência, gestantes e outros). Realiza também pesquisas nessas áreas, mas não tem autorização para atuar nas escolas.

Conforme comentamos acima, ao contrário do que muitos vestibulandos pensam, cursar Educação Física envolve tanto disciplinas e estudos teóricos quanto práticos. Para que o aluno aprenda sobre o corpo humano, atue no tratamento de lesões e acompanhe pacientes, serão estudadas matérias da área de ciências biológicas, como anatomia, fisiologia, nutrição, reabilitação neuromuscular e até primeiros socorros.

Essas são disciplinas fundamentais da área da saúde para que sejam compreendidos os mecanismos dos efeitos do exercício físico na saúde e no rendimento das pessoas.

O aluno vai estudar também outras disciplinas mais específicas, como treinamento desportivo, ginástica laboral, gestão e empreendedorismo, saúde coletiva, psicologia do esporte, esportes de aventura, entre outras. Se fizer a licenciatura, cursará pedagogia e psicologia e fará estágio supervisionado em escolas.

O perfil do profissional de Educação Física

Apenas gostar de esportes não é o suficiente para cursar Educação Física e ser um bom profissional na área. O educador físico precisa ser uma pessoa dinâmica, comprometida, atualizar-se constantemente e possuir inteligência emocional. Isso porque será preciso ser um bom ouvinte e bom comunicador, desenvolvendo habilidades de relacionamento interpessoal.  

Será necessário conseguir explicar com objetividade e clareza os exercícios a serem realizados e cuidados a serem tomados ao longo do tratamento, com alto grau de motivação. Afinal, a essência do profissional de Educação Física será o contato com outras pessoas.

Mercado de trabalho para o profissional de Educação Física

O mercado de Educação Física está em alta em seus diversos campos de atuação, não só pelos tratamentos físicos, cada vez mais necessitados, em função de lesões ou necessidades especiais, como também por cuidados com o corpo e a saúde.

Dessa forma, tanto o profissional que optar pela licenciatura para ser professor nos ensinos fundamental e médio quanto aquele que preferir o bacharelado para poder atuar em academias e clínicas, terá um terreno fértil de oportunidades.

O professor de Educação Física (licenciado) conta com a carência de profissionais nas escolas. Isso gera um bom índice de empregabilidade, com um piso salarial de R$ 1.400, no estado de São Paulo.

Já para o profissional de Educação Física (bacharel) a demanda crescente do setor da saúde, o crescimento constante de academias de ginástica e a inclusão de novas áreas de atuação abrem perspectivas ainda maiores. Há, por exemplo, uma grande procura por profissionais capacitados a orientar e acompanhar pessoas durante as práticas de exercícios físicos, com um piso salarial de R$ 1.200, no estado de São Paulo.

Mas não só isso. Existem, para os bacharéis, como já foi dito, muitos outros campos de atuação: trabalhar em clubes para treinar e reabilitar seus atletas, em empresas de turismo como resorts e agências de viagens para desenvolver atividades de recreação, em empresas privadas proporcionando ginástica laboral, em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde em equipes de saúde multiprofissionais.

Para resumir, esses são alguns dos principais caminhos de carreira para o profissional de Educação Física:

Para bacharéis em Educação Física

  •  Condicionamento físico: instruir, auxiliar e acompanhar a prática de exercícios como personal trainer. Pode trabalhar em clubes, academias, empresas ou como profissional autônomo.
  •  Grupos especiais: instruir, auxiliar e acompanhar pessoas com necessidades especiais na prática de atividades físicas que beneficiem sua saúde. Pode trabalhar em clínicas com adultos e crianças deficientes, gestantes e idosos.
  •  Performance esportiva: orientar indivíduos e equipes de atletas durante treinamentos físicos, buscando tratar e prevenir possíveis lesões, bem como melhorar a performance.
  • Recreação: desenvolver atividades de entretenimento para hóspedes em hotéis, spas, navios, clubes e pacotes turísticos, envolvendo turismo ecológico, práticas físicas, cuidados com o corpo e até brincadeiras infantis.

Para licenciados em Educação Física

  • Ensino: dar aulas de Educação Física para o ensino fundamental e médio nas escolas. Ao longo do tempo, poderá ocupar cargos de coordenação e direção na área de educação.

Com tantas opções de áreas de atuação para seguir, aos estudantes da graduação, o conselho é fazer estágios em diferentes campos durante a faculdade. Com isso, é possível conhecer suas vantagens e desvantagens e até descobrir quais são suas verdadeiras vocações.

Tem dúvidas sobre a faculdade de Educação Física e seu mercado de trabalho que não foram respondidas? Compartilhe conosco!