Biomedicina
Embora muitos achem que se tratam de cursos parecidos ou concorrentes, existem muitas diferenças entre Biomedicina e Medicina. Resumidamente, enquanto o primeiro prepara profissionais com foco no estudo, investigação e pesquisa das doenças, principalmente em laboratórios, o segundo tem maior foco na prática e na cura direta das doenças dentro de clínicas e hospitais.
Apesar das diferenças, profissionais das duas áreas trabalham juntos em mercados de trabalho complementares para a melhoria da qualidade de vida, prevenção, diagnóstico e tratamento da população. Por exemplo, o médico utiliza os resultados obtidos pelo biomédico em seus diagnósticos, enquanto o biomédico se baseia em dados clínicos gerados pelos médicos para suas pesquisas. Sendo assim, uma profissão contribui para a realização de atividades da outra.
Em relação à rotina das profissões, as diferenças entre Biomedicina e Medicina são muitas. Enquanto o médico atua principalmente no atendimento direto ao paciente, diagnosticando sintomas, prescrevendo medicamentos e conduzindo tratamentos, o biomédico geralmente trabalha com coleta de amostras biológicas, realização de exames laboratoriais e desenvolvimento de pesquisas, entre outras funções.
Sendo assim, a atuação do biomédico pode envolver atividades em:
Como é o mercado de trabalho de Biomedicina e Medicina?
As duas profissões têm um mercado de trabalho sólido e com excelentes vagas, especialmente para biomédicos especializados em pesquisa.
Como a saúde é uma demanda constante para toda a população, geralmente há vagas de médicos e biomédicos em todo o Brasil.
Sobre o curso de Biomedicina
Os primeiros cursos de Biomedicina nasceram oficialmente em 1966, nas instituições de ensino UNIFESP e UERJ, mas foi apenas em 1983 que o curso passou a se chamar Biomedicina. Com duração média de quatro anos, sua estrutura curricular é voltada para a saúde humana. Durante a jornada de estudo, o aluno terá aulas como Fisiologia, Bioquímica, Anatomia, Genética, Biotecnologia, Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Farmacologia, Imunologia, entre outras.
Na Bahiana, o curso de Biomedicina tem como objetivo capacitar os alunos a tornarem-se profissionais com os conhecimentos requeridos para atuar em todos os níveis da área da saúde. Além disso, é um curso com grande foco na prática em laboratórios para o diagnóstico de doenças e pesquisas.
Conheça mais sobre o curso de Biomedicina da Bahiana clicando aqui.
Veja por que a Bahiana é ideal para quem quer fazer Biomedicina em Salvador!
Qual o diferencial do curso da Bahiana?
A Bahiana é pioneira quando o assunto é curso de Biomedicina em Salvador. Afinal, ela foi a primeira do estado a preparar os profissionais da área para o seu vasto campo de atuação. O curso, lançado em 2003, tem foco na prática e na vivência interdisciplinar da profissão.
O projeto pedagógico tem uma formação generalista e oferece aos estudantes vivência em diversas áreas da Biomedicina. Com a nossa extensa rede de colaboração, que inclui clínicas, laboratórios, hospitais e muito mais, o profissional formado pelo curso de Biomedicina da Bahiana tem ampla vantagem competitiva no mercado de trabalho.
Pensou Biomedicina em Salvador? Então, pensou Bahiana.
O curso da Bahiana prepara o profissional para um mundo em constante transformação. Sendo assim, a formação é eminentemente prática, abordando sempre as discussões humanísticas como eixo formativo. Além de visitas a diferentes laboratórios, os alunos são estimulados a participar de atividades comunitárias, a partir das quais podem conhecer contextos sociais distintos e o processo saúde-doença do cidadão.
A vivência e a convivência com famílias de diferentes comunidades permitem que o estudante tenha uma compreensão fundamental para o desenvolvimento de uma postura ética e centrada no bem-estar das pessoas. E tem mais: as atividades também possibilitam ao aluno a troca de experiências profissionais de maneira interdisciplinar, já que o trabalho é realizado em conjunto com estudantes e profissionais de outras áreas.
Estrutura do curso
O curso de Biomedicina da Bahiana é um bacharelado que oferece 60 vagas semestrais. Ele funciona em turno integral, em oito semestres, com carga horária total de 4.158 horas. É importante saber que o curso possui uma abordagem interdisciplinar que se dá por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. Por isso, todo o conteúdo é distribuído em atividades teóricas, práticas e estágios curriculares supervisionados.
Dessa forma, o aprendizado se torna muito mais reflexivo devido a uma metodologia de ensino que é ativa, integradora e centrada no aluno como sujeito da aprendizagem.
Dentre as disciplinas estudadas no curso, estão:
Saiba mais sobre o curso de Biomedicina da Bahiana aqui.