Psicologia

Curso de Psicologia da Bahiana

Conheça o curso de psicologia da Bahiana, sua estrutura, diferenciais e perfil do egresso e descubra por que a Bahiana é referência no Brasil.

Autorizado pelo Despacho do Ministro, de 11 de agosto de 2006, publicado no Diário Oficial da União nº. 155 de 14 de agosto de 2006. Reconhecido pela Portaria n° 422, de 11 de outubro de 2011, publicado no Diário Oficial da União n° 198, de 14 de outubro de 2011, seção 1, p.34.

Perfil do egresso

O psicólogo egresso da BAHIANA está apto para atuar em diferentes contextos, promovendo saúde e qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades de forma crítica e atenta à dimensão social e à preservação dos direitos humanos. Têm forte formação cidadã que possibilita agir como agente transformador na construção de uma sociedade mais democrática e menos desigual, trabalhando nas dimensões psicossocial, psicodinâmica, institucional e comunitária. Está também preparado para a produção e desenvolvimento da pesquisa científica no campo da psicologia e da saúde, em especial da saúde pública. Caso opte por fazer também a licenciatura, junto com o bacharelado, estará pronto para atuar como professor.

Atuação profissional

Consultórios, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, unidade saúde da família, empresas, clubes esportivos, instituições de ensino e de pesquisa, escolas.

Estrutura

O curso de Psicologia da Bahiana é um bacharelado, organizado em regime semestral e distribuído em 10 semestres, no período diurno. Tem uma abordagem interdisciplinar que articula conteúdos complementares e sequenciais. Sua carga horária total é de 4.064 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas interdisciplinares e estágios curriculares supervisionados. Sua estrutura curricular focaliza o aprender-a-refletir-fazendo.

De forma opcional, o estudante do curso de Psicologia da Bahiana pode também realizar formação complementar em licenciatura, com carga horária de 804 horas, distribuídas ao longo de quatro semestres paralelos aos 10 semestres do bacharelado. A licenciatura oferece um currículo integrado, com interdependência entre os conteúdos dos diversos componentes curriculares, o que permite conectá-los e cruzá-los interdisciplinar e transversalmente.

Diferencial

Por meio da prática interdisciplinar e do uso de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, do 1º ao 6º semestre do curso, o/a estudante tem a oportunidade de conhecer diversas teorias e cenários de prática, sendo estimulado, assim, a aprender de forma contextualizada. Ao longo do 7º e 8º semestres, ele é inserido em um sistema de rodízio que lhe permite vivenciar quatro cenários de prática (recursos humanos, unidade de saúde da família, ambulatório e hospital), em regime de internato. Cada rodízio tem duração de 10 semanas e o/a aluno/a fica sob a assistência direta de um tutor de campo, participando de ações de promoção, prevenção e diagnóstico e de tratamento ou intervenção.

Essa formação em serviço, iniciada desde o primeiro semestre, permite ao estudante construir, de forma progressiva, independência e segurança, além de favorecer a escolha mais consciente por uma das possibilidades de estágio específico oferecido a partir do 9º semestre. Por essa extensa vivência em serviço, estruturada em complexidade crescente, os psicólogos egressos da Bahiana são muito valorizados pelo mercado de trabalho.

Além disso, como o curso de Psicologia da Bahiana tem forte vocação para a pesquisa, os/as alunos/as têm muitas oportunidades de participar de pesquisas na área, o que hoje agrega grande valor ao currículo e facilita a inserção posterior no mestrado ou doutorado. E, mesmo após a conclusão do curso, é possível continuar a ser acompanhado por supervisores no desenvolvimento da prática na clínica psicoterápica, por meio do Programa de Egressos do Serviço de Psicologia.