Fisioterapia

Fisioterapia

Por que a Fisioterapia na reabilitação de pacientes com Covid-19 é essencial?

003-Por-que-a-Fisioterapia-na-reabilitação-de-pacientes-com-Covid-19-é-essencial.jpeg

Como a fisioterapia pode atuar na reabilitação de pacientes com Covid-19? Descubra tudo sobre a atuação do fisioterapia na pandemia!

Com a pandemia do novo coronavírus, a necessidade de assistência à saúde a um número cada vez maior de pacientes forçou os hospitais trabalharem com uma equipe cada vez mais multidisciplinar. Para cuidar dos pacientes, cada um desempenha um papel importante e necessário. Aqui, você vai entender melhor por que a Fisioterapia na reabilitação de pacientes com Covid-19 é essencial.

A importância da fisioterapia na reabilitação 

Por comprometer o sistema respiratório em diferentes níveis de complexidade, os pacientes em estados graves necessitam do uso de respiradores artificiais. Assim, na maioria das UTIs brasileiras, quem faz a programação e os devidos ajustes deste aparelho é o fisioterapeuta intensivista.

Aqui, vale ressaltar que é importante trabalhar com especialistas na área para conduzir o tratamento da forma mais assertiva possível. Afinal, uma ventilação mecânica mal conduzida, pode trazer graves prejuízos, incluindo a morte do paciente.

Por isso, a fisioterapia respiratória desempenha um importante papel, com a finalidade de contribuir para atenuar os sintomas ocasionados pela doença. Sua atuação ocorre em vários âmbitos, desde a participação na equipe multidisciplinar até condutas de terapia para melhora da função respiratória.

No âmbito hospitalar, a assistência do fisiterapeuta é iniciada desde o momento da admissão do paciente, independente do estágio da doença. Esse profissional atua em diversas áreas, dentre elas:

  • manejo da oxigenioterapia;
  • ajustes posturais;
  • exercícios respiratórios individualizados;
  • programas de reabilitação motora.

Apesar disso, pacientes críticos em muitos casos necessitarão dos cuidados da fisioterapia mesmo após a desospitalização. Com a redução das capacidades pulmonares que comprometem a qualidade de vida das vítimas do Covid-19, é importante focar em serviços de fisioterapia respiratória prontamente aptos para essa demanda de pacientes.

Ainda hoje existe uma preocupação necessária com a fase crítica da doença. Entretanto, o isolamento social também representa uma limitação grave ao movimento dos pacientes, levando ao aumento a possibilidade de deterioração de músculos.

Por isso, é importante também lembrar que o desuso da musculatura, associado aos efeitos colaterais dos medicamentos utilizados para o tratamento desse vírus, podem trazer consequências negativas. Por isso, existe a necessidade da continuidade do tratamento fisioterapêutica também após a alta da unidade hospitalar.

O curso de Fisioterapia na Bahiana

A graduação em Fisioterapia tem formação específica para diagnosticar disfunções, avaliar, dar prognósticos e elaborar projetos de intervenção. O profissional formado no curso de Fisioterapia da Bahiana é um profissional generalista com espírito crítico, inovador e consciência cidadã, com todos os diferenciais necessários para um mundo em constante mudança e evolução.

Saiba mais sobre o curso clicando aqui.