Biomedicina

Descubra a diferença entre Biomedicina e Medicina e faça sua escolha

006-Descubra-a-diferença-entre-Biomedicina-e-Medicina-e-faça-sua-escolha.jpeg

Embora muitos achem que se tratam de cursos parecidos ou concorrentes, existe muita diferença entre Biomedicina e Medicina. Resumidamente, enquanto o primeiro prepara profissionais com foco no estudo, investigação e pesquisa das doenças principalmente em laboratórios, o segundo tem o foco na prática, na cura direta das doenças dentro de clínicas e hospitais.

Apesar das diferenças, ambos trabalham juntos em mercados de trabalho complementares para a melhoria da qualidade de vida, prevenção, diagnóstico e tratamento da população. Por exemplo, o médico utiliza os resultados obtidos pelo biomédico em seus diagnósticos. Enquanto isso, o biomédico utiliza em suas pesquisas dados práticos obtidos pelos médicos. Sendo assim, uma profissão contribui para a realização das atividades da outra.

Em relação à rotina das profissões, a diferença entre biomedicina e medicina são muitas. O médico atua principalmente atendendo pacientes, diagnosticando sintomas de doença, prescrevendo medicamentos… Por outro lado, o biomédico atua principalmente coletando amostras biológicas, realizando exames de laboratório e fazendo pesquisas.

Sendo assim, como atuação, o biomédico pode trabalhar em:

• Clínicas de exames
  • Bancos de sangue
  • Diagnóstico por imagem
  • Empresas de biotecnologia e análise genética
  • Clínicas de reprodução assistida
  • e muito mais

Como é o mercado de trabalho?

Ambas as profissões têm um mercado de trabalho sólido e com excelentes vagas, principalmente para biomédicos especializados em pesquisa. Como a área da saúde é uma questão constante para toda a população, geralmente há vagas de médicos e biomédicos em todo o Brasil.

Sobre o curso de Biomedicina

Os primeiros cursos de Biomedicina nasceram oficialmente em 1966, nas instituições de ensino UNIFESP e UERJ, mas foi apenas em 1983 que o curso passou a denominar-se Biomedicina. Com duração média de quatro anos, a estrutura curricular é voltada para a saúde humana. Durante a jornada de estudo, o aluno terá aulas como Fisiologia, Bioquímica, Anatomia, Genética, Biotecnologia, Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Farmacologia, Imunologia, entre outras.

Na Bahiana, o curso de Biomedicina tem como objetivo capacitar os alunos a tornarem-se profissionais com os conhecimentos requeridos para atuar em todos os níveis da área da saúde. Além disso, é um curso com grande foco na prática em laboratórios para o diagnóstico de doenças e pesquisas. Conheça mais sobre o curso de Biomedicina clicando aqui.