Biomedicina

Biomedicina

Descubra o que é a especialização em Biomedicina estética

Descubra o que é a especialização em Biomedicina estética

Você já ouviu falar na especialização em Biomedicina Estética?

O profissional de biomedicina capacita-se para, dentre outras funções, realizar a coleta, processamento e emissão de laudos de exames e análises clínicas. Atualmente, a maioria dos profissionais que se graduam em Biomedicina trabalha em laboratórios, clínicas e hospitais do setor público ou privado.

Não obstante, para qualquer carreira, e não seria diferente no caso da Biomedicina, um bom salário também depende de uma reciclagem e  constantes atualizações, com cursos, extensões e até mestrado e doutorado.

Ademais, cada vez mais a indústria farmacêutica está absorvendo os biomédicos para atuarem em pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de novos medicamentos e outros produtos da área médica. O ramo que mais vem crescendo nos últimos anos e trazendo boas perspectivas para o futuro é a Biomedicina Estética.

Neste texto, vamos falar sobre a atuação do Biomédico com foco na especialização em Biomedicina Estética. Continue lendo e descubra mais sobre essa área.

Como a área de biomedicina estética surgiu?

O conceito da Biomedicina Estética é que, por meio de procedimentos que possuam técnicas cientificamente provadas e validadas, seja possível o desenvolvimento e aplicação de vários  tratamentos para as questões estéticas corporais, sejam para perda de peso e gordura, envelhecimento, problemas de pele, metabolismo e outros problemas fisiológicos.

O biomédico esteta preocupa-se, essencialmente, com o bem-estar, a saúde e a beleza dos seus pacientes, atuando na melhoria da qualidade de vida, autoestima, performance esportiva, além de problemas metabólicos e hormonais. A profissão foi reconhecida como uma área da biomedicina em 2010 e, muitas vezes, suas prerrogativas são confundidas com as de profissionais da área estética.

Contudo, enquanto biomédicos estetas utilizam técnicas invasivas não cirúrgicas, como lasers de CO2, peelings, microagulhas, intradermoterapia, preenchimentos, botox e biotecnologia, os esteticistas realizam procedimentos faciais e corporais, utilizando lasers de frios, ultrassons, peelings, radiofrequência e técnicas como drenagem linfática e limpeza de pele.

Como é a atuação desse profissional?

O chamado biomédico esteta é o único profissional da área de saúde que pode atuar em uma gama muito maior de procedimentos estéticos, como procedimentos injetáveis, perfurocortantes e escarificantes não invasivos. Isso se dá por causa da formação específica do biomédico, com o domínio e conhecimento de medicamentos, exames laboratoriais, microbiologia, anatomia humana, entre outros.

Para atuar nessa especialidade, o profissional deve possuir diploma de graduação em Biomedicina e um diploma de Especialização em Biomedicina Estética por instituições de ensino devidamente autorizadas e/ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, o especialista deve ser habilitado, Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) de sua região, estar em dia com o registro e com as mensalidades junto ao órgão. Esses fatores são obrigatórios sempre que esse profissional for atuar na área de biomedicina.

Qual é a situação do mercado de trabalho?

O mercado de atuação de um profissional dessa área, por exemplo, consiste na formulação de estudos e pesquisas sobre a atuação de tratamentos estéticos em pacientes à prática autônoma em consultórios especializados, clínicas de estéticas, spas, salões de beleza e até algumas academias.

Como um dos únicos profissionais de saúde autorizados pelos órgãos de vigilância e controle a realizar procedimentos perfurocortantes e escarificantes, a gama de tratamentos realizados pelo biomédico esteta é grande, aumentando a remuneração média desse profissional.

A média salarial de um profissional com pós-graduação em Biomedicina Estética está entre R$ 3.500,00 e R$ 10.000,00, podendo, facilmente, ultrapassar esse valor. O valor final irá depender do tempo de atuação do biomédico e estado onde realiza sua profissão.

Como escolher a instituição de ensino?

Uma Especialização em Biomedicina Estética é importante para o profissional que deseja ter um diferencial no seu currículo, ampliar sua área de atuação e aumentar sua renda média, além de poder exercer funções em uma área de constante crescimento tecnológico e que possui investimento de grandes corporações farmacêuticas, de cosmética e estética.

Para isso, ter um curso de peso de uma instituição que possua credibilidade e aceitabilidade no mercado ajuda a render destaque dentro da profissão, pois confere respaldo quanto à excelência do ensino prestado, além da certeza de uma formação ampla, focada na formação humanística e multiprofissional do biomédico esteta.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública tem credibilidade regional e nacional, conquistada através do seu ensino, pesquisa e extensão de qualidade. É socialmente responsável e com fortes valores que são refletidos nos seus alunos egressos, os quais recebem uma formação não só voltada para a atuação no mercado como também de cunho humanístico e com o senso de implantação de uma saúde mais humanizada e igualitária.

Por fim, o que deve definir essa escolha é que o profissional de Biomedicina é uma peça importante e com muito crescimento no mercado de trabalho, no que tange aos bons profissionais da área. Mais importante do que o treinamento profissional, estudos, especializações e boa remuneração, é saber que deve se ter a real inclinação para o exercício da profissão.

Gostou de saber mais sobre a Biomedicina Estética? Então, confira o Infográfico: 10 possíveis atuações para biomédicos e saiba mais sobre a profissão.