Fisioterapia

Entenda por que fazer Fisioterapia na Bahiana aumenta suas chances no mercado de trabalho

Pensando em cursar Fisioterapia na Bahiana? Saiba por que estudar na Bahiana aumenta as suas chances no mercado de trabalho.

Apesar da pandemia, o mercado de trabalho para Fisioterapia segue em alta, com boas notícias e dados animadores. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, em 2019 e 2020, o país abriu mais de 10.000 novas vagas para fisioterapeutas com registro formal em carteira de trabalho.

O volume de contratações de fisioterapeutas registrados neste ano consolidou bons níveis de empregabilidade do setor, estando a Fisioterapia entre as 10 carreiras de nível superior que mais criaram postos de trabalho.

Se ficou com vontade de cursar fisioterapia, confira neste artigo muitos motivos para decidir de vez e ingressar na graduação em Fisioterapia na Bahiana!

Fisioterapia na Bahiana: aprendizado na prática

Na Bahiana, os estágios se iniciam mais cedo, fato que proporciona ampla vivência prática e mais segurança aos futuros fisioterapeutas. O curso de Fisioterapia da Bahiana destaca-se por sua expressiva carga horária prática, que compõe mais de 70% do programa.

Para que os alunos tenham contato direto com a vivência profissional, a Bahiana dispõe de uma Clínica de Fisioterapia, localizada no bairro de Brotas, onde são realizados atendimentos à população de forma gratuita. Todos os estudantes que atuam na clínica são supervisionados pelos professores do curso.

Esse espaço, além de deixar o ensino mais dinâmico, permite que as pessoas também sejam beneficiadas, pois a clínica assiste aos usuários do SUS. A partir desse contato com a comunidade, os alunos da Bahiana são instruídos segundo as Políticas de Humanização do SUS, que são fundamentais para um tratamento eficaz.

Os estágios e as aulas práticas na clínica incluem experiências em:

– Fisioterapia Aquática;

– Fisioterapia em Uroginecologia;

– Fisioterapia Respiratória;

– Fisioterapia Cardiovascular;

– E em Fisioterapia Ortopedia.

O estúdio de Pilates dá suporte a aulas práticas e também atende à comunidade interna e externa. Os estágios em hospitais contribuem para o desenvolvimento de habilidades técnicas para que o profissional possa trabalhar nos principais centros de saúde do estado.

Pesquisa e Extensão

Na Bahiana, você pode participar de projetos de pesquisa, extensão e de responsabilidade social desde os primeiros semestres, com a supervisão de professores qualificados. Na Bahiana é assim: os programas atendem diretamente à comunidade e enriquecem a formação do futuro fisioterapeuta.

Há 68 anos, o foco do curso de Fisioterapia da Bahiana é no aprendizado do aluno. Reconhecida pelos incentivos à pesquisa e por sua produção científica, a Bahiana possui a Revista Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana, que está entre as revistas de Fisioterapia mais acessadas do país. Além disso, a Revista Pesquisa em Fisioterapia foi indexada na base de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS, o mais importante índice da literatura científica da América Latina e Caribe.

Atuação interdisciplinar

Com o mercado de trabalho em Fisioterapia sempre em expansão, a Bahiana tem a preocupação de formar os seus alunos para a atuação em equipes interdisciplinares, a fim de preparar o estudante para um melhor atendimento do futuro paciente, de forma plena.

Tudo isso é pensado para que o egresso da Bahiana tenha a melhor experiência durante a graduação e esteja pronto para atuar na promoção da saúde e qualidade de vida de seus pacientes, nos mais diversos espaços.

Saiba tudo sobre o Processo Seletivo Formativo da Bahiana (PROSEF) e faça a sua inscrição!