Fisioterapia

Fisioterapia

Conheça as tendências da Fisioterapia pós-pandemia

Conheça as tendências da Fisioterapia pós-pandemia

Quer saber sobre como estará a Fisioterapia pós-pandemia? Então, atenção para esse artigo e confira as tendências.

A Fisioterapia cumpre um papel crucial no tratamento durante e pós Covid-19 e é uma das profissões mais promissoras no contexto pós-pandemia. O Coronavírus obrigou muita gente a trabalhar em casa e, desde março, funcionários ativos nos escritórios precisaram se adaptar para cumprir todas as demandas em outro ambiente. O fato é que o home office requer também uma série de cuidados com a saúde. 

Segundo a Associação de Fisioterapeutas do Brasil, a falta de atividades físicas e má postura ao ficar em frente ao computador, por exemplo, podem causar desconfortos musculares, dores nas costas e uma série de outras consequências que afetam a saúde física do trabalhador.

A Fisioterapia pós pandemia terá grande destaque devido às necessidade de atuação desse profissional da saúde no ambiente hospitalar, pois ele está e permanecerá na linha de frente dos cuidados respiratórios avançados, devido às evidências científicas, atenção básica e reabilitação dos pacientes. 

O coronavírus é uma doença infecciosa do trato respiratório altamente contagiosa e que pode causar disfunção respiratória, física e psicológica nos pacientes afetados. Por conta disso, o processo de reabilitação é fundamental durante e após o tratamento clínico, procedimentos em que o fisioterapeuta tem um importante papel.

Com todo dano que causou à população brasileira e mundial, a Covid-19 acabou destacando o papel fundamental da Fisioterapia, além de colaborar com a mudança da abordagem. Em função da pandemia, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) permitiu a implementação da tele fisioterapia para algumas funções, possibilitando que pacientes do grupo de risco, como os idosos, continuem sendo bem assistidos. 

Nesse sentido, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional têm autonomia e independência para determinar quais pacientes ou casos podem ser atendidos ou acompanhados à distância, baseando suas decisões em evidências científicas, no benefício e na segurança de seus pacientes.

Quais são as tendências para a área da Fisioterapia durante e após a pandemia? 

Além da Fisioterapia Respiratória e da Fisioterapia em Terapia Intensiva, a Osteopatia é a especificidade mais promissora da Fisioterapia pós pandemia. De acordo com Sandra Mendez,  fisioterapeuta  e professora mestra da Bahiana, a Osteopatia (do grego osteon “osso” e pathos “doença”)  foi considerada especialidade do fisioterapeuta em 2001 e se baseia no estudo da anatomia e da fisiologia humana:

“A intervenção é feita com as mãos, porém é mais do que um tipo de terapia manual, porque vai além do sistema musculoesquelético. Além de músculos e articulações, a especialidade aborda o sistema nervoso autônomo, as vísceras, nervos, vasos e tem uma atenção especial para o aspecto metabólico. O paciente nos procura pela dor. Portanto, nosso papel é fazer as correlações, inclusive considerando estilo de vida e aspectos psicossociais.”

Desde o começo do período de isolamento social, as dores na coluna aumentaram mais de 40%, ou seja, pessoas que não tinham problemas graves relacionados à coluna começaram a procurar tratamento para uma melhor qualidade de vida. Esse fato justifica a grande busca por fisioterapeutas, com destaque para a Osteopatia, evidenciando que o profissional da fisioterapia precisa estar cada vez mais preparado para orientar e educar o paciente, em prol de melhores resultados.

Saiba tudo sobre o Processo Seletivo Formativo da Bahiana (PROSEF) e faça a sua inscrição!