Educação Fisica

Educação Fisica

Entenda o que faz o profissional de Educação Física

040-Entenda-o-que-faz-o-profissional-de-Educação-Física.jpeg

Entenda a atuação, o perfil e o mercado do profissional de Educação Física.

Estudar para ser um profissional de Educação Física pode abrir um leque de oportunidades para quem se interessa por temas referentes à saúde e ao corpo, busca por qualidade de vida e prática de esportes. A área de conhecimento valoriza a saúde e a capacidade física, usando como meio exercícios e atividades que trabalham o corpo, a saúde e a mente em equilíbrio.

Ao contrário do que muitos pensam, ser formado em Educação Física não limita o trabalho apenas às quadras de escolas, dependendo da escolha que se faça. 

Se você se interessou pelo perfil e atuação desse profissional, não deixe de acompanhar este texto com mais informações sobre graduação, carreira e mercado de trabalho do profissional de Educação Física.

O que você vai estudar?

A formação em Educação Física apresenta duas áreas distintas de habilitação: a licenciatura e o bacharelado.  Você encontrará, em ambas, matérias de ciências biológicas e outras mais específicas de cada uma das áreas. Você estudará anatomia, fisiologia, treinamento desportivo, reabilitação neuromuscular e cardiovascular, gestão e empreendedorismo, psicologia do esporte, esportes de aventura, pedagogia, entre outras disciplinas, dependendo da habilitação escolhida.

A diferença é simples: a licenciatura forma professores que atuarão nas escolas de educação infantil, do ensino fundamental e médio. Por isso, esses alunos terão na grade curricular disciplinas ligadas ao processo pedagógico.

Já o bacharelado qualifica o profissional para atuar em diferentes áreas da atividade física e esportiva, sempre com o objetivo de promover um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

As áreas de atuação do profissional de Educação Física

Licenciado em Educação Física:

Esse profissional atua em escolas, desde o ensino infantil até o ensino médio como professor de atividades físicas que colaboram com a autoestima, a integração e as relações sociais, ajudando a manter a qualidade de vida dos alunos. Pode também realizar atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas e pesquisas relacionadas ao ensino.  

É importante fazer parte de seu perfil e interesse a participação na formação de uma criança, desde o desenvolvimento do seu corpo, até fatores como socialização, disciplina e conscientização de uma vida saudável e ativa.

O licenciado não pode atuar em academias, clubes e outros espaços não escolares.

Bacharel em Educação Física:

Esse profissional trabalha na área não escolar (clubes, academias, centros comunitários, hotéis, associações recreativas, empresas etc.). Atua no planejamento, orientação e avaliação de programas de atividades físicas e de saúde para indivíduos ou grupos de pessoas de todas as idades, em condições saudáveis ou integrantes de grupos especiais (com fatores de risco, portadores de deficiência, gestantes e outros). Realiza também pesquisas nessas áreas, mas não tem autorização para atuar nas escolas.

Como uma visão geral, o trabalho desse profissional consiste em orientar e promover a prática de esportes e exercícios físicos em públicos variados, tanto como recreação e estilo de vida, quanto em momentos de recuperação, deficiências e cuidados específicos. Por isso, aqui se inclui o acompanhamento de pessoas com deficiências, idosos que precisam de cuidados, crianças, pacientes e atletas que buscam recuperação.

Se você pretende fugir da atuação em escolas, essa opção oferece um campo de trabalho amplo e possibilita exercer suas funções em diversos tipos de instituições, empresas e espaços que prestam serviços relacionados ao esporte, ao corpo, à saúde e à qualidade de vida.

Por exemplo: práticas e treinos em instituições esportivas, professor de academia, técnico de esporte, profissional em associações atléticas, clubes recreativos ou esportivos, organização e arbitragem de torneios, personal trainer, programas de ginástica laboral em empresas, programas de atividades em hotéis, resorts e spas, entre outros. Permite, ainda, a atuação em hospitais, clínicas e centros de reabilitação e em programas de atenção básica das secretarias municipais de saúde.

É importante frisar que, apesar de trabalhar com os pacientes, esse profissional não poderá prescrever dietas, suplementos, remédios ou trabalhar em reabilitação de lesões, pois são atividades destinadas a outros profissionais da saúde como o nutricionista, o médico ou o fisioterapeuta.

A evolução do mercado de Educação Física

Ao longo do tempo, a população ganhou acesso às informações e começou a exigir uma melhor qualidade de vida, o que refletiu diretamente na maneira como passou a lidar com seu corpo e com sua mente. Por conta disso, o profissional de Educação Física expandiu suas atuações, bem como precisou reciclar-se e preparar-se para um leque maior de desafios e oportunidades.

Desde 2010, seguindo a orientação do Ministério da Educação, a graduação de Educação Física (Bacharelado) possui novas disciplinas como ginástica laboral, para a prática de atividades corporais em empresas; saúde coletiva, como forma de educação e prevenção e até empreendedorismo, já que muitos profissionais buscam atuar de forma autônoma, gerindo seus próprios serviços e empresas. São conhecimentos a serem obtidos para que existam no mercado cada vez mais profissionais que possam atender à demanda da população.

Uma das tendências desse mercado de trabalho é a atuação do personal trainer. A prática de esportes e exercícios para manter um corpo saudável e em constante movimento tem aumentado, cada vez mais, a demanda por profissionais que orientem, planejem e estimulem os treinamentos, em academias ou fora delas. Com apoio e supervisão constante, o treino passa a ser mais eficaz, com correções instantâneas, manutenção e melhoria das técnicas, prevenção de problemas, além de muita motivação.

O surgimento de diversos esportes e novas técnicas que ganham cada vez mais visibilidade e adeptos é outra tendência, assim como o crescimento da atuação junto a pessoas com doenças crônico-degenerativas como diabéticos, hipertensos, cardiopatas e obesos.

Por essas razões, esse mercado em crescimento e diversificação requer um profissional de Educação Física que goste de estudar e pesquisar, consciente da necessidade de manter-se atualizado e disposto a aprender sempre mais para incorporar, de forma crítica, as inovações da sua área.

Tem mais dúvidas que não apresentamos aqui? Compartilhe conosco para abrir novas discussões.